MANUTENÇÃO | Lavagem do motor

 

Você sabe: brasileiro tem paixão pelo próprio carro. Por isso há sempre aquela ideia de mantê-lo com a aparência de zero-quilômetro.

Por fora, a lavagem já dá uma boa aparência. Mas e por dentro?

Vem então a questão de lavar o motor. Tem gente que faz, tem gente que não faz. Saiba agora quais são os riscos envolvidos.

DANOS POTENCIAIS

Antigamente, o compartimento do motor era simples, contendo a bateria, cabos de vela, o distribuidor e poucos sensores elétricos.

Hoje, essa realidade mudou. Os carros possuem sistema de injeção eletrônica com inúmeros sensores e atuadores que, para se comunicar com o módulo central, têm conectores elétricos que, apesar de blindados, exigem o cuidado de se evitar a projeção direta de água e produtos químicos usados na limpeza.

Numa eventual lavagem do motor, esses conectores podem apresentar o famoso “mau contato” em função do acúmulo de água, o que acarreta problemas sérios no funcionamento do veículo, chegando ao ponto em que fica impossível dar a partida.

Produtos químicos ou o uso de derivados do petróleo agridem as borrachas de vedação desses conectores, permitindo posteriormente a entrada de umidade.

Correias e borrachas de mangueiras em geral também são danificadas por produtos à base de petróleo.

Além disso tudo, as corrosões em peças de alumínio, conhecidas como oxidação branca, são causadas pelo PH das soluções químicas utilizadas.

E há quem use máquinas de alta pressão nessa lavagem. Além de molhar os conectores, essa prática danifica as aletas do radiador e do condensador do ar, dependendo do ângulo de projeção da água.

Tem mais: um choque térmico pode acontecer durante a lavagem, enquanto o motor ainda está quente. Isso provoca trincas em alguns componentes, de acordo com a quantidade de água e as diferenças muito grandes de temperatura.

AFINAL, PODE OU NÃO PODE?

O correto para a limpeza do motor é usar um pano úmido para a remoção da sujeira. Dá mais trabalho? Sim, mas evitará problemas ligados à projeção de água direta nos componentes.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.