Um dos defeitos que podem aparecer após um reparo de chapas de veículos em alumínio é a oxidação. Isso pode acontecer quando uma peça de alumínio entra em contato com outro metal, principalmente o aço carbono.
Corrosão de fenda
A forma mais comum de corrosão do alumínio ocorre em fendas nas juntas, nas quais se acumulam líquidos corrosivos (como a água do mar) que entra em contato com as duas partes unidas. As superfícies de contato podem ser ambas de alumínio, de alumínio e aço, ou alumínio e plástico. Geralmente, trata-se de uma corrosão não profunda, que ocorre abaixo de juntas, soldas, junções de material sobrepostas ou dobras. Alguns fatores, como temperaturas elevadas ou a concentração salina no líquido, podem acelerar a corrosão.
No caso da existência de fendas com presença de líquido corrosivo, são recomendados, como medida preventiva, o uso de primers resistentes à corrosão e de seladores, para prevenir a entrada de líquidos nas juntas.
Corrosão galvânica
A corrosão galvânica ocorre quando um metal está em contato com outro metal diferente ou com um condutor não metálico (por exemplo, carbono em buchas de montagens) e a junta é exposta a um eletrólito, como a água do mar. Ocorre, então, a corrosão do metal mais ativo – ou menos nobre. Um dos exemplos mais comuns de corrosão galvânica nas aplicações automotivas envolve as ligas de alumínio em contato com aço exposto, como, por exemplo, uma porca de aço sem revestimento em contato com uma chapa de liga de alumínio.
Para evitar a corrosão galvânica, recomenda-se eliminar qualquer contato entre metais distintos por meio do uso de revestimento, metais ou pintura selantes e anilhas para isolamento de componentes elétricos, bem como evitar a exposição das juntas a eletrólitos, com o uso de selantes adesivos e primers.
Corrosão filiforme
A corrosão filiforme ocorre na superfície do alumínio, abaixo da pintura, primers ou revestimentos. Suas consequências são apenas cosméticas, uma vez que a corrosão do alumínio fica limitada à área superficial, resultando em falhas na pintura ou outro acabamento, provocando a sua separação da superfície metálica.
Para que a corrosão filiforme ocorra é necessário que exista uma superfície de alumínio revestida ou pintada, assim como danos na superfície do revestimento, permitindo a penetração de líquido abaixo dele, e a presença de líquidos corrosivos. Costuma ocorrer em ambientes úmidos, e é mais comum em áreas costeiras ou industrias. Como medidas preventivas, sugere-se:
– Limpeza integral da superfície antes da aplicação de qualquer revestimento;
– Aplicação de proteção contra corrosão;
– Inspeção e eliminação de defeitos de superfície, como, por exemplo, danos mecânicos, poros, bolhas de ar e cobertura insuficiente.
Peças pintadas de alumínio com corrosão dessa natureza podem ser reparadas com a remoção do revestimento e da corrosão por jateamento, seguido pela aplicação de pintura ou de materiais de acabamento.