A poucos dias das festas de fim de ano e início da temporada de férias de verão, a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) lembra que a realização de uma revisão mecânica do veículo pode evitar muita dor de cabeça durante a viagem, além da perda de tempo. Somente nos dez primeiros meses de 2014, mais de 530 mil veículos ficaram parados nos 6,4 mil quilômetros de rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo por apresentarem problemas de manutenção: falhas mecânicas e elétricas, superaquecimento do motor, pneu furado, bateria descarregada e até mesmo falta de combustível, a chamada pane seca. Essas situações, mais comuns do que parecem, são enfrentadas por muitos motoristas, e sempre pegam os usuários desprevenidos.
Por isso, para garantir a tranquilidade durante a viagem, além de fazer a revisão mecânica antes de entrar na rodovia, também é importante ter anotado num papel ou gravado no celular o número dos telefones dos serviços de atendimento ao usuário das concessionárias responsáveis pelas rodovias que for utilizar. Todas as concessionárias têm serviços gratuitos aos motoristas, com uma estrutura completa que inclui guinchos, equipes de inspeção de tráfego que percorrem as pistas 24 horas por dia, câmeras de monitoramento de tráfego, painéis de mensagem variável, que oferecem informações sobre as condições de tráfego, serviço 0800, telefones de emergência.
E sempre que ocorrer um imprevisto na rodovia, o usuário deve seguir algumas recomendações de segurança. A primeira medida é parar o veículo em local seguro e comunicar à concessionária, que acionará o atendimento gratuito ao motorista. Além disso, o socorro também é acionado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) das administradoras das rodovias ou pelas viaturas de inspeção de tráfego. Nos CCOs, equipes acompanham quaisquer ocorrências por câmeras que cobrem a malha rodoviária estadual, além de veículos operacionais que circulam 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando o tráfego.
Confira algumas recomendações da ARTESP para quem vai viajar de carro:
O motorista deve ser cauteloso, não apenas durante o percurso, mas antes mesmo de sair de casa. É importante verificar freios, amortecedores, luzes, óleo, pneus, documentos e equipamentos obrigatórios. O veículo deve estar em perfeito estado, a fim de garantir uma viagem tranquila.
A atenção nas rodovias deve ser redobrada. Antes e durante a viagem, não consuma bebidas alcoólicas e não dirija com sono. O motorista e os passageiros devem usar o cinto de segurança – inclusive no banco traseiro -, respeitar os limites de velocidade, não trafegar pelo acostamento, ultrapassar somente em locais seguros e pela faixa da esquerda, reduzir a velocidade em condições de neblina ou chuva e não jogar lixo nas estradas.
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) nas rodovias sob concessão está equipado com guinchos, ambulâncias e telefones de emergência 0800 para atender as necessidades dos usuários.
Direitos dos usuários das rodovias do Programa de Concessões do Estado de São Paulo:
– Socorro Mecânico:
É direito do usuário ter seu veículo transportado pelo guincho da concessionária até local seguro, como por exemplo um posto de gasolina. Os inspetores de tráfego que circulam nas rodovias estão habilitados a auxiliarem na troca de pneus (o usuário pode solicitar ajuda pelo 0800 da concessionária ou em um dos call boxes da rodovia).
– Socorro Médico:
Os primeiros socorros são feitos por paramédicos que seguem na ambulância com o usuário até o hospital.
– Telefones de emergência 0800:
As centrais de atendimento funcionam 24 horas por dia. O usuário pode tirar dúvidas, solicitar socorro mecânico, médico e auxílio dos carros de inspeção de tráfego.
– Call Box:
Cabines telefônicas ao longo das rodovias onde o usuário aciona os serviços do 0800.
– Inspeção de tráfego:
Veículos das concessionárias fazem rondas constantes nas rodovias a fim de melhorar o tráfego e garantir a segurança nas rodovias, tomando providências em casos como animais na pista, veículos quebrados e pontos de engarrafamento.
De janeiro a outubro deste ano, 51.768 carros apresentaram problemas mecânicos no Sistema Anhanguera Bandeirantes, administrado pela AutoBan, a concessionária das estradas paulistas que teve maior número de atendimentos a motoristas por problemas de manutenção. O segundo atendimento mais recorrente ao usuário do Sistema foi a troca de pneus: 14.626 viagens interrompidas por causa de pneus que murcharam ou estouraram. E, mesmo com vários postos de combustíveis instalados nas rodovias, 7.050 usuários pediram ajuda porque não notaram – ou perceberam e resolveram arriscar mais alguns quilômetros – que o tanque estava na reserva e acabaram ficando sem combustível.
Na Anchieta, Imigrantes, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega, rodovias sob concessão da Ecovias, as panes mecânicas também representam a maior parte das ocorrências envolvendo manutenção este ano. Até outubro foram 44.703 e os veículos de 33.358 motoristas tiveram que ser guinchados. No Trecho Sul do Rodoanel, os problemas mecânicos também são destaque. De acordo com a SPMar, concessionária que administra o trecho, em dezembro do ano passado, o número de atendimentos a ocorrências de veículos com problemas de manutenção foi 16% acima do que o registrado ao longo de 2013.
Problemas mecânicos, pneus furados e pane seca aparecem na lista de todas as 19 concessionárias como as principais ocorrências envolvendo os usuários nas pistas. Somados os atendimentos dos três problemas mais recorrentes até outubro, tem-se uma fila quilométrica de mais de 370 mil carros quebrados, outros quase 78 mil veículos com pneus estourados e aproximadamente 45 mil veículos que pararam porque ficaram sem combustível. São problemas que colocam em xeque a segurança dos usuários e que podem ser evitados com checagens preventivas.
Combustível. Como todo mundo sabe, o combustível é essencial. Então, não dá para arriscar rodar quilômetros com o tanque na reserva, sobretudo porque o usuário pode não encontrar um posto no momento considerado crítico. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, pane seca é considerada uma infração média, que gera multa de R$ 85,13 e a perda de quatro pontos na carteira do motorista. Além do contratempo e da possibilidade de multa e perda de pontos na CNH, rodar com o tanque quase vazio sobrecarrega e pode danificar a bomba de combustível.
Os motoristas devem estar conscientes, ainda, que antes de viajar é preciso tomar algumas precauções para evitar problemas mecânicos que podem modificar ou adiar seus planos. Verifique o óleo do motor, da direção, os freios e a água do radiador.
Pneus. E, claro, não se esqueça da conservação dos pneus. É importante que o alinhamento e o balanceamento do carro estejam corretos. Quando o veículo está “desalinhado”, o carro joga para um dos lados, gastando de forma irregular ainda mais os pneus e colocando em risco a segurança de todos na rodovia. O balanceamento é necessário para evitar vibrações que também aumentam o desgaste dos pneus.
Antes de qualquer viagem, curta ou longa, deve-se calibrar os pneus. Pneus murchos comprometem o desempenho do carro, provocam maior consumo de combustível, além de aumentar os riscos de acidente. Lembre-se: para trocar pneus é preciso levar no veículo alguns equipamentos básicos e obrigatórios: chave de roda, macaco, estepe e triângulo para sinalização.
Outro equipamento obrigatório é o extintor de incêndio. E não se esqueça de verificar o prazo de validade do equipamento. Revise também os cintos de segurança – inclusive do banco traseiro – e garanta que você e todos os acompanhantes tenham o equipamento disponível e funcionando bem. Trafegar sem os equipamentos de segurança obrigatórios é passível de multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Emergências. E é importante ter em mãos os telefones de atendimento das concessionárias para eventuais emergências.