Para que a pintura tenha um acabamento perfeito, são necessários alguns cuidados com os equipamentos de aplicação da tinta. Você deve seguir as recomendações do fabricante em relação à pressão que deve ser utilizada, fazer um teste em um papel para regular a abertura do leque, a distância e a velocidade de aplicação. Comece pela limpeza imediata após a aplicação de qualquer produto, evitando que os produtos sequem dentro da pistola. Também utilize panos que não soltem fiapos – para não contaminar o ambiente de pintura.
E faça manutenção também! Pelo menos uma vez a cada dois meses. É recomendável ter um equipamento para cada finalidade. Por exemplo, uma pistola para tinta poliéster, outra para verniz e outra para tinta poliuretana. Só que não adianta nada ter todos esses equipamentos se não for feita a correta manutenção periódica da pistola de pintura.
DESMONTAGEM DA PISTOLA
Para fazer a limpeza das partes internas e da caneca de tinta, você precisa desmontar a pistola HVLP.
Comece tirando a caneca de tinta e fazendo a limpeza com solvente e uma escova, para auxiliar na remoção da tinta impregnada.
Em seguida, remova com muito cuidado o kit ABC (agulha, bico e capa de ar). A agulha é responsável por controlar a passagem de tinta, a capa de ar faz a atomização da tinta, e o bico… é por onde sai a tinta.
Na desmontagem, conte sempre com a ferramenta enviada pelo fabricante para essa função. Assim, você evita o risco de causar danos nos componentes.
Durante a desmontagem, os componentes devem ser colocados de molho em uma vasilha com solvente, facilitando a remoção da tinta impregnada.
Importante – Não mergulhe o corpo da pistola no solvente, para evitar danos nos reparos e nas guarnições. Também não guarde a pistola com restos de solvente.
MONTAGEM
Antes da montagem, use uma escova para remover os vestígios de tinta nas peças.
Durante, faça uma lubrificação com óleo mineral na agulha, nas guarnições, capa de ar e bico.
Antes do primeiro uso da pistola após a lubrificação, faça uma pulverização com solvente, para evitar possíveis contaminações.
Importante – lembre que, para trabalhar com solvente, é necessário usar EPIs: luvas, óculos e máscara com carvão ativado.
Muita boa as dicas e o lembrete de ñ deixar a caneca com solvente