O mercado automotivo está adotando novas tecnologias na fabricação de carrocerias. Um exemplo é o Cruze 2017 – um veículo repleto de tecnologias inovadoras. Uma dessas novidades é a utilização, em sua carroceria, de aços de altíssima dureza, como o PHS e o UHSS. Nesse caso, é rigorosamente proibido o uso de soldas convencionais, como a Mag (conhecida como Mig /Mag).
O uso de solda ponto por resistência e de solda adesiva é fundamental para o aumento da resistência de toda a estrutura da carroceria, proporcionando mais segurança ao carro reparado. O ponto de solda estará pronto logo após a aplicação no local a ser soldado, não existindo a necessidade de desbaste no ponto.
Vale lembrar que a função primordial do serviço de reparo não é somente executar um trabalho eficiente, mas devolver a segurança do veículo ao proprietário, sobretudo recuperando suas características originais. Muitas oficinas de reparação automotiva possuem este equipamento, mas não o utilizam – e uma das razões é a falta de mão de obra qualificada.
Confira, então, 10 motivos para usar a solda ponto.
1 – Maior resistência dentre as soldas existentes;
2 – Não gera calor excessivo;
3 – Não provoca deformação da chapa;
4 – Não altera a resistência do monobloco;
5 – Diminui o risco de corrosão;
6 – Altamente produtivo;
7 – Fácil manuseio do equipamento;
8 – Não utiliza gases;
9 – Não utiliza deposição de materiais;
10 – Não é necessário uso de abrasivos para acabamento final.
TEXTO: Francisco Carlos Fernandes Assunção