No dia a dia de uma oficina de funilaria e pintura, cada tipo de dano – superficial, intermediário ou profundo – pede um processo a ser aplicado. Confira a seguir.
DANOS SUPERFICIAIS
Os danos superficiais são pequenas fissuras sobre a camada de verniz, e a correção para esse tipo de dano é feita por polimento. São danos que podem ter sido provocados por riscos leves, poluição industrial, chuva ácida, contaminação de fuligem do freio ou mesmo overspray na hora de fazer a repintura automotiva.
Esse trabalho pode envolver:
– Lixamento da superfície afetada.
– Uso de lixas 1500, 2000, 3000, 5000.
– Massa de polir nº 2.
– Utilização de líquidos lustradores.
DANOS INTERMEDIÁRIOS
São danos que perfuram a camada de verniz, afetando a base da tinta.
Esse trabalho pode envolver:
– Lixamento da borda do dano com abrasivos que não venham a deixar riscos profundos.
– Uso de lixas 220.
– Aplicação de primer.
– Lixamento do primer com lixas 320, 400, 600.
– Aplicação de tinta.
– Aplicação de verniz.
DANOS PROFUNDOS
São aqueles que chegam até a base do primer, afetando a superfície metálica. Geralmente esse tipo de dano requer, além da correção da chapa com a técnica do funileiro, reparação da borda do dano e aplicação de massa poliéster para eliminação de pequenas imperfeições.
O reparo de danos profundos pode envolver:
– Lixamento da borda do dano com abrasivos que não venham a deixar riscos profundos.
– Uso de lixas 150 a 220.
– Aplicação de massa.
– Lixamento da massa com lixas 80, 150 e 220.
– Aplicação de wash-primer.
– Aplicação de primer.
– Lixamento do primer com lixas 320, 400, 600.
– Aplicação de tinta e verniz.