Dependendo da situação de trabalho, se o pintor não tomar uma série de cuidados, pode haver desplacamento de tinta em peças plásticas. O que vai arruinar todo o trabalho da repintura. Não se você seguir as dicas do CESVI. Veja:
– Se o trabalho for com peças novas, que não tenham nenhuma preparação para a pintura, aqueça o componente por 30 minutos a 60 °C, e em seguida faça a limpeza com desengraxante antiestético. Esse processo é recomendado para tirar impurezas deixadas no processo de moldagem da peça durante sua fabricação.
– Após a limpeza da peça, faça a ativação do plástico com uma esponja abrasiva. Isso vai garantir a aderência dos insumos aplicados no decorrer do processo.
– Em seguida, aplique o promotor de aderência (seladora), para a garantia da aderência dos insumos aplicados durante a preparação para pintura. Esse é um processo fundamental para evitar o desplacamento de tinta. Aguarde de 10 a 15 minutos para a aplicação do primer.
– A aplicação do primer é necessária para um melhor acabamento, pois esse insumo faz a cobertura das imperfeições deixadas pelo processo de ativação da peça. Para a preparação do primer, deve ser depositado um composto flexibilizante – a quantia necessária para a diluição é de acordo com a recomendação do fabricante. Em seguida, faça a catálise do primer.
Obs.: A utilização do flexibilizante durante a preparação do primer evita a trinca da pintura em pequenos choques.
– Efetue o lixamento para a melhor aderência da tinta. Para o processo, é recomendado usar uma esponja abrasiva com granulação 600.
– Para a preparação do verniz, também use o composto flexibilizante, para evitar trincas na pintura em pequenos choques.
TEXTO: Bruno Honorato
