Tudo nasceu do desejo do CESVI BRASIL de realizar uma ação social que refletisse sua missão e assim compartilhar seu conhecimento de forma responsável a fim de gerar oportunidades. Somou-se a isso a ausência de cursos de formação profissional nas áreas de funilaria e pintura. Foi devido à junção desses cenários, que em 2006, teve início o REPARE BEM, que visa capacitar jovens para atuar profissionalmente no setor de reparação automotiva.
O projeto está implantado em parceria com a instituição Esperança sem Limites – Cidade dos Meninos, em Campinas, interior do Estado de São Paulo.
Ao longo desses oito anos de atividades, passaram pelo projeto cerca de 200 jovens – muitos dos quais já estão atuando em oficinas de funilaria e pintura. O mais importante é que todos saíram do REPARE BEM com uma nova perspectiva diante de si: capacitados para entrar no mercado de trabalho, e ainda com a marca CESVI assinando seu treinamento.
Com o REPARE BEM, o CESVI não apenas proporcionou uma oportunidade a esses jovens – facilitando sua inserção no ambiente profissional – como também contribuiu para a qualificação do mercado de reparação. Isso porque, diferentemente da tradição em que um funileiro aprende o serviço com seu pai ou com um colega mais experiente, a mão de obra que está saindo do REPARE BEM já começa atualizada com o que existe de mais moderno em termos de equipamentos, ferramentas e processos de reparação. É uma maneira de oficinas e concessionárias contarem com um bem-vindo sopro de renovação em suas equipes, capacitada tecnicamente a até disseminadora de boas práticas.
O QUE ELES APRENDEM
O REPARE BEM apresenta uma programação abrangente, que vai desde noções sobre o atendimento ao cliente na oficina até a mais alta tecnologia de reparo de veículos.
O conteúdo técnico proporciona embasamento teórico e prático sobre: reparação de chapa, soldagem, alinhamento de carroceria, montagem e desmontagem de estruturas, utilização adequada de ferramentas e equipamentos, pintura, colorimetria, pequenos retoques de pintura, reparação sem pintura, peças plásticas, reparação e substituição de vidros, sistema de orçamentação e procedimentos de trabalho.
Além disso, para uma formação adequada às necessidades do mercado atual, são necessários conhecimentos de cálculos, informática, habilidades de relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, entre outros fatores.
O conteúdo proposto prevê uma carga anual de aproximadamente 400 horas, variando de acordo com a programação.
A aprendizagem é estimulada por meio de atividades práticas, simulando situações reais em peças e veículos, que estão associadas às aulas expositivas – necessárias para a compreensão da relação causa-efeito e para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Também são realizadas visitas técnicas a oficinas de reparação, para que o jovem veja de perto como são as atividades do dia a dia. Há ainda debates sobre temas atuais, leitura de revistas especializadas, palestras e vídeos.
O corpo técnico do CESVI realiza um acompanhamento periódico por meio de participação em aulas, visitas de acompanhamento, avaliação de assimilação do conteúdo pelos alunos, e avaliação de desempenho do instrutor, além do apoio constante ao instrutor e à coordenação da instituição que realiza os treinamentos.
MAIS OPÇÕES PROFISSIONAIS
Com a capacitação oferecida, os jovens beneficiados pelo projeto ficam preparados para atuar em empresas do setor automotivo, como oficinas e concessionárias de veículos, fornecedores de equipamentos, companhias de seguros e empresas de vistoria.
O compromisso e empenho do CESVI são para, a cada ano, aperfeiçoar essa parceria por meio da atualização técnica dos conteúdos aplicados de forma prática e na atualização dos conhecimentos técnicos do instrutor. Para que a reparação automotiva brasileira tenha uma mão de obra cada vez mais capacitada tecnicamente, e para que jovens – principalmente os mais pobres – tenham uma chance real de melhorar de vida e vislumbrar um futuro cheio de possibilidades.
BEM ENCAMINHADO
Thiago Andrade dos Santos é um exemplo de profissional que deu seus primeiros passos na reparação automotiva graças ao REPARE BEM. “O projeto mexeu com a minha vida em todas as áreas, me fez sonhar novamente e acreditar no futuro.” Desde que se formou no programa, Thiago se especializou na funilaria e pintura de veículos pesados e já conseguiu diversas oportunidades de trabalho dentro desse segmento. “Desde a formação, sempre trabalhei com reparo.” Hoje, o ex-aluno do REPARE BEM tem provado seu talento e capacitação na Iveco Rodonaves, grupo especializado no comércio de caminhões.
TEXTO: Lia Cairo
Boa tarde! Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pela iniciativa e a excelência do projeto, gostaríamos de saber se poderiam trocar algumas ideias, pois estamos vendo a possibilidade em cria um projeto aqui em Nova Friburgo que possa capacitar os jovens em uma profissão de funilaria, já agradeço a atenção
Ligia Serrão
Ybere Barbosa Rocha