A responsabilidades de produzir novas cores para seus veículos é das montadoras, que procuram os fabricantes de tintas apenas para produzir mistura de pigmentação. A preocupação do fabricante de tintas é garantir a especificação certa para cada cor. São feitos vários testes de mistura de pigmentações já existentes para se chegar na tonalidade desejada pela montadora. Acompanhe um passo a passo sobre a formulação das tintas.
1° PASSO – CÓDIGO DE CORES
Para uma formulação com qualidade, é indispensável fazer a identificação da cor do veículo pelo catálogo de cores ou pelo código registrado na carroceria.
2° PASSO – FÓRMULA DE CORES ONLINE
Em seguida, procure a fórmula no sistema do computador, ou fórmula online. Encontre a quantidade exata de cada pigmento para a composição ou formulação da cor.
3° PASSO – TESTE COM APLICAÇÃO EM PROVETA
Para identificar se há diferença de tonalidade em sua formulação, faça uso de uma proveta para aplicação de tinta e verniz e faça comparação junto ao veículo.
4° PASSO – MESMO COM AJUSTE, É NECESSÁRIO DIFUMINAR
Esse ajuste de tonalidade deve ser feito, sempre que possível, à luz do sol, ou com o auxílio de uma luz própria para essa finalidade, de acordo com as recomendações do fabricante. Vale lembrar que, mesmo com o ajuste de tonalidade, é necessário fazer o difuminado (alongamento) nas peças adjacentes.
5° PASSO – TINTA À BASE D`ÁGUA OU SOLVENTE
Com a evolução do processo, a tinta já pode ser diluída, com solvente ou com água. A identificação e a preparação não mudam entre essas duas tecnologias – o que muda é a diluição, a aplicação e os equipamentos. Para diluir uma tinta à base de solvente ou uma tinta à base d’água, a recomendação que prevalece sempre é a do fabricante.
6° PASSO – PIGMENTOS MISTURADOS
Misture os pigmentos respeitando as quantidades estabelecidas nas fórmulas.
7° PASSO – HOMOGENEIZAÇÃO
Quando for realizar a mistura dos pigmentos, procure sempre na fórmula o que possui a maior quantidade. Ficará mais fácil de homogeneizar.
8° PASSO – ATINGINDO A TONALIDADE DESEJADA
É preciso tomar bastante cuidado para que os pigmentos se misturem completamente e atinjam a qualidade de cor esperada.
9° PASSO – SEMPRE FAZER USO DE COADOR
Quando realizar a transferência do recipiente de tinta solvente para a pistola, utilize um coador adequado. Quando fizer uso de coador para tinta à base d’água, a tela do coador precisa ser mais fina, em função de sua composição.
10° PASSO – EPIs SEMPRE
É indispensável a utilização dos EPIs em todos os casos.
TEXTO: JERSON FRANCELINO