PASSO A PASSO | Polimento de veículos

 

Esse é um dos muitos processos de polimento que existem no mercado automotivo. Muitos profissionais ficam com dúvidas na hora de fazer um pequeno reparo de polimento em situações em que aparecem sujeiras em partes com repintura. Acompanhe o passo a passo do CESVI BRASIL sobre como lidar com esse tipo de situação.

Vamos começar o trabalho? Não se esqueça de usar os EPIs para essa tarefa – óculos, protetor auricular, máscara, luvas e um avental de polimento -, obrigatórios em todas as etapas.

1° PASSO – IDENTIFICAR PRESENÇA DE RESÍDUO NA PINTURA

Caso identifique presença de resíduos, como pequenas sujeiras, é hora de analisar qual o tipo de grão de lixa a ser usado, ou mesmo se verificar a necessidade de uma lâmina apropriada para a remoção do resíduo. O tempo correto para início de um polimento após a pintura é de 72 horas, seja em peças separadas ou no próprio carro.

2° PASSO – ANALISAR ATÉ ONDE CHEGAM AS CAMADAS DE TINTAS

Examine o veículo, procurando conhecer onde foi realizado o trabalho de repintura e até onde o alongamento foi finalizado, para que você possa saber por onde deverá iniciar o procedimento de polimento.

3° PASSO –  MASCARAMENTO

Antes de começar o polimento, faça o mascaramento necessário nas aberturas das peças ao redor, para que não tenha acúmulo de materiais nos vãos e para que você não tenha retrabalhos de limpeza interna de resíduos. O polimento começa com o grão fino – no máximo, lixas 1200.

4° PASSO – TRABALHANDO A ESPESSURA

Se a tinta ou verniz estiver com uma boa espessura, mas apresentar aspecto de casca de laranja, muito grossa e sem brilho, faz-se necessário o uso de uma lixa 1200. O técnico de polimento deverá realizar o trabalho de lixamento com muito cuidado para não desnivelar.

5° PASSO – TACO DE BORRACHA 

O técnico de polimento deverá fazer uso de todos os tipos de tacos de borrachas, macios ou rígidos. Dependendo da textura, o lixamento – com lixas 1200 – deverá ser realizado para melhorar a qualidade do polimento.

6° PASSO – LIXAMENTO COM ROTO-ORBITAL

Se a repintura estiver apenas com pequenas sujeiras ou poeiras que foram adquiridos no processo de secagem, deverá ser feito uso inicial de disco de grão 1500, podendo também ser lixado apenas com roto-orbital e disco de grão 3000, finalmente utilizando disco de grão 5000.

7° PASSO – BORRIFADOR DE ÁGUA

Quando o lixamento for finalizado com grão de lixa 5000 você já conseguirá uma aparência brilhante, lembrando que em todas as etapas dos lixamentos deverá ser feito uso de um borrifador de água moderado.

8° PASSO – CUIDADOS COM OS VINCOS DAS PEÇAS

Em seguida deverá preparar uma politriz com suas boinas de lã ou espuma, elétrica ou pneumáticas, com uma velocidade de aproximadamente 1500 rpm, com muito cuidado, sobre os vincos expostos,utilizando massas número 2 com um pincel, passando uma pequena quantidade de massa sobre a peça a ser polida.

9° PASSO – MASSAS FINAS

Em seguida faça uso de boinas de lã ou de espuma, ambas amarelas, que vão melhorar o resultado do processo anterior. 

10° PASSO – ACABAMENTO

Após os processos de polimentos, é hora de utilizar produtos de proteção de sua preferência sobre o que já foi feito na pintura, como brilhos ou cera.

 

TEXTO: JERSON FRANCELINO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.