PASSO A PASSO | Preparação de pintura tricoat da 3M

 

O CESVI BRASIL convidou a 3M para uma demonstração de lixamento, nas dependências do centro de pesquisa, com o sistema “Clean Sanding Disc” para aplicação da pintura tricoat – considerando um reparo que exige a aplicação de massa poliéster.

Confira como foi o passo a passo com a nova tecnologia.

 

1 – Lixamento com lixadeira (orbital, roloc ou radial) usando grão P80 no local onde será aplicada a massa poliéster.

2 – Lixamento da massa poliéster com lixadeira orbital SEM interface (espuma de impacto), usando disco de grão P80 superficialmente para tirar o excesso.

3 – Aplicação do controle de lixamento e, com o taco, uso do grão P80 para “nivelar” a superfície da massa poliéster com a chapa.

4 – Controle de lixamento e, ainda com o taco, uso do grão P150 ou P180, de acordo com a porosidade ou ranhuras da massa poliéster

5 – Com a lixadeira orbital SEM interface (espuma de impacto), usa-se o grão P320, já fazendo abertura das bordas da massa poliéster e chapa, eliminando todos os riscos das etapas anteriores – e deixando a peça pronta para aplicação do primer.

6 – O primeiro lixamento é feito com a lixadeira orbital, usando o disco de grão P320, apenas para tirar o brilho do primer aplicado.

7 – Uso do grão P320 para nivelar a superfície do primer com a chapa.

8 – Com a lixadeira orbital COM interface (espuma de impacto), uso do grão P500, já proporcionando abertura das bordas do primer e chapa, eliminando todos os riscos das etapas anteriores

9 – Com a lixadeira orbital COM interface (espuma de impacto), uso do grão P800 em toda a peça ou até o limite demarcado por fita crepe, eliminando todos os riscos das etapas anteriores – e deixando a peça pronta para a aplicação da base.

 

IMPORTANTE:

 

Os cantos da chapa

A peça a ser reparada pode ter curvas, vincos, cantos e outras particularidades. Por isso, a 3M desenvolveu a esponja abrasiva. Os grãos das esponjas estão identificados na parte de trás e devem ser respeitados para evitar marcas na peça. Sua utilização é sempre manual.

 

Controle de lixamento

É muito importante o controle de lixamento, já que revelar possíveis falhas de lixamento, como marcas de lixa.

 

Tudo a seco

Todas as etapas do lixamento devem ser feitas a seco, sem uso de água em nenhum momento, evitando assim quaisquer possibilidades de bolhas na pintura.

 

Lembrando: No momento do lixamento da massa, NÃO se usa a interface (espuma absorvedora de impacto). Mas, sim, na hora de lixar o primer.

TEXTO: Luiz Marcos Gonçalves Jr.

 

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