Houve uma época em que fazer um orçamento para uma reparação automotiva era fácil, pois o cliente não tinha informação e alguns orçamentistas “abusavam” dos preços para ganhar mais, ou davam todos os descontos para “pegar” o serviço e mostrar para o chefe mais trabalho. Só que isso mudou. Veja por quê:
– Carro amassado é sinal de lucro garantido?
Resposta: Não. Se o valor cobrado estiver abaixo do mercado, é prejuízo na certa.
– Carro amassado é sinal de serviço garantido?
Resposta: Não também. Se o valor ficar acima do mercado, o cliente vai embora.
Quem vai nos ajudar a entender isso é o Tiago Natalino, que é chefe de funilaria e pintura da concessionária Domani, localizada em Cuiabá (MT).
O Tiago nos conta que o mais importante é conhecer do que se está falando e aplicar o que ele e sua equipe aprenderam no curso de orçamentistas ministrado pelo CESVI, tornando-os especialistas em orçamentos de reparação automotiva.
E o que eles aprenderam foi o seguinte:
• Saber identificar a causa real da reparação, não deixar passar nada, nem peças conhecidas como detalhes, parafusos, porcas, travas e outras.
• Identificar o cliente ou seguradora envolvida com o veículo, dando a atenção devida a cada um.
• Inspecionar bem o veículo no elevador, evitando eventuais correções durante o processo.
• Não “chutar” o valor para cima, evitando perder o serviço, e nem para baixo, evitando perder a lucratividade.
• Negociar o tempo todo com cautela, bom senso e honestidade.
• Envolver toda a equipe no conhecimento do valor de cada um dentro do orçamento.
Os analistas do CESVI afirmam que nem sempre reparar muitos veículos é sinal de lucro. No último ano, a funilaria e pintura gerenciada pelo Tiago passou de uma produção média de 156 veículos ao mês, faturando R$ 1.307,88, para uma produção média de 139 veículos, faturando R$ 1.724,30. Ou seja, um volume de trabalho 12,2% menor com um faturamento 31,8% maior.
O CESVI parabeniza a empresa Domani, e especialmente o Tiago Natalino e sua equipe, pelos resultados decorrentes de um ótimo trabalho.
TEXTO: Luiz Gonçalves
Nossa que maravilha de matéria. Fique feliz em obter essas informações preciosas. Vou me inscrever nesse site e aguardar cada postagem com ansiedade. Grata!
olá, eu estou fazendo tcc na Faculdade SENAI do curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos e precisava saber os orçamentos de algumas coisas para acrescentar no trabalho.
o valor da mão de obra para reparar jogo de juntas do motor, jogo de bronzinas de bielas, jogo de bronzina de mancal, anéis do pistão, bomba de óleo, bomba de agua, correia dentada, rolamento tensionador da correia dentada, jogo de velas, retifica de cabeçote, retifica do bloco, retifica do virabrequim, retifica de bielas, cabos de velas, velas, bobina, bomba de combustível dos seguintes carros: classic, logan, Voyage, ônix, montana, saveiro, spin, gol e doblo.
obrigado, aguardo resposta
att Bruno F.
Olá Bruno obrigado pelo comentário!
O CESVI BRASIL não trabalha com esse tipo de processo de orçamento,seria interessante você consultar uma oficina especializada para fazer uma consulta.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Queria saber mais sobre orçamento voltado ao cliente
Olá Fabio obrigado pelo comentário!
Nesta sexta-feira, dia 11/12 e também em janeiro o CESVI dará treinamento de Técnicas de Orçamentação em Automóvel, saiba mais pelo link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos e realize a sua inscrição.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá Fabio obrigado pelo comentário!
Consulte sobre o treinamento de Técnicas de Orçamentação em Automóvel pelo link - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos teremos uma próxima turma ainda este mês dia 29.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia , trabalho na WG auto estufa em SBC, e gostaria de saber qual a melhor maneira de amenizar a poeira que sobe na área de preparação de peças para pintura, existe algum pratico e eficiente para esse tipo de serviço ?
Vcs poderiam indicar algum lugar especializado no assunto, e ou algum tipo de exaustor de chão (tipo grade), pois a área é bem aberta e suja toda a oficina
Atc
Olá, Evandro.
O mais indicado é a instalação e utilização de um plano aspirante e sistemas de lixamento aspirado. O plano aspirante tem vazão pelo chão e bloqueio lateral, acreditamos ser suficiente nesse caso.
Abraço,
Equipe Clube das Oficinas
Tenho acompanhado os passos deste gerente, que sempre nos surpreende com sua postura.
como também lidera sua equipe, que sem ela ele seria oque é, e a equipe, não seria oque é
sem ele.
Parabéns a toda equipe que compõem o setor, que Deus continue ABENÇOANDO.
Parabens Thiago Natalino, pelo seu empenho e dedicação. Eu Não tinha duvida do sucesso.... Parabens para Toda Equipe CESVI.