Preparando a soldagem Mig/Mag

 

Por Misael do Carmo dos Santos
Colaborador da oficina CESVI BRASIL

Fique sempre por dentro de como utilizar as tecnologias voltadas para o seu reparo. Para não ter problemas nos trabalhos com a solda Mig/Mag, confira as dicas do CESVI para a preparação antes do trabalho começar:

1 – Antes de qualquer coisa, cheque se o equipamento está com a manutenção em dia. O cilindro está com gás? A boca da tocha está limpa e sem resíduos de soldagens antigas? Se houver uma obstrução aí, a poça de fusão (região em que o material a ser soldado está no estado líquido) ficará desprotegida.
2 – Agora vamos para a peça que vai ser soldada. Limpe bem a superfície, com atenção para não deixar restos de tinta ou de óleo por ali. Isso poderia interferir na poça de fusão, dificultando o trabalho e fazendo com que a peça fique com uma resistência menor depois do reparo.
3 – Use sempre uma chapa da mesma espessura, como ponta de prova, para regular a máquina. Assim você economiza tempo e material.
4 – Importantíssimo: regule bem a máquina antes de começar a soldagem. Uma dica: a regulagem do gás deve ser sempre 10 vezes o diâmetro do arame. Por exemplo, se você usar um arame de 0,8 mm, regule o manômetro para 8 kgf/cm3.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.