Quantas oficinas existem no Brasil? Essa é uma pergunta dificílima de responder. Principalmente por conta da informalidade com que atua grande parte desse mercado. Mesmo assim, a CINAU (Central de Inteligência Automotiva – unidade do Grupo Oficina Brasil) fez um esforço para chegar a alguns números confiáveis.
Pela experiência de quase dez anos apurando dados de mercado para composição do IGD, a CINAU estima que cada veículo passa pela oficina, em média, 2,5 vezes, pagando um tíquete médio em torno de R$ 570 a cada vez que é devolvido ao proprietário. Lógico que esses valores são médias estatísticas e, dependendo do porte da oficina, eles apresentarão diferenças.
Após pesquisar, analisar e criticar algumas fontes de dados chegou-se à estimativa confiável que há 121.317 empresas de reparação automotiva no país, legalmente estabelecidas. Desse total, 60% dizem respeito a oficinas de reparação mecânica (72.790 oficinas), 15% se dedicam a reparos de colisão (18.197 reparadoras) e 25% (30.329 empresas) se dedicam a outras atividades relacionadas à manutenção da frota de veículos. Considerando que 20% das oficinas de colisão (ou 3.639 empresas) prestam serviços de reparos mecânicos para a linha leve, podemos afirmar que, do total de 121.317 estabelecimentos, existem 76.429 dedicados à reparação mecânica de automóveis e comerciais leves. Neste contingente, há, ainda, um total de 5.091 concessionárias no país.