PASSO A PASSO | Processo de lixamento

 

Quer que a repintura do carro fique perfeita? Lógico. Para isso, a preparação antes da pintura em si é muito importante. Confira o passo a passo recomendado pelo CESVI para o processo de preparação.

1 – Assim que receber a peça da funilaria, o pintor deve fazer o desengraxe e em seguida um desbaste com uma lixa P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.

2 – Feito isso, aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, com a massa já seca, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento com a peça.

3 – Então você deve remover os riscos da lixa anterior, agora com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.

4 – O próximo passo é lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer. No fim, use o desengraxante para limpar a peça.

5 – Chega então a hora de mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão, e o fundo fosfatizante faz essa função. Se houver necessidade, aplique duas demãos, no máximo.

6 – Agora é a vez de aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e a cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo seja de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.

7 – Com o primer aplicado e seco, o lixamento deve ser feito com um taco e uma lixa P320. Se houver necessidade, lixe com a P320 instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface para finalizar o processo. Em seguida, para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.

8 – Para finalizar, lixe a peça com uma lixa P600, na roto-orbital – se a pintura for PU, isso é desnecessário.

9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 ou espuma abrasiva 1200 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.

Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.

Observação: Todo primeiro lixamento de massa e primer, em peças com reparos de funilaria, deve ser manual com taco (taqueamento), para planificação/modelagem da superfície. Os demais lixamentos são apenas para remover os riscos dos taqueamentos.

TEXTO: Erivan do Prado Cerqueira

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