PASSO A PASSO | Aplicação de primer

 

Quer acertar sempre nesse processo importantíssimo do trabalho de funilaria e pintura? Siga este passo a passo elaborado pelo Clube das Oficinas. Estamos considerando aqui a aplicação do primer um uma peça nova, que ainda não está fixada no veículo. Seguindo essa dica técnica, você evita problemas de contaminação do trabalho por água, riscos, bolhas, trincados e desplacamentos.

1. Lixar a peça com máquina.
Para o lixamento antes da aplicação, use máquina tipo roto-orbital, conhecida como Hookit, e disco de lixa de grão 320.
2. Lixar a peça manualmente.
Lixe com a mão nos vincos e cantos que a máquina não lixou, usando folha de lixa de grão 320.
3. Tirar o excesso do pó.
Elimine o grande volume do pó com um pano. Evite bater o ar para não contaminar o ambiente.
4. Limpar a peça.
Use desengraxante e pano para eliminar todas as impurezas da peça.
5. Preparar o wash-primer.
Wash-primer não costuma ser diluído (vide fabricante). Abrindo a lata, deposite o wash-primer na pistola de pintura HVLP 1.4 com um coador. Aplique de duas a três passadas finas com intervalos de cinco minutos entre as passadas. Regule a pressão de ar entre 45 a 50 lbs/pol2. Não use lixas. De acordo com a marca, após a diluição, a vida útil varia de três a quatro horas.
6. Preparação do primer.

O primer sempre será diluído, sendo que você pode usar endurecedor e thinner de acordo com as instruções do fabricante. Após a diluição, deposite o primer na pistola de pintura: 1.6 a 1.9 com coador apropriado. Aplique de duas a três passadas com intervalos de cinco minutos entre as passadas. Regule a pressão de ar entre 45 a 50 lbs/pol2. De acordo com a marca, após a diluição, a vida útil varia de uma a três horas.
Pronto! Agora aguarde o tempo indicado pelo fabricante para começar o lixamento. De acordo com a marca utilizada e tipo do produto, esse tempo pode variar de uma a quatro horas em temperatura ambiente, ou de 10 a 30 minutos em estufa de 60 °C a 80 °C.
TEXTO: Luiz Gonçalves

35 Comentários

  1. 14 de Janeiro de 2019  2:39 por Mario Responder

    Ol estou com dúvida. Tem que catalizar antes o prime PU para depois diluir com o thinner ?

    • 21 de Fevereiro de 2019  17:30 por O Clube Responder

      Olá, Mario. Como vai?

      Geralmente se dilui e depois usa-se o catalisador, mas é bom ver sempre a descrição do fabricante na embalagem do produto, pois a ordem pode ser alterada dependendo do produto e/ou fabricante. Lá também constarão as informações de quantidades de diluição e catálise.

      Um abraço.

      Atenciosamente,
      Equipe Clube das Oficinas

  2. 7 de Janeiro de 2019  18:26 por Jonathan Responder

    Trabalho com Pintura, para Máquinas de academia recomendaria a pintura a Pó ou Eletrostática, a durabilidade é maior, o custo é mais alto por que terá que jatear e pintar, mas como suas máquinas tem contato com o SUOR o desgaste delas é muito alto se pintar líquida não vai aguentar muito.

    • 8 de Janeiro de 2019  9:56 por O Clube Responder

      Olá, Jonathan. Como vai?

      Obrigado pela dica.

      Atenciosamente,
      Equipe Clube das Oficinas

    • 8 de Janeiro de 2019  9:56 por O Clube Responder

      Olá, Jonathan. Como vai?

      Obrigado pela dica.

      Atenciosamente,
      Equipe Clube das Oficinas

  3. 9 de dezembro de 2018  10:55 por vital de oliveira Responder

    Estou mudando as cores das máquinas de ginástica de uma academia. Essas maquinas são importadas.Cores originais.Como devo proceder e o componente de pintura a ser utilizado. Gostaria que as orientações fossem enviadas para meu E-mail ou telefone 081-985796941. Vital
    Antecipo á ajuda

    • 4 de Janeiro de 2019  17:20 por O Clube Responder

      Olá, Vital. Como vai?

      O CESVI Brasil é especializado em pinturas automotivas, para uma melhor resposta para a sua necessidade, precisamos saber de que material é composto os equipamentos e que tipo de pintura você tem originalmente para evitar reações químicas com materiais incompatíveis. Você pode levantar essas informações e nos encaminhar?

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas

  4. 28 de setembro de 2018  20:59 por Wallassy Souza Responder

    Olá senhores,
    uma dúvida, se eu aplicar o primer em sparay Marca "X" e pintar com poliéster a pintura poderá desplacar ou posso ter um resultado bacana ???

    • 16 de outubro de 2018  13:31 por O Clube Responder

      Olá, Wallassy. Tudo bem?

      Neste caso, verifique a compatibilidade entre as marcas para que obtenha um melhor resultado. As casas de tinta automotiva podem lhe auxiliar quanto aos produtos de linhas compatíveis.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  5. 17 de setembro de 2018  1:04 por Renato junior Responder

    Uma ajuda...eu tirei a tinta toda do carro deixei na lata o certo e passar o whash prime depois o pu só que onde eu moro não tem nem um dos dois e como tá na lataria resolvi passar o universal msm pra não enferruja passei no carro todo uma mão so....eu tenho q tirar TD de novo ou posso só passar o pu por cima e da continuidade...?? Desde já agradeço

    • 3 de outubro de 2018  18:04 por O Clube Responder

      Olá, Renato. Como vai?

      Neste caso, recomendamos que você trabalhe com a linha específica para o ramo automotivo, evitando a incompatibilidade entre componentes.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  6. 6 de setembro de 2018  22:03 por Janaina Responder

    Boa noite, eu joguei o whash prime, quero saber qual o tempo para jogar o prime?
    Aguardo resposta Obrigado

    • 3 de outubro de 2018  17:53 por O Clube Responder

      Olá, Janaina!

      O tempo para a aplicação do primer deverá seguir as especificações do produto, com variações que podem ocorrer em função da temperatura e da umidade do ar.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  7. 20 de agosto de 2018  18:45 por João Dembiski Responder

    olá amigos! estou reformando meu barco de alumínio, gostaria de saber se eu posso utilizar fundo automotiva a base de água, pintar com tinta automotiva acrílica e passar verniz bi-componente? grato

    • 3 de outubro de 2018  17:40 por O Clube Responder

      Olá, João.

      Agradecemos o seu comentário.

      Infelizmente, não temos testes que avaliem a durabilidade do produto em água do mar.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  8. 6 de junho de 2017  3:33 por Gustavo Alves Responder

    Estou deixando meu carro todo na lata.. O que devo fazer? Aplicar o Wash Primer e logo em seguida o Fundo PU? E depois do fundo PU posso dar massa poliester? e depois mais fundo PU?

    • 30 de junho de 2017  11:59 por O Clube Responder

      Olá Gustavo.
      O correto seria a aplicação diretamente na lataria para depois aplicar as demais camadas. Evite muitas camadas de massa sobre superfícies.

      Atenciosamente;

      Equipe Clube das oficinas.

  9. 24 de Maio de 2017  19:37 por Anderson Luiz Angeviez Responder

    Olá, gostaria de saber se é necessário lixar o primer alto sólidos 8200. Valeu!

    • 30 de junho de 2017  12:32 por O Clube Responder

      Sim, é necessário fazer o lixamento para que se obtenha uma superfície sem irregularidades no final do processo.

  10. 22 de Maio de 2017  19:38 por Joana Responder

    Ola, quero pintar minhas araras de ferro para acervo de roupas com pintura automotiva. Qual primer devo usar? menos trabalho é melhor pra mim, que farei sozinha, então, sem lixar antes de passar a tinta seria o ideal. Grata!

    • 30 de junho de 2017  12:33 por O Clube Responder

      O CESVI BRASIL não tem informações ou estudos sobre repintura de araras de ferro. Busque casas específicas do ramo para atividades em materiais ferrosos e explique a necessidade de repintura para que evite migração ou reações da tinta com as roupas .Lá eles recomendarão o primer e tinta mais recomendada para a sua necessidade.

  11. 25 de Abril de 2017  23:20 por aron Responder

    boa noite.. dps de passadas todas as demaos de primer, tenho qe esperar quantas oras para comessar o lixamento para comessar a pintar ? obrigado

    • 12 de junho de 2017  18:00 por O Clube Responder

      O tempo de cura depende do produto utilizado, o recomendado é no minimo 7 dias.

      atenciosamente

      Equipe Clube das Oficinas

  12. 27 de Março de 2017  14:16 por thiago Responder

    se eu usar o primer PU na reparação de uma peça do meu carro, posso pintar depois com tinta poliester (metalica) ou somente tinta pu???

    • 7 de Abril de 2017  12:33 por O Clube Responder

      Olá Thiago, obrigado pelo seu comentário.

      Se o lixamento do primer estiver bem feito, você pode usar qualquer base (tinta), inclusive a base d´agua.

      Atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  13. 26 de Março de 2017  12:59 por Leandro Responder

    Bom dia!!! Posso diluir o primer com gazolina? Já q pede so 20%

    • 7 de Abril de 2017  12:24 por O Clube Responder

      Olá Leandro, como vai?

      Para diluição recomendamos seguir as normas propostas do fabricante.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  14. 20 de Março de 2017  21:23 por ALCEMAR Responder

    Estou com uma dúvida aqui.Para diluir primer posso diluir com qualquer solvente ?

    • 4 de Abril de 2017  13:25 por O Clube Responder

      O primer deve ser diluído com solvente específico. Consulte o fabricante para saber o diluente corrente do Primer a ser utilizado.

  15. 3 de dezembro de 2016  11:57 por Paulo Henrique Responder

    Bom dia, gostaria de saber se é necessário aplicar Primer PU em toda a peça ou só na área a ser "consertada"? Pois estou com as rodas do meu carro pra pintar, fiz o processo em uma só que o fundo ficou com a textura de casca de laranja, mas tinta e o verniz ficaram legal. Vlw...

    • 17 de Janeiro de 2017  11:02 por O Clube Responder

      Olá Paulo, obrigado pelo comentário.

      Para evitar emendas e diferenças de cor, o correto é fazer a aplicação em toda a superfície da peça.

      atenciosamente,

      Equipe clube das oficinas.

  16. 22 de setembro de 2016  12:28 por Victor Responder

    Olá! Gostaria de saber as diferenças entre os primers tipo: PU, universal, úmido sobre úmido, enchimento, alto sólidos e de lixamento... Não entendo muito. Provavelmente alguns dos quais descrevi são os mesmos. Obrigado desde já!

    • 23 de novembro de 2016  10:46 por O Clube Responder

      Olá Vitor, o universal não tem poder de enchimento, já o P.U, alto sólidos e enchimento são os mesmos e tem um determinado poder de cobertura, úmido sobre úmido é um primer alto solido que não necessita lixamento.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  17. 19 de julho de 2015  16:02 por Sérgio Responder

    Olá, veja se podes me ajudar: comprei um "kit" em spray (primer + tinta metálica na cor do carro + verniz) para realizar um pequeno reparo na pintura, e gostaria de saber se o primer desse 'kit instantâneo/faça-você-mesmo' também requer lixamento antes de aplicar a tinta (na lata não há instrução a respeito).

    Quanto ao tempo de secagem do primer, a lata informa '15 minutos para o toque, 12 horas total'. No caso, antes de aplicar a tinta devo: (1) aguardar o primer secar 15 minutos e aplico a tinta, ou (2) aguardar 12 horas até secar totalmente e então aplicar a tinta, ou (3) aguardar 12 horas, lixar e aí sim aplicar a tinta (nas instruções da lata não há nada a respeito)?

    Grato.

    • 31 de julho de 2015  15:08 por O Clube Responder

      Olá Sérgio obrigado pelo comentário!

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

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