ESSENCIAL – Painel infravermelho de ondas curtas/médias

 

Esse equipamento é usado no processo de secagem de material de pintura: massa poliéster, primer, tintas e verniz. O painel tem lâmpadas de ondas curtas e médias e é montado em um pedestal móvel e articulado. Geralmente possui três luminárias com uma lâmpada em cada uma delas.

As lâmpadas aquecem a chapa, e não a tinta, fazendo com que a secagem seja feita de dentro para fora – resultando numa secagem eficiente e de alto brilho.

O painel tem dois temporizadores com contadores regressivos, que possuem as funções de:

1º temporizador – É utilizado para potência fraca, que reduz em 50% a incidência de raios infravermelhos na chapa. Recomenda-se um tempo mínimo de 5 minutos para o início da cura. Assim, não ocorre o choque térmico, que pode danificar a reparação.

2º temporizador – É acionado automaticamente após o primeiro chegar ao fim. Regula a potência em 100% da capacidade.

EXEMPLO DE APLICAÇÃO
Se uma tinta gasta 15 minutos para cura total, recomenda-se usar 5 minutos na potência fraca e 10 minutos na forte. A passagem da fraca para a forte é automática. Ao final do processo, as lâmpadas são desligadas automaticamente.

CUIDADOS
– A distância correta para usar o painel infravermelho na vertical é de 50 a 60 centímetros da lâmpada para o produto; na horizontal, de 80 a 100 centímetros.
– Nunca arraste o painel com as lâmpadas ligadas ou quentes. Isso pode provocar a queima das lâmpadas.
– Nunca toque nas lâmpadas, evitando o risco de queimaduras.
– Verifique com o fabricante qual o consumo do equipamento.
– Siga as recomendações do fabricante para evitar catálise e temperatura excessivas.
– Materiais como fundo fosfatizante, primer e tinta, que tenham processos de cura por aplicação de ondas curtas ou médias, não devem ser curados pelos painéis de lâmpadas de ondas longas. Esse tipo de painel tem seu fechamento da cura de fora para dentro, fazendo com que os gases fiquem retidos, provocando fervura e fosqueamento do produto.

TEXTO: Francisco Carlos

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.