Os plásticos usados na produção dos para-choques automotivos são, em sua maioria, os termoplásticos. Esse tipo é fácil de ser trabalhado e pode ser reparado mesmo quando houver ruptura ou trincas. Pode ser reparado por dois processos: solda com vareta e técnica de adesão.
Dependendo do processo escolhido, você deve usar alguns desses equipamentos e produtos:
– Equipamentos: soprador térmico, espátula, taco de borracha, furadeira e clipador térmico.
– Produtos: veda-choque, massa poliéster para plástico, lixas, seladora para plástico, primer, flexibilizante, texturizador, fosqueador, desengraxante antiestático, pano pega-pó, tinta e verniz.
Caso tenha alguma dúvida sobre a composição do plástico que será trabalhado, confira na marca interna de código da peça.
1° PASSO: Procure uma marcação na parte interna da peça. As quatro últimas letras indicam a composição do material: neste caso, EPDM – Ethylene Propylene Diene Monomer – um tipo de termoplástico.
2° PASSO: Analise se o dano na peça plástica se trata de um risco, trincado ou amassado. Neste passo a passo, o dano apresentado é um amassado, e não há acesso para desenvolver o trabalho sem a retirada do para-choque.
3° PASSO: Limpe a peça a ser reparada com água e detergente neutro e desengraxante, para remover possíveis gorduras e impurezas.
4° PASSO: Como não há acesso, é preciso lixar a área a ser trabalhada com lixa 80. Caso haja acesso, aplique soprador térmico com bico redutor na região amassada, para recuperar o nivelamento do plástico com o auxílio de uma espátula pela região interna da peça.
5° PASSO: Insira a ferramenta com ponta soberba para efetuar o repuxo e reparo do amassado – com a ajuda do soprador térmico com bico redutor. Esse passo também pode ser feito soldando uma vareta na região amassada para puxar o dano.
6° PASSO: Faça a soldagem ou use técnica de adesão. Aqui usamos veda-choque para cobrir o furo (adesão). Lixe a área de trabalho com lixa 80 e 150 para nivelar o reparo.
7° PASSO: Caso seja necessário fazer um nivelamento do reparo nesse ponto, use massa poliéster para plástico. Prepare e aplique a massa até preencher as saliências, seguindo orientação do fabricante do produto (verifique se é preciso aplicar selador de aderência antes da massa).
8° PASSO: Lixe a massa poliéster aplicada com lixa 80, 150 e 220 protegendo as partes adjacentes com uma fita e siga as orientações do fabricante do produto.
9° PASSO: Faça o mascaramento das peças adjacentes e limpe com desengraxante a peça reparada. Se ficar alguma parte do plástico totalmente descoberta, será preciso aplicar promotor de aderência antes do primer PU com flexibilizante.
10° PASSO: Prepare e aplique o primer PU com flexibilizante, com o uso de pistola bico 1.7 a 1.9, e siga conforme orientação do fabricante.
11° PASSO: Lixe o primer com lixa P320 e taco de borracha, protegendo as partes adjacentes para que não apareça riscos, comprometendo outras partes que não serão pintadas.
12° PASSO: Finalize o lixamento com roto-orbital com interface e disco de lixa P600, cuidando das partes adjacentes para não ocorrer problemas na preparação.
13° PASSO: Mascare para o processo de pintura, para que não contamine as outras peças.
14° PASSO: Aplique a tinta no reparo com a pistola bico 1.4, espalhando para não manchar. Recomenda-se esperar o intervalo de 5 a 10 minutos entre as demãos. Use o pano pega-pó.
15° PASSO: Finalize o processo, aplicando o verniz PU com flexibilizante na peça reparada com o bico da pistola 1.4 e espere a secagem conforme pictograma do fabricante.
16° PASSO: Se necessário, faça o polimento localizado, para o acabamento da peça.
Lembre: O uso dos EPIs é necessário em todo o processo.