O Latin NCAP divulgou novos resultados de suas avaliações de segurança de veículos novos para a América Latina e o Caribe. Desta vez, os veículos analisados foram o Hyundai Accent e o Ford Ka.
Fabricado na Coreia do Sul, o Hyundai Accent não foi nada bem nas avaliações. Teve zero estrela para a proteção do ocupante adulto e apenas uma para o ocupante infantil. O Accent é disponibilizado na sua versão básica sem airbags. O impacto da cabeça com o volante e a alta compressão no peito do motorista explicaram a baixa pontuação para o ocupante adulto, apesar da estrutura estável. O veículo não oferece ancoragens ISOFIX nem cintos de três pontos em todas as suas posições.
Já o Ford Ka, produzido no Brasil, foi melhor. Atingiu três estrelas na proteção do ocupante adulto e quatro para a proteção de crianças (de um total possível de cinco estrelas). Foi um grande avanço já que o veículo havia sido avaliado em 2017, tendo na época a classificação de zero estrela na proteção de adultos.
A Ford decidiu melhorar o impacto lateral do Ka e patrocinar uma nova avaliação no modelo 2018. O Ka foi melhorado com reforços estruturais para a proteção dos impactos laterais no pilar B e elementos de absorção de energia nas portas para a proteção dos adultos. A proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de quatro estrelas com proteção boa no teste de impacto frontal e lateral no dummy de 3 anos e no de 18 meses. Ambos os dummies foram instalados utilizando ancoragens ISOFIX, além de Top Tether (dispositivo antirrotação para as cadeirinhas) no caso do dummy de 3 anos e suporte para as pernas no caso do dummy de 18 meses. O Ka ainda oferece um cinto pélvico (dois pontos) no banco traseiro central em algumas versões.