O processo de montagem é a última etapa antes do carro ser devolvido. Nesta etapa o veículo já foi reparado, e tanto sua estrutura quanto suas peças móveis passaram pelo processo de pintura. Por isso, qualquer descuido pode resultar em riscos ou amassados no veículo e seus componentes, gerando retrabalhos e insatisfação dos clientes. Neste sentido, o CESVI BRASIL apresenta uma série de dicas que têm como objetivo garantir a continuidade da qualidade durante todo o processo de reparação.
- Antes de iniciar o processo de montagem separe todas as ferramentas que você irá precisar;
- Dê preferência à ferramentas de nylon ou plástico, pois isso diminui o risco de danos em peças reparadas;
- O local de montagem do veículo deve ter uma dimensão maior que a do próprio carro, pois isso evita que haja riscos ou amassados em portas, para-choques ou outras peças pintadas, gerando assim retrabalho;
- As peças que serão montadas deverão estar em um local próprio para esse fim. Os carrinhos porta-peças auxiliam bastante o profissional, facilitando a busca das peças do veículo;
- Proteja a área ao redor da peça a ser alocada, usando fitas ou algo similar;
- Evite colocar ferramentas nos bolsos ou no banco do carro, pois elas eventualmente poderão danificar o veículo;
- Coloque peças grandes, como capô e portas, com a ajuda de outro profissional ou com suportes específicos para este fim;
- Ao montar as peças móveis que foram trocadas, coloque os parafusos na mesma posição dos anteriores para agilizar o alinhamento;
- Ao montar peças móveis ou articuladas, mova-as com cuidado, verificando se não estão arranhando peças próximas. Exemplo: ao abaixar o capô, verifique se não há interferência com o para-lama.
- Monte sempre o carro em etapas, evitando deixar peças pequenas, como presilhas e grampos, de lado (você corre o risco de esquecê-las);
- Ao montar componentes elétricos, verifique o funcionamento antes da montagem final, evitando retrabalho por defeito nestes componentes;
- Ao finalizar a montagem verifique tudo o que foi montado, bem como o alinhamento das peças.
No processo de montagem, atente-se a todos os detalhes, desde a capacitação do profissional até as atividades na oficina. Isso fará a diferença, diminuindo os índices de retrabalho e aumentando a satisfação do cliente.