SEGURANÇA | 5 respostas sobre acessórios

 

O projeto de um veículo sempre é desenvolvido considerando a proteção dos ocupantes em um acidente e a minimização de ferimentos graves. É para isso que os fabricantes criaram, ao longo da história da indústria automobilística, acessórios hoje vistos como indispensáveis, a exemplo dos cintos de segurança e dos airbags.

Mas o contrário também pode acontecer. Agregar acessórios adicionais, dependendo do tipo e da finalidade, pode colocar a segurança dos ocupantes em risco. E o melhor aliado contra esse tipo de perigo é a informação de qualidade. Como a que você confere abaixo.

  • Há perigo em trocar a forração dos bancos?

Não há impeditivo em fazer essa troca, desde que se leve em conta que os airbags laterais são instalados na parte do lado dos bancos dianteiros e traseiros. A área de ruptura do airbag não pode ser encoberta. Quando procurar um serviço de forração, certifique-se de que seja feito dentro dos padrões estabelecidos pela montadora. É essencial que não atrapalhe o funcionamento do airbag.

  • Qual o risco do uso de capa massageadora?

Trata-se de um acessório muito usado por taxistas, motoristas de caminhão e outros profissionais que passam horas e horas ao volante. Mas o suposto bem-estar relacionado a esse recurso – ativaria a circulação sanguínea, promovendo maior conforto – não vale a pena diante do tamanho do risco. O menor deles é que esse tipo de capa pode alterar a sensibilidade do condutor, diminuindo sua percepção quanto ao desempenho do carro. Além disso, em curvas e frenagens bruscas, a capa massageadora pode afetar a retenção do motorista junto ao banco, reduzindo a eficiência do cinto de segurança. Pior: em caso de acidentes de alto impacto, as bolinhas que “fazem massagem” nas costas podem ser projetadas, provocando ferimentos.

  • Posso deixar um porta-celular ou um carregador no painel do carro?

Não. Nada deve ser deixado no painel, atrás do volante, onde fica a indicação com a sigla “airbag”. Em caso de acionamento das bolsas infláveis, esses objetos serão arremessados com toda a força contra os ocupantes do veículo.

  • Customização pode?

Depende do que você pretende fazer com seu veículo. Se é pintura, não costuma ter risco de segurança. Já rebaixar o automóvel pode prejudicar o desempenho da suspensão, da carroceria e dos pneus, além de tornar o automóvel desconfortável para a direção por falta de amortecimento – o carro fica rígido e difícil de conduzir. O ideal sempre é que as customizações sejam feitas de forma legal, com base na resolução 479/2014 do Denatran.

  • Farol xênon melhora a visibilidade?

Diferente do que muitos motoristas imaginam, esse tipo de farol provoca um ofuscamento da visão – imagine o risco de não estar enxergando bem na estrada à noite… A intensidade da luz do xênon pode causar danos aos olhos, fazendo com que o condutor da via contrária fique de 1 a 3 segundos com a visibilidade prejudicada – tempo suficiente para causar um acidente de dimensões trágicas.

TEXTO: Camila Alvarenga

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