Um dos grandes problemas no processo de reparação é a diferença de cor no momento da repintura do veículo. Por isso, vamos passar algumas dicas sobre como trabalhar de forma mais tranquila nessa etapa do reparo.
Para o início do trabalho, é necessário ir em busca do código e nome da tinta, para ser realizada a pesagem e mescla. Após feita a mescla da tinta, aplique em uma chapa teste e verifique se está de acordo com a cor do veículo. Se não estiver, começa o procedimento de acerto da cor – que é o que você vai conferir neste passo a passo:
1° Passo – Tudo começa nas diversas cores que temos no mercado automotivo: há cores mais fáceis e mais difíceis de se acertar a tonalidade. Para perceber o nível da diferença da cor é necessário identificá-la pelo código universal ou do fabricante da tinta e realizar a pesagem, conforme a fórmula da cor.
2° Passo – realizada a pesagem, faça a homogeneização e a diluição da tinta conforme as orientações do fabricante. Utilize pistolas de pintura HVLP com bico de 1.4.
3° Passo – Respeite os parâmetros de aplicação a fim de diminuir a diferença da cor. Se aplicar a tinta com uma pressão de ar muito alta, a cor vai ficar mais clara. Se a pressão for muito baixa, a cor ficará mais escura. Se a aplicação for muito distante, a cor ficará clara. Se for muito próxima, ficará escura. Use pistola de pintura 1.4
4° Passo– Se a cor ficar muito diferente, é necessário fazer o ajuste da cor. Toda cor é confeccionada por uma fórmula com pigmentos e quantidades exatas, sendo que qualquer distorção pode causar diferença de cor. Quando essa diferença é percebida após a pintura de uma proveta, existem duas formas de fazer o acerto. Uma é a técnica do “mata-mata”, em que normalmente se utiliza a cor oposta para matar a cor que está se sobressaindo. Por exemplo, quem mata o azul é o amarelo, quem mata o verde é o vermelho, e vice-versa. O principal cuidado com essa técnica é que o pigmento utilizado não está na fórmula e pode ocasionar o metamerismo, uma distorção da cor que dificulta ainda mais o acerto.
5° Passo – A outra técnica é a de isolar o pigmento que está em excesso. Por exemplo, uma cor azul que apresenta um tom mais azulado que o do veículo. Nesse caso, devem ser colocados todos os pigmentos, menos o que está em excesso. A quantidade é de acordo com a diferença da cor, mas pode começar por 10% de todos os pigmentos, menos o que está em excesso. Para isso, utilize uma tabela como esta.
6° Passo – Feito o procedimento, prepare e pinte outra proveta de comparação. Repita as etapas até a cor ficar de acordo para o difuminado. Observe que na prova da direita o excesso de azul foi retirado e a tinta está pronta para o procedimento.
TEXTO: ERIVAN DO PRADO CERQUEIRA