Para as atividades de preparação e pintura, é necessário ter uma rede pneumática adequada e dimensionada de modo a manter os equipamentos e ferramentas em pleno funcionamento durante os trabalhos. A rede pneumática da oficina deve atender às diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), voltadas à instalação e à segurança de redes pneumáticas.
Os elementos fundamentais do sistema pneumático de uma oficina são os seguintes:
Compressores volumétricos
Principais equipamentos para o fornecimento de energia para a rede pneumática. As versões comumente utilizadas e mais adequadas às operações são os modelos do tipo alternativo (pistão) e rotativo (parafuso).
Casa de máquina
Local construído para a acomodação do compressor. Não é permitido fazer armazenagem de produtos químicos e contaminantes nesse lugar, sob risco de a rede de ar ser danificada.
Rede principal
Consiste na tubulação de maior volume, responsável por percorrer as áreas de serviços para as quais é destinada a fornecer energia.
Rede ramificada ou de serviço
São os pontos de uso ou consumo para equipamentos e ferramentas.
Unidade de tratamento e regulador nos pontos de uso
São utilizados no tratamento do ar e na regulação da pressão de saída da rede pneumática.
MANUTENÇÃO
Para ter sempre um ar saudável e isento de contaminações na oficina, alguns cuidados principais com a rede de ar pneumática são fundamentais. Uma central de tratamento deve eliminar contaminações que possam trazer problemas à pintura. Ela conta com os seguintes elementos:
Desumidificador, separador de ar e dreno, resfriador
Fornece ar comprimido para a rede pneumática, isento de contaminação; reduz a saturação dos filtros nos pontos de uso; diminui o risco de contaminação durante a preparação e pintura de peças.
Tubulação da rede pneumática em circuito fechado
Aumenta o reservatório da rede pneumática, quando dimensionada de forma correta; reduz o consumo de energia elétrica, evitando acionamentos desnecessários do compressor a fim de manter a pressão constante da rede pneumática; mantém a pressão constante nos pontos de uso da rede pneumática; diminui o risco de retrabalhos por queda de pressão.