Mais um ciclo de palestras promovido pelo CESVI com a marca CERTA levou questões a serem discutidas e embasamento técnico para executivos do mercado segurador. Na última terça-feira, 25 de agosto, o seminário abordou o tema “O mercado de veículos salvados”.
Almir Fernandes, diretor executivo do CESVI, abriu o evento lembrando que a venda de salvados tem impacto importante nos resultados das seguradoras, e destacando a atuação do CESVI na gestão de pátio de veículos recuperados. “Não seremos gestores de estoque. Há uma série de oportunidades no pátio de veículos salvados para alavancar os resultados de negócios das seguradoras.”
A primeira palestra do dia foi de Emerson Feliciano, superintendente do CESVI, que falou sobre o quão essencial é ter eficiência na gestão de pátios de salvados, relacionando inclusive as boas práticas preconizadas pelo CESVI para essa atividade. “Com o cenário econômico atual e as questões ambientais, cada vez mais objeto de fiscalização, a boa gestão de salvados é uma forma de minimizar os riscos de imagem para a companhia seguradora.”
O evento teve sequência com os palestrantes convidados pelo CESVI. Rennan Dallastra, da Pestana Leilões, realizou uma palestra sobre a visão do leiloeiro de salvados. “O leiloeiro cada vez mais será exigido em sua cadeia de serviços para trazer resultados operacionais para a seguradora.”
Edson Silva, diretor comercial da vLance, palestrou sobre as tecnologias aplicadas ao veículo salvado. Já Adhemar Fujii, do Sindseg-SP, discutiu os impactos dos veículos salvados para os resultados das companhias. “Muitas vezes, um veículo com dano de pequena monta, que poderia muito bem voltar a circular, é classificado como de grande monta, acarretando prejuízo.”
A última palestra do dia foi de Israel Alexandre, diretor de veículos do Detran-SP, que abordou as particularidades da legislação e da fiscalização sobre os salvados. O palestrante inclusive apontou a significativa queda nos roubos e furtos de veículos depois que a lei do desmanche entrou em vigor.
Em seguida, os palestrantes ficaram à disposição para uma sessão de perguntas da plateia, quando foram abordadas questões como a influência da eficiência na gestão de salvados sobre a precificação do seguro, a aceitação do seguro de um veículo vendido em leilão de salvados e até se o CESVI vai promover treinamentos relacionados à gestão de pátio (sim, em breve).