Não confunda wash-primer com primer

 

A função do wash-primer é proteger a chapa da corrosão e também permitir a aderência do primer à chapa nua do carro. Você deve usá-lo toda vez que o reparo ultrapassar as camadas de tinta e massa, chegando ao substrato, à chapa nua do veículo.

 
O momento certo de aplicar o wash-primer é após o desengraxe, que é feito em seguida ao lixamento da massa de poliéster, quando aparecem pontos de chapa nua. Após a aplicação do wash-primer, que deve ser com uma camada bem leve, espere 5 minutos e depois aplique o primer em cima. Se, após o lixamento do primer, reaparecerem pontos de chapa nua, aplique wash-primer novamente.
 
Sem o wash-primer, a tinta aplicada se despregaria do veículo com muita facilidade, em qualquer raladinha.
 
Após a aplicação do wash-primer
 

228 Comentários

  1. 31 de Março de 2017  23:09 por fabio Responder

    Boa noite eu passei preto fosco vinilico em um quadro de bicicleta de aluminio, gostei bastante do resultado sera que eu posso passar algum verniz direto em cima do preto fosco vinilico e qual seria o tipo do verniz caso positivo, obrigado

    • 7 de Abril de 2017  12:40 por O Clube Responder

      O CESVI Brasil não tem estudos referente a pintura de bicicletas.

      • 9 de setembro de 2018  13:46 por Paulo Responder

        Minha nossa! precisa ter estudo de pinturas em bicicletas pra responder uma pergunta que envolve tinta e metal...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Meu filho, metal é igual em qualquer lugar, se aparecer uma carroceria de alumínio você descarta?kkkkkkkkkkk

        • 3 de outubro de 2018  17:55 por O Clube Responder

          Olá, Paulo. Como vai?

          Entendemos que conhecer as características dos materiais e suas formas adequadas de pintura trarão maior sucesso para o trabalho de repintura.

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

  2. 9 de Janeiro de 2017  23:24 por sandro adonai Responder

    PREZADOS,

    ESTOU RESTAURANDO UMA VERANEIO, JATIEI TODA A LATARIA E APLIQUEI O WASH PRIMER WANDA À 6 MESES. AGORA SURGIRAM ALGUNS PONTOS DE FERRUGEM BEM LEVES. COMO DEVO PROCEDER??

    GRATO!!!!

    • 2 de Fevereiro de 2017  18:15 por O Clube Responder

      Olá Sandro, você deverá reparar os pontos oxidados e aplicar primer ou wash primer novamente. Não esqueça de fazer um bom lixamento.

      atenciosamente,

      Equipe Clube das oficinas.

  3. 2 de dezembro de 2016  2:54 por Nil Responder

    Olá, boa noite !
    Quero pintar meu motor do Opala 6 cilindros, pretendo pintar todo da mesma cor porém algumas peças como Carter, Tampa de Válvula e Tampas laterias de tucho já foram pintadas em Epoxi, gostaria de saber se primeiro eu lixo, e após isso eu apenas aplico o fundo Primer PU, ou se aplico após o lixamento o Wash Primer e depois o Primer PU para assim após estas etapas eu aplicar a tinta. Já o Bloco e Cabeçote estão no ferro, sem tinta nenhuma, após ler diversas perguntas cheguei a conclusão que seria necessário aplicar o Wash Primer e depois o Primer PU neste caso, e depois a tinta PU correto? Aguardo retorno, abraços!!!

    • 17 de Janeiro de 2017  11:00 por O Clube Responder

      Olá Nil, obrigado pelo comentário.

      Não temos estudos voltados para aplicação de pintura sobre peças que são expostas a aquecimento. Verifique junto ao fornecedor dos produtos se a aplicação é recomendada para estas peças para evitar o escurecimento e até desplacamento da pintura. Carters, tampa de válvulas e bloco costumam aquecer muito.

      atenciosamente,

      Equipe clube das oficinas.

  4. 26 de novembro de 2016  4:48 por José Francisco Responder

    Olá. Já fiz várias pinturas em motos minhas, e o grande problema é sempre o chassis que precisa uma boa reistencia mecanica a batidas e arranhões. Eletrostática seria o ideal mas não tem nenhuma empresa perto que faça o serviço, e tambem eu gosto de pintar.

    Já usei 2 combinações: primer - tinta poliéster - verniz.
    E já usei: preto vinílico - preto cadilac pu (sem o primer entre elas).

    No primeiro caso a tinta ficou ''macia'', não solta pedaços quando arranha, porem a resistencia a arranhões e um pouco baixa. Estou removendo essa que pintei 6 anos atrás e sai bem fácil na escova de aço do esmeril.

    No segundo caso em outra moto a pintura ficou mais dura, dificilmente risca. Mas se apertar algum parafuso ela estilhaça em volta dele deixando o ferro exposto. Tanto o vinílico quanto o pu desprendem.

    Agora to em dúvida sobre o que fazer nessa moto que to reformando. Queria uma pintura que fosse resistente como a pu que fiz na segunda moto, e macia como dessa que estou removendo, que no caso não solta lascas. É como se na pintura pu a tinta fosse um vidro e na poliéster com verniz fosse um plástico.

    Uma tinta que notei que tem resistencia boa e não lasca é o preto fosco vinílico. Mas aí vem muitas dúvidas.
    Será que o preto vinílico sozinho protege o metal de oxidar se aplicar várias demãos, ou é preciso aplicação do primer e tinta por cima? E se aplicar apenas o verniz sobre o vinílico, será que daria certo? Preciso de sugestões.

    • 17 de Janeiro de 2017  10:46 por O Clube Responder

      Olá José, obrigado pelo comentário.

      Uma das razões da “quebra” ou “lasca” da pintura pode estar na grande espessura da camada. Quanto mais grossa a camada, maior a chance de ocorrer esta “quebra”, porém áreas com parafuso sempre tendem a danificar a pintura. Para a aplicação da tinta que desejar, sempre dê a camada de primer para “fixar” e proteger contra a corrosão e depois aplique a tinta com acabamento em verniz.

      atenciosamente,

      Equipe clube das oficinas.

  5. 13 de novembro de 2016  16:46 por Thiago de Deus Responder

    Excepcional o Site, muito esclarecedor. Até sem palavras pra agradecer!!!

    Li todas as perguntas e respostas anteriores, nu ajudou muito!!!
    Eu tenho um Santana 2003 cinza e uma Twister prata 2005, meu pai um gol quadrado azul claro, minha mãe uma Palio Weekend 2010 branca todos estão precisando de uns talento!
    Como aqui na minha cidade o valor cobrado pelos serviços e exorbitante! Resolvi eu mesmo comprar todos os materiais: pistola sgk 600 bv devilbiss, compressor schulz mono de 15pes com 200L, lixadeira roto orbital, politriz angular. Vou fazer todo o serviço e ficar com o material de brinde! Fiz todos levantamentos e ficou mais barato que o valor do serviço que me cobraram... Li muito, assisti muito video no youtube, já fiz umas 4 reformas antes mais sempre com ajudas profissionais. Agora resolvi encara sozinho e vê no que dá!

    A principal duvida que fiquei e que o Santana precisa trocar o parachoque dianteiro, e vi sua uma pergunta falando de retoques. Qual o procedimento passo a passo pra pintar plastico? E quais materiais devo comprar? Encontrei o parachoque novo liso no Plastico! Vcs me recomendam alguma marca especifica pra pintura em plastico?
    Desde de já Grato

    • 5 de dezembro de 2016  18:00 por O Clube Responder

      Olá Thiago.

      Pinturas em plástico necessitam de alguns produtos específicos para garantir a aderência da tinta e a flexibilidade sem ocorrer desplacamento e trincas na mesma. Para isso, solicite em casas de tinta automotiva, a linha de produtos específicas para plástico, que oferecem desde o desengraxante para a limpeza até os flexibilizantes necessários para uma pintura resistente e de qualidade.

      Obrigado pelo comentário.

  6. 22 de setembro de 2016  8:31 por Edvaldo Responder

    Olá bom dia gostaria de uma ajuda com o no.e do matéria que devo usar para fazer o procedimento...prwciso pintar uma peça de uma moto ao só que a mesma é cromada ??.

    • 23 de novembro de 2016  10:41 por O Clube Responder

      Olá Edvaldo, fazer o lixamento do cromado com lixa 600 e aplicar Wash primer.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas

  7. 20 de setembro de 2016  15:12 por Rodrigo Responder

    Ola. O painel do meu carro é de plastico. Gostaria de pintar de vermelho PU ou poliéster.

    Devo usar antes washprimer e primer ou apenas washprimer ?
    Por ser plastico ambos dão aderência juntos ?

    • 23 de novembro de 2016  10:38 por O Clube Responder

      Olá Rodrigo, não se deve utilizar wash primer em plástico, recomendamos aplicar seladora específica e após o tempo de cura descrito pelo fabricante aplicar primer.

      Atenciosamente,

      Equipe clube das oficinas.

  8. 23 de julho de 2016  11:19 por SANDRO FREITAS BARROS Responder

    BOM DIA
    MEU AMIGO, QUERO UMA INFORMAÇÃO DE VCS OLHA ESTOU RESTAURANDO UM OPALA COMODORO 6CC ANO 1991 SO QUE ESTOU FAZENDO UM RAT ROD EU JA LIXEI TODA PINTURA DA LATARIA JA ESTAR TODO ENFERRUJADO E PORQUE QUERO DEIXAR NESTE ESTILO.
    QUERO MANTER NA COR DE FERRUGEM PORQUE E O ESTILO DO RAT ROD
    QUERO SABER DE VCS
    ESTOU COM DUVIDA SE POSSO APLICAR UM SELADOR SOBRE A FERRUGEM APOS SERA APLICADO O VERNIZ AUTOMOTIVO SOBRE A LATARIA FERRUGEM

    AGUARDO SUA RESPOSTA
    SANDRO BARROS

    • 6 de setembro de 2016  13:56 por O Clube Responder

      Olá Sandro, como vai?

      Ainda não temos estudos e práticas sobre esta modalidade de pintura.

      Atenciosamente.

      Equipe o clube das oficinas.

  9. 15 de julho de 2016  1:30 por Jefferson Jansen Responder

    Olá amigos
    A carroceria do meu carro antigo está no jateamento: Dúvidas:
    Quanto tempo após jateamento para proteger a chapa com algum produto e qual,a carroceria vai direto para o funileiro, soldar chapear, tem algum wash primer preto? O preto vinílico pode ser usado para este caso?

    Att

    Jefferson

    • 8 de agosto de 2016  13:03 por O Clube Responder

      Olá Jefferson, obrigado pelo comentário.

      Utilize washprimer para proteger a superfície . O preto vinílico é muito grosso para aplicação e trará mais retrabalho na hora da pintura definitiva, além de eventual incompatibilidade com primer.

      atenciosamente,

      Equipe o clube das oficinas.

  10. 11 de julho de 2016  20:42 por Francisco Machado Responder

    Olá,
    Estou reformando minha moto e já fiz todo o processo de lixamento nas pastes metalicas co=romadas e nao cromadas, apliquei o Wash Prime Duxone com catalise de 2:1 que secou por varios dias, voltei a operação e passei uma lixa 320 só para abrir os "poros" lavei com desengraxante e depois aplique tinta Preto Fosco PU sem diluição e sem catalise. Sim, na empolgação acabei esquecendo da parte do primer e da catalise.
    Assim notei que a tinta mesmo após 40minutos em estufa à 60° não cura por completo e passados 5 dias desse desastre as mesmas estão com aparência de seca ao toque, mas quando pressiono com a unha ou uma peça rígida percebo que a superfície fica marcada.
    Existe alguma possibilidade de eu salvar todo o trabalho (exemplo: aplicando verniz fosco para ajudar na catalização da tinta preto Fosco PU) ou vou ter que decapar tudo e começar de novo?
    Help me!!!!!

    • 8 de agosto de 2016  13:24 por O Clube Responder

      Olea Francisco, como vai?

      Infelizmente sem a catálise esta superfície não apresentará a cura. O correto será a remoção e reaplicação refazendo todo o processo.

      atenciosamente.

      Equipe clube das oficinas

  11. 24 de junho de 2016  13:52 por Mylene Fernanda Responder

    Olá gostaria de tirar uma duvida, tenho uma porta de correr de alumínio, mas não é na cor alumínio é escura tipo preto e como estamos terminamos a obra as janelas são de alumínio mesmo e gostaríamos de pintar a porta de alumínio também para não ficar "feio", mas meu primo não esta conseguindo, porque na verdade ele não nenhum produto antes, passou direto o spray mas assim que secou é só passar a unha que já descasca.
    O que fazer nesse caso pra tinta fixar bem sem descascar??
    Obrigada

    • 28 de junho de 2016  18:18 por O Clube Responder

      Olá Mylene, obrigado pelo comentário.

      Infelizmente, CESVI BRASIL não trabalha esse tipo de procedimento, procure mais informações em portais especializados nesse segmento de pintura.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  12. 20 de junho de 2016  4:38 por Ricardo Responder

    Olá, tudo bem? Espero que sim.
    Estou restaurando meu fusca, e queria eu mesmo fazer a pintura do interior da mala dele, pois o antigo dono colocou um produto preto, tipo um anti ferrugem por toda mala, consegui retirar uma boa parte já, mas tem uns lugares que lixei e tive que deixar na chapa, o que aplico primeiro na chapa? Primer? Depois a massa de poliéster? Pode me passar a ordem? Obrigado e sucesso!

    • 7 de julho de 2016  17:28 por O Clube Responder

      Olá Ricardo, obrigado pelo comentário.

      Aplique a massa e faça o lixamento necessário. Após o lixamento aplique uma fina camada de wash primer e posteriormente o primer.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  13. 6 de junho de 2016  15:48 por Walter Responder

    Olá,vou pintar meu veiculo mais n irei deixalo na lata
    Somente dar uma lixada de leve nesse caso irei precisar so da tinta mesmo ?

    • 9 de junho de 2016  12:02 por O Clube Responder

      Olá Walter, obrigado pelo comentário.
      Recomendamos que consulte o Passo a Passo de repintura a partir da etapa desejada.

      atenciosamente;

      Equipe clube das oficinas.

  14. 14 de Maio de 2016  0:28 por aristides ripardo Responder

    para pintar um eletro domestico como uma geladeira, pra pintar basta aplicar o primer e depois pintar?
    basta só estas duas coisas?

    • 24 de Maio de 2016  14:00 por O Clube Responder

      Olá Aristides obrigado pelo comentário!

      O CESVI BRASIL não trabalha com esse tipo de processo de pintura, seria interessante você consultar uma empresa especializada nesse tipo de pintura.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 31 de Maio de 2016  15:14 por Jorge do Buggy Responder

        Boa tarde! meu nome é Jorge e gostaria de tirar uma dúvida, vou jatear o chassis do meu byggy com oxido de alumínio, depois de jataer qual o procedimento correto antes de aplicar a tinta preta fosca, Ex: acabei de jatear tenho que lavar com algum produto antes, ou só precisa dar um jato de ar? próximo passo depois de lavar ou soprar é aplicar o wash-prime em todo shassis (posso aplicar duas demãos) e depois aplicar o primer (duas demãos tambem) qual o tempo de espera de cada camada do wash-primer, e de primer para primer, e posso aplicar quantas demaos do preto fosco por último, grato! Jorge.

        • 9 de junho de 2016  11:24 por O Clube Responder

          Olá Jorge, obrigado pelo comentário.

          Aconselhamos desengraxar a superfície e na sequencia aplicar uma demão de wash primer, uma demão é suficiente, e depois o aplicar o primer P.U de 2 a 3 demãos. O intervalo entre as demãos varia de acordo com o fabricante do produto, consulte o rotulo da embalagem. Faça o lixamento do primer, e para aplicar o preto fosco uma opção é aplicar preto P.U com fosqueante o que fará com que sua pintura fique fosca e resistente, aplique aproximadamente 2 demãos.

          atenciosamente.

          Equipe clube das oficinas.

  15. 21 de Abril de 2016  17:01 por luis dorneles Responder

    Posso aplicar prime em cima da 1ª mao de pintura (lixei) por achar umas imperfeições, depois lixar novamente e aplicar tinta

    • 6 de Maio de 2016  14:06 por O Clube Responder

      Olá Luis obrigado pelo comentário!

      Recomendamos que refaça o processo de preparação de pintura para eliminar qualquer imperfeição que possa ficar na peça.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  16. 7 de Abril de 2016  8:12 por Ademir Responder

    Bom dia!
    Estou reformando um opala e quero fazer uma pintura de primeira, no entanto iremos remover toda a tinta e deixar na lata vi em algumas respostas que a sequencia é a seguinte:
    1.Wash Primer
    2.Primer
    3.Tinta
    4.Verniz

    A minha dúvida é a seguinte, para aplicação do Wash Primer tenho que utilizar alguma pistola de pintura especifica ou pode ser com um compressor de AR direto?

    Obrigado

    • 14 de Abril de 2016  19:52 por O Clube Responder

      Olá Ademir obrigado pelo comentário!

      Recomendamos que consulte o Passo a passo de Preparo para pintura e o Passo a passo de pintura disponíveis aqui no Blog Clube da oficinas para melhor desempenho do seu processo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  17. 4 de Abril de 2016  20:21 por Avanir Adriano Responder

    Prescizo pintar uma cerca ferro galvanizado a fogo
    Qual procedimento

    • 6 de Abril de 2016  14:05 por O Clube Responder

      Olá Avanir obrigado pelo comentário!

      O CESVI BRASIL não recomenda procedimentos para esse segmento. Seria interessante consultar uma mão e obra especializada.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  18. 31 de Março de 2016  2:56 por Alan de Oliveira Responder

    Olá! Trabalho com graffiti em parede, porém, um cliente pediu um orçamento para pintar o baú do caminhão dele! Por falta de conhecimento na área, ainda não passei nada ao cliente. O material a ser utilizado é o spray de graffiti, gostaria de saber se preciso passar algo antes do spray, ou se já poderia jogar a tinta direto e depois vir com o verniz!

    • 4 de Abril de 2016  18:26 por O Clube Responder

      Olá Alan obrigado pelo comentário!

      Recomendamos que consulte o Passo a passo de Preparo para pintura do Blog Clube da oficinas para melhor desempenho do seu processo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  19. 9 de Março de 2016  13:48 por Jhonatan Responder

    Bom dia amigo,
    Estou começando os trabalhos de reforma no meu GOL 85.
    Depois de ter passado na mão de inúmeros lanterneiros e pintores meia boca eu decidi por conta própria e como forma de manter uma relação saudável com meu pai começar a restaurar essa minha relíquia que não possui valor de venda algum, porém tem tanto valor sentimental pra mim.

    A questão principal é. Quero, desejo e pretendo deixar o Carro sem tinta alguma, só na chapa crua.
    No caso eu andei lendo, que ao invés desse WPrimer utilizar resina como protetor do metal, isso procede ? Eu deixaria ele completamente sem tinta e depois aplicaria a resina e a partir da resina começar o resto do processo.

    • 14 de Março de 2016  15:10 por O Clube Responder

      Olá Jhonatan obrigado pelo comentário!

      Não recomendamos o uso de resina para essa finalidade, após a retirada total dos materiais fazemos a aplicação nessa sequência:
      1.Wash Primer
      2.Primer
      3.Tinta
      4.Verniz
      Sempre obedecendo o processo de preparação e as camadas orientadas pelo fabricante.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  20. 19 de Janeiro de 2016  16:27 por Joao Rafael Responder

    Boa tarde! Estou dando uma restaurada no assoalho do meu Voyage, já lixei ele todo e tirei os pontos de ferrugem, o que vc aconselha usar nele? Estava pensando em um fundo protetor de metais, depois emborrachamento e por último a pintura da cor do carro.

    Obrigado.

    • 22 de Janeiro de 2016  16:28 por O Clube Responder

      Olá Joao obrigado pelo comentário!

      O wash primer é aplicado sempre na chapa, depois você deve colocar as massas necessárias ou o calafetamento. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 3 de Fevereiro de 2016  13:49 por Eduardo Mateus Klein Responder

        Bom dia!

        Vi que você falou que sempre deve ser aplicado sobre a chapa, mas no caso de lixar somente uns pontos até o metal, ficando ainda alguns pontos de massa ou pintura, tem problema aplicar o wash primer sobre esses pontos? Vai prejudicar a adesão da pintura posterior?

        • 5 de Fevereiro de 2016  18:26 por O Clube Responder

          Olá Eduardo obrigado pelo comentário!

          O Wash Primer é ante-corrosivo e aderente e não prejudica a pintura posterior. Boa sorte!

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

  21. 19 de Janeiro de 2016  14:23 por Arnaldo Responder

    Boa tarde!
    Estou querendo fazer um trabalho no assoalho do meu Fusca, onde observei alguns pequenos furinhos. Gostaria de saber se posso lixar, aplicar ferrox, massa KPO e depois wash primer ou preto fosco vinilico. Está correta essa sequência? Posso passar o wash primer tb por fora do assoalho?
    Grato!

    • 22 de Janeiro de 2016  16:19 por O Clube Responder

      Olá Arnaldo obrigado pelo comentário!

      O wash primer é aplicado sempre na chapa, após deve-se colocar as massas necessárias ou o calafetamento. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 22 de Janeiro de 2016  16:20 por O Clube Responder

      Olá Arnaldo obrigado pelo comentário!

      O wash primer é aplicado sempre na chapa, depois deve-se colocar as massas necessárias ou o calafetamento. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  22. 21 de dezembro de 2015  21:24 por Emeline Responder

    Olá! Gostaria de pintar umas banquetas cromadas. Li que a única forma de fazer isso é utilizando o wash primeiro antes. Então, minha pergunta e a seguinte: posso passar tinta para metal " normal", que não seja automotiva, depois? Ou so automotiva? Estou com dificuldade para achar a cor "palha" que quero, sobretudo em fosco. Abraço! Obrigada

    • 30 de dezembro de 2015  11:30 por O Clube Responder

      Olá Emeline obrigado pelo comentário!

      Temos somente conhecimento técnico do setor automotivo. Recomendamos que consulte o fabricante das banquetas para lhe orientar quanto ao procedimento da pintura adequado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  23. 11 de dezembro de 2015  16:19 por Vitor Responder

    Boa tarde , estou pintando um motor de moto , mandei jatear com areia , agora posso aplicar wash primer e em seguida spray aluminio de alta temperatura ?

    • 30 de dezembro de 2015  11:18 por O Clube Responder

      Olá Vitor obrigado pelo comentário!

      O problema é se os produtos aplicados antes da tinta conseguiram suportar a alta temperatura. Sugerimos que verifique as recomendações dos fabricantes.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  24. 10 de dezembro de 2015  17:18 por jean Responder

    qual a referencia da tinta preta da moto shadow vt 600 ano 1998 , dizem que é DUPONT

    • 14 de dezembro de 2015  12:37 por O Clube Responder

      Olá Jean obrigado pelo comentário!

      Consulte o fabricante da tinta ou da moto, pois eles poderão lhe indicar o melhor produto.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  25. 5 de dezembro de 2015  9:46 por douglas borges Responder

    Amigo,obrigado por me responder..Estou só com uma duvida Qual seria a melhor tinta preto fosco para aplicar e,se devo aplicar algum verniz para proteção.Muito obrigado pela atenção.Valeu.

    • 14 de dezembro de 2015  12:33 por O Clube Responder

      Olá Douglas obrigado pelo comentário!

      Você pode fazer a pintura com o preto fosco vinílico, e também fazer o lixamento da região a ser pintada.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  26. 4 de dezembro de 2015  11:09 por Diogo Responder

    ola bom dia, estou tendo um problema com tinta esmalte sintetica automotiva, se eu pintar somente uma demão fica boa a pintura porem na lata diz que tenho q passar a segunda demão apos 10 minutos e qdo passo a segunda demao fica com casca de laranja a pintura o que pode estar acontecendo. obrigado

    • 14 de dezembro de 2015  12:30 por O Clube Responder

      Olá Diogo obrigado pelo comentário!

      O que pode estar acontecendo são algumas possibilidades como diluição e catálise incorreta do produto, bico de aplicar inadequado, pressão de ar fora do recomendado, entre outros motivos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  27. 26 de novembro de 2015  19:01 por douglas borges Responder

    Boa tarde estou fazendo uma moto bobber e,gostaria de pinta-la de preto fosco.Vão ter peças de alumínio e ferro a serem pintadas.Você poderia me dar umas dicas.desde já agradeço.Obrigado.

    • 2 de dezembro de 2015  18:45 por O Clube Responder

      Olá Douglas obrigado pelo comentário!

      Em peças de alumínio e de ferro é necessário aplicar a wash primer para dar maior aderência aos demais acabamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  28. 21 de novembro de 2015  13:45 por Newton Responder

    Parabéns pelo respeito e profissionalismo! Tenho uma bicicleta de aluminio que foi retirada sua tinta original e envernizado o alumínio polido. Gostaria de pinta-la . Devo lixar para retirar o verniz e aplicar prime para só entao pintar e envernizar ? Se sim, qual lixa, prime, enfim material necessario? Desde ja muito obrigado

    • 2 de dezembro de 2015  18:41 por O Clube Responder

      Olá Newton obrigado pelo comentário!

      Você pode lixar com uma lixa de grão 600 a seco para tirar o brilho da peça e depois aplicar a tinta e o verniz se necessário.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  29. 21 de novembro de 2015  12:32 por Giovani barbosa Responder

    Tenho um quadro de alumínio removi toda tinta antiga posso jogar o primer universal pra poder pintar não tem perigo de desgacar

    • 2 de dezembro de 2015  18:41 por O Clube Responder

      Olá Giovani obrigado pelo comentário!

      Neste caso é necessário fazer o lixamento com uma lixa de grão 600, aplicar o wash primer para dar uma boa aderência nos demais acabamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  30. 18 de novembro de 2015  0:22 por samuel Responder

    Ola amigos estou com um problemao...sou novo na arte de pintura automotiva, estou aprendendo, gostaria de saber o se eu posso usar primer universal encima do preto pu...eu pintei o paralama dianteiro de minha moto, nao gostei pois ficou ums furos e ums rachados do paralama, entao preparei a peça com massa lixei, hoje fui aplicar o fundo primer universal da anjo, e depois de us 5 minutos ela rachou o primer e ficou aparecendo o preto...o que fiz de errado...

    Gostaria tambem de algumas dicas de como pintar uma roda deligaleve, comprei umas tintas do mercadolivre que imita cromo. jatiei as rodas tirei toda impuresa da tinta antiga deixando a roda preparada para receber a nova tinta, minha pergunta é tenho que dar o fundo primer , ou nao p´precisa..
    fico no aguardo da ajuda do pessoal..

    • 2 de dezembro de 2015  18:39 por O Clube Responder

      Olá Samuel obrigado pelo comentário!

      No para-lama da moto você deve utilizar o primer poliuretano e não o primer universal, ele não tem resistência aos demais produtos.
      Para pintura das rodas você deve aplicar o wash primer para promover maior aderência, e, em seguida aplicar o primer poliuretano, lixar com lixas de grão 320 e 600, e depois aplicar a tinta e o verniz de acabamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  31. 17 de novembro de 2015  17:47 por Victor Responder

    Olá, boa tarde.

    Primeiramente obrigado pela disposição em responder as duvidas, isso ajuda muita gente inexperiente assim como eu.

    A minha duvida é a seguinte, fiz um banho de zinco em dois paralamas de bicicleta, foi me recomendando lixar a peça com lixa d'agua, primeiro com 220 e depois com 180, após isso pintar com spray colorgin super galvite (que é para dar aderência) e depois com spray colorgin esmalte sintético.
    14 horas após aplicação do super galvite consigo tirar esse preparador com o passar da unha, isso significa que não lixei a peça bem o suficiente antes de aplicar oOU o produto usado não é adequado para uma peça zincada?
    Fui em outra loja e me recomendaram prmeiro usar Wash Primer e depois pintar com a tinta que já tenho, a colorgin esmalte sintético, está correto? Antes de usar o Wash primer devo lixar a peça zincada até ela perder o brilho?

    • 2 de dezembro de 2015  18:38 por O Clube Responder

      Olá Victor obrigado pelo comentário!

      Você deve fazer o lixamento bem feito, e, em seguida aplicar o wash primer para promover maior aderência e só depois aplicar uma camada de primer pu catalisado, após a secagem lixar com lixa 320 e 600, e aplicar a tinta e o verniz, se necessário.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  32. 7 de novembro de 2015  0:19 por junio sergio camponez Responder

    Ola, boa Noite, Estou fazendo uma restauraçao em um carro antigo passei removedor de tinta com um disco para nao marcar a lata agora gostaria de saber como devera ser o procedimento para protecao da lata quais os produtos que devo usar para proteger contra o ferrugem para depois fazer a pintura automotiva pois algumas delas começarao a enferrujar. Gostaria de saber se so com esse wash-primer depois de aplicado sobre a lata se ela ja fica protegida.

    • 23 de novembro de 2015  16:41 por O Clube Responder

      Olá Junio obrigado pelo comentário!

      O Wash primer tem a função de proteger a chapa contra a corrosão e promover a aderência dos demais produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  33. 26 de setembro de 2015  23:38 por André Responder

    Olá pretendo pintar cubos e aros de moto...
    No caso dos cubos que são alumínio qual tipo de procedimentos para um serviço com qualidade e nos aros que são cromados,qual melhor prime,tinta,lixa etc...

    • 23 de outubro de 2015  17:47 por O Clube Responder

      Olá André obrigado pelo comentário!

      Primeiramente é necessário lixar bem as peças com lixa 600 ou 800 para tirar o brilho de toda peça, e depois aplicar o wash primer para dar uma ótima aderência nos demais acabamentos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  34. 16 de setembro de 2015  21:05 por Valter Lombello Responder

    Ola, estou reformando o assoalho do meu gol 96 e gostaria de saber se posso aplicar o primer ou zarcao apos ter aplicado o TF7 (convertedor de ferrugem). Posso fazer sem medo ou tem algum problema nesse processo?

    • 18 de setembro de 2015  13:42 por O Clube Responder

      Olá Valter obrigado pelo comentário!

      Após a aplicação e reação do TF7, é recomendado limpar bem a região, e em seguida aplicar o Wash primer e o Primer poliuretano.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  35. 10 de setembro de 2015  6:00 por fabio relva Responder

    Olá tenho um fusquinha 65 ele já foi pintado várias vezes (é claro) meu sonho era jatear mas não farei o que é como posso preparado bem legal para aplicar um p u.

    • 14 de setembro de 2015  18:47 por O Clube Responder

      Olá Fabio obrigado pelo comentário!

      Para ficar bem feito, é necessário remover toda a tinta antiga com acabamento nitrocelulose e depois aplicar o acabamento poliuretano, isso dará uma qualidade muito melhor à pintura final.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  36. 15 de julho de 2015  16:51 por magnum Responder

    ola amigo, posso pintar com tinta poliester por cima de um carro com verniz pu? qual seria o procedimento? obrigado desde ja.

    • 31 de julho de 2015  15:00 por O Clube Responder

      Olá Magnum obrigado pelo comentário!

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Não tem problema aplicar tinta ou verniz por cima dos produtos PU, mas tem que lixar antes 600.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  37. 30 de junho de 2015  11:30 por Eduardo Responder

    Oi, estou restaurando uma rd 350/86
    Gostaria de uma pintura bem resistente, vou mandar jatear o quadro, apos seria, wash primer, lixa, primer pu, lixa, tinta pu e verniz?
    Obrigado!

    • 6 de julho de 2015  20:31 por O Clube Responder

      Olá Eduardo obrigado pelo comentário!

      Siga as orientações:
      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
      Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  38. 28 de junho de 2015  5:56 por valdinei Responder

    ola amigo, eu lixei meu carro te na lata nua agora to quereno bater o fundo mais antes do fundo tenho que bater esse wash-primer?

    • 6 de julho de 2015  20:30 por O Clube Responder

      Olá Valdinei obrigado pelo comentário!

      Siga as orientações:
      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
      Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  39. 25 de junho de 2015  13:26 por Tarcísio Responder

    Bom dia! Quero pintar o para-choque cromado de um fusca na cor do veículo, sendo que a parte interna do para-choque quero pintar de preto fosco. Posso usar o preto fosco vinílico em toda a peça no lugar do wash primer? Pensei em fazer assim: I- lixar para retirar ferrugem e "arranhar" cromado; II - limpar com desengraxante; III - Aplicar massa de poliester e lixar para retirar imperfeições; IV - limpar com desengraxante; V - Aplicar preto fosco vinílico em toda a peça; VI - Aplicar fundo PU somente na parte externa da peça (a do fundo ficaria somente com o preto fosco vinílico); VII - Aplicar tinta PU na parte externa. Eu estaria no caminho mais adequado em se transando de para-choque? Seria vantajoso aplicar verniz por último? Muito obrigado pelas excelentes dicas!

    • 6 de julho de 2015  20:26 por O Clube Responder

      Olá Tarcísio obrigado pelo comentário!

      Siga as orientações:
      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
      Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  40. 18 de junho de 2015  9:14 por Raimundo Valentim Responder

    Bom dia. Tenho uma moto shadow que já foi pintada duas vezes, porém tem muitos arranhoes. Gostaria de saber se ficaria melhor eu remover toda a tinta e aplicar o wash-primer ou se somente lixar, corrigir os arranões com massa répida e aplicar uma tinta nova, ficaria bom. no caso das carenagens que são de plástico como fazer pra remover a tinta e qual o procedimento para pintá-las.

    • 22 de junho de 2015  11:57 por O Clube Responder

      Olá Raimundo obrigado pelo comentário!

      Caso os riscos não tenham atingido o primer e metal, poderá lixar até o primer e refazer a pintura. Para as peças plásticas, terá que lixar e depois usar primer para plástico com flexibilizaste específico para pintura em peças plásticas, evitando assim trincas na pintura.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  41. 15 de junho de 2015  0:32 por jose pacheco Responder

    Li e aprendi bastante com as respostas dadas na pagina. Eu quero pintar um Bau de aluminio de um caminhão. Ele é usado e vai precisar de alguns reparos com massa poliester para deixar pronto para o trabalho da pintura. Minha idéia é pintar com uma cor prata PU. O que voce pode me orientar no procedimento para preparar o Bau para pintar. grato

    • 6 de julho de 2015  20:20 por O Clube Responder

      Olá Jose Pacheco obrigado pelo comentário!

      Siga as orientações:
      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
      Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  42. 26 de Maio de 2015  10:47 por Margarete Responder

    Bom dia. Tenho um Cruze 2014 e quando estava voltando do trabalho voou uma pedra no capô e tirou a tinta, gostaria de saber se vou precisar pintar todo o capô ou só a parte onde pegou a pedra, e se a tonalidade ficara igual em caso de pintar só onde foi atingido.

    • 2 de junho de 2015  17:50 por O Clube Responder

      Olá Margarete obrigado pelo comentário!

      Dependendo do local do dano e da cor, é possível pintar somente a peça danificada, ou até mesmo fazer um retoque localizado.
      No caso mais extremo pode ser retocado a tinta e aplicar verniz na peça toda.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  43. 26 de Maio de 2015  1:04 por Allan Responder

    Boa noite,

    Antes de tudo agradeço pelas orientações. Estou me esforçando ao máximo para compreender os conceitos, mas algumas dúvidas ainda permanecem. Quero fazer micro pintura, só no meu carro mesmo. Já comprei aerógrafo pra isso. Vi em muitos vídeos o pessoal usando massa rápida, lixando, pintando e envernizando. Então queria saber o que é mais adequado nas três situações:

    1) Quando o risco remover somente o verniz. É só aplicar outro verniz no lugar? Melhor lixar um pouco em volta para não dar diferença?
    2) Quando o risco remover o verniz e a tinta base. É só aplicar a tinta e verniz de novo? Melhor lixar um pouco em volta para não dar diferença? E se precisar preencher, uso massa rápida ou primer PU?
    3) Quando o risco remover verniz, tinta base e primer. Nesse caso seguiria a sequência wash primer, primer, tinta base, verniz? Melhor lixar um pouco em volta para não dar diferença? E se precisar preencher, uso massa rápida ou primer PU?

    Obrigado.

    • 2 de junho de 2015  17:49 por O Clube Responder

      Olá Allan obrigado pelo comentário!

      Primeiro é necessário identificar a profundidade do risco, se ele afetou a tinta abaixo do verniz é necessário lixar até remover o verniz e aplicar primer pu, lixar o primer com lixa de grão 320, 400 e 600 , tirar o brilho da peça com lixa de grão 800, aplicar a tinta fazendo o alongamento e completar com o verniz na peça toda.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  44. 25 de Maio de 2015  5:05 por Renato Júnior Responder

    Parabéns a equipe pelo profissionalismo e atenção, gostaria de saber se da certo esse procedimento, tenho uma cb 300 azul metálico, o tanque dela está com a pintura perfeita, porém no local onde fica os joelhos, o verniz está estragado, pensei em lixar o local, fazendo a retirada do verniz estragado e aplicar um novo verniz, em seguida aplicar o thinner de emenda, daria certo, se sim, poderia me dizer quais as lixas deve usar???


    Desde já agradeço!!!

    • 2 de junho de 2015  17:43 por O Clube Responder

      Olá Renato obrigado pelo comentário!

      Neste caso você deve lixar com lixa de grão 320 para nivelar, aplicar uma camada de primer para isolar, e lixar com uma lixa 400 e 600.
      Você pode quebrar o brilho da peça toda com a lixa 800 e aplicar verniz no tanque inteiro.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  45. 6 de Maio de 2015  13:50 por rodrigo miranda da silva Responder

    ola, tenho um palio weekend 1997 , e gostaria de saber aonde posso saber qual a cor dele pois no dok e vermelhos mas sei que tem varios tons de vermelho, na frente e nem na porta tem o codigo...!! quero pinta-lo e nao sei a cor
    obrigado

    • 20 de Maio de 2015  19:15 por O Clube Responder

      Olá Rodrigo obrigado pelo comentário!

      O que pode ser feito é buscar uma casa de tintas a qual o profissional tem o catálogo de cores para comparação e identificação da cor original de seu veículo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  46. 27 de Abril de 2015  17:44 por Jean Laurito Responder

    Olá, estou pesquisando sobre o assunto e li o artigo e me surgiu algumas dúvias. Estou restaurando uma bicicleta e pensando que seria melhor, mandei jatear o quadro, e para minha surpresa ficaram marcas do jateamento então penso em acertar com massa. A massa plastica seria a mais indicada ou a massa corrida? Como já faz alguns dias que mandei jatear a peça esta quase toda com uma camada fina de "ferrugem" pois ficou no chamado metal branco. Por favor me confirme se a sequência poderia ser: Lixar/ limpar com escova de aço (para remover a ferrugem formada pós jateamento) - massa plástica - lixar - prime Wash - prime PU - tinta. Ou se tenho que passar algum outro produto?

    Desde já agradeço a ajuda.

    • 30 de Abril de 2015  13:33 por O Clube Responder

      Olá Jean obrigado pelo comentário!

      O seu processo está correto, só use massa poliéster, remova toda a ferrugem, desengraxe e aplique a massa poliéster ( você terá um pouco de trabalho em relação à ferrugem e ao lixamento da massa), depois de pronto, limpe novamente com desengraxante e aplique wash primer, aí você pode ficar tranquilo que a corrosão não atacará mais o aço.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  47. 18 de Abril de 2015  17:09 por Edilson Responder

    ola boa tarde meu nome e Edilson gostaria de sabe se pode aplicar verniz em quarque pintura ou so nas pinturas metalicas

    • 30 de Abril de 2015  13:21 por O Clube Responder

      Olá Edilson obrigado pelo comentário!

      O verniz pode ser aplicado em pinturas PU, poliéster, metálico, perolizado, sintético, menos em laca, porque ocorrerá o desplacamento. Use as lixas P1500 ou P2000, desengraxe e aplique o verniz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  48. 6 de Abril de 2015  2:57 por Jackson Responder

    Boa noite!
    Tenho um Fiesta ano 2000 verde, está com queimados no capô dianteiro e também na parte superior das portas. O capô pretendo pintar inteiro, então nesta parte seria mais "fácil", mas a parte superior das portas gostaria de fazer somente a parte do queimado. Como faço para deixar parelho a tinta que vou pintar com a tinta que já está lá e não irei mexer?
    Parabéns pelo site e pela atenção!

    • 16 de Abril de 2015  17:09 por O Clube Responder

      Olá Jackson obrigado pelo elogio!

      Primeiramente é interessante identificar se a pintura é com acabamento poliéster com tinta e verniz ou poliuretano com apenas um acabamento. Como saber se o acabamento é poliéster ou poliuretano? Basta pegar um algodão e uma massa de polir, passar no carro como se estivesse polindo. Onde for poliéster não vai sair tinta nenhuma no algodão, mas se for poliuretano vai sair a cor do veículo no algodão.
      Se for poliéster você deve lixar e aplicar primer nas peças danificadas, espere secar e lixe com a lixa adequada. Depois você deve empapelar e pintar, no restante do carro você deve fazer um polimento para reativar o brilho.
      Se for pintura poliuretano você precisa lixar bem e repintar com tinta pu, nas outras partes onde não há brilho basta polir para reativar o brilho.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas

      • 8 de Maio de 2015  12:00 por Rafael Otto Responder

        Bom Dia
        estou pesquisando pois tenho uma marea weekend verde escuro e esta com a pintura do teto queimada(verniz).qual processo correto para repintura do carro total.que primer devo usar,que tinta,e verniz?
        pelo comentário aqui descrito a principio é pu devido a soltar a tinta no polimento,porem sera que isso não acontece devido ao verniz queimado ou sem verniz?
        o processo que penso em fazer é lixar ate retirar todo o verniz e fosquear a tinta,depois passar primer (só não sei qual o pu,quantas maos?)uma ou duas maos de tinta e verniz.esta correto?

        • 20 de Maio de 2015  19:19 por O Clube Responder

          Olá Rafael obrigado pelo comentário!

          O correto é o lixamento do verniz antigo até a superfície ficar lisa (pode conter áreas no verniz e na base), e posteriormente realizar a aplicação do primer PU, que deverá ser lixado com lixa 320, 400, 600 e finalizado com lixa 800. Após o lixamento use base poliéster e depois o verniz PU alto sólidos.

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

  49. 5 de Abril de 2015  22:20 por carlos henrique Responder

    boa noite tudo blz?? eu gostaria de saber qual a finalidade do catalizador no primer pu e se eu posso aplicar sem o catalizador,,e se por ventura quais os riscos?? e gostaria de saber tmb sobre como fazer emenda de verniz (detalhadamente)sem deixar mapeado obrigadoo

    • 16 de Abril de 2015  17:05 por O Clube Responder

      Olá Carlos obrigado pelo comentário!

      A principal função do catalisador é a secagem por completo do produto em um tempo menor, se aplicar sem esse produto não vai secar por completo, prejudicando a aplicação dos demais produtos.
      Para fazer a emenda do verniz é necessário fazer um lixamento numa área determinada com uma lixa, a granulação deve estar acima de 1500 com a finalidade de tirar o brilho da pintura.
      Em seguida aplique a tinta na região lixada fazendo o alongamento.
      Atenção: Uma parte da lixa deve ficar sem aplicação de tinta, é neste ponto que vamos fazer a emenda do verniz que deverá ser aplicado da seguinte forma: a primeira passada deve ultrapassar a região atingida pela tinta, ou seja, cobrir a tinta, aguarde um tempo de 10 a 15 minutos e aplique a segunda passada de verniz ultrapassando a primeira ainda dentro da área lixada, para finalizar, tire todo o verniz da pistola e coloque o thinner de emenda ou de fusão ainda dentro da área lixada, aplique duas passadas dando um intervalo de 5 minutos entre uma passada e outra, após a secagem fazer o polimento na região da emenda.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  50. 1 de Abril de 2015  19:21 por soares Responder

    Quais produtos e quais precedimentos devo seguir para pintar meu carro?
    já começei mas n terminei, lixei a pintura queimada do tempo e logo pintei, mas sem verniz, em algumas partes ela tá descascando fácil.
    Tem partes q tem ferrugem a baixo da tinta q apareceram um tempo depois. Oq devo fazer?
    tem lugares tbm q eu passei massa plastica comum mas ela soltou ou até mesmo rachou, ela ñ teve aderência, gostaria muito de seu conhecimento.
    Grato.

    • 2 de Abril de 2015  18:20 por O Clube Responder

      Olá Soares obrigado pelo comentário!

      O correto para este caso é começar o processo do início, removendo as partes enferrujadas e iniciando todo o preparo da superfície para receber as camadas, evitando assim problemas futuros de corrosão, desplacamento e demais problemas relacionados à pintura.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  51. 24 de Março de 2015  18:25 por Marcelo Ferreira Responder

    Vou pintar o para-choque traseiro do meu carro,. existem locais que a tinta esta trincada, ( mas o fundo continua lá ) essas trincas eu pretendo remover com espatula , aplicar massa poliester lixar, aplicar o primer etc..
    A dúvida é nas áreas onde a pintura esta perfeita, pois pretendo pintar o para choque todo,.
    Tenho que só quebrar o brilho com lixa 400, depois 600 e posso aplicar a nova tinta ?
    Ou tenho que lixar aplicar primer no parachoque todo e depois pintar ele inteiro ?
    Desde ja agradeço.

    • 2 de Abril de 2015  18:15 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo comentário!

      O lixamento pode ser feito com lixa 400 e posteriormente 600 desde que não atinja a camada do plástico. Caso isso ocorra, terá que fazer a aplicação do primer para plástico e depois a base e o verniz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  52. 19 de Março de 2015  2:23 por kesiley Responder

    boa noite, lixei todo o carro, algumas partes(+ - de 5cm) apareceram a lata , posso aplicar o primer pu direto para depois aplicar a tinta. E o pu pode ser aplicado em cima da tinta lixada, lixei com 80 depois 180 e 220.
    obrigado

    • 20 de Março de 2015  19:20 por O Clube Responder

      Olá Kesiley obrigado pelo comentário!

      O processo está correto. Finalize com a lixa 220 e aplique o primer PU, em seguida, volte a lixar com a 320, 400, 600 roto ou 800 manual, e por último pinte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  53. 17 de Março de 2015  22:07 por Wallace Responder

    Ola, boa noite.
    Gostaria de parabenizar a agilidade, pontualidade, precisão deste canal de perguntas, creio que muitos foram respondidos melhor do que em oficinas especializadas!

    Agora vamos a pergunta mais banal.. sou leigo no assunto antes de mais nada, porém estou correndo atrás para aprender sobre o assunto a ponto de estar hábil à reparar a própria pintura do meu carro... estou vendo videos, lendo muitos materias didáticos e ainda visitando uma oficina para aprender melhor na prática. Mas algo que ainda não entrou na minha mente por mais simples que seja é o seguinte:

    meu carro tem funilaria a fazer (moças, alguns pontos leves e bem no inicio da corrosao, realmente pontos, tem os chamados "mapas", onde a repintura anterior nao foi realizada da maneira adequada, e tem pontos perfeitos, como teto por exemplo) e arranhoes nos para choques..

    Entao por onde eu devo iniciar ? gostaria de realizar o maximo do servico em casa, preparacao e tudo mais, irei pagar somente para pintar apenas. Por favor quanto mais detalhes melhor, numero da lixa tudo bem passo a passo..
    Ainda estou confuso, no que se diz ao prime, pu, wash prime, massa rapida, massa de poliester.. etc
    Grato pela colaboracao do site, e pela att de voces.

    • 19 de Março de 2015  17:29 por O Clube Responder

      Olá Wallace obrigado pelos elogios!

      Primeiramente é importante avaliar o estado de cada peça do seu veículo para identificar o grau de dano existente em cada uma delas. No caso de mapas, corrosão de chapa, arrepiados, é necessário remover todas as camadas e reiniciar o processo de pintura, principalmente pela dúvida do trabalho realizado e os materiais utilizados em reparações anteriores. As áreas que não apresentam danos além do verniz, poderão ser reparadas com o lixamento, preparação e repintura da base e verniz. Lembramos que para fazer um processo de pintura em casa você precisa ter uma área específica para aplicação dos acabamentos, evitando assim a contaminação da pintura por sujeiras, surgimento de crateras, entre outros. Você também precisa de pistola adequada para cada um dos produtos e uma linha de ar comprimido adequado e tratado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  54. 3 de Março de 2015  11:21 por Luiz Responder

    Fiquei com uma dúvida: você fala que o wash primer é é para aplicar em chapa nua. Você também fala que a massa poliéster é para aplicar em chapa nua. Como faço?

    • 10 de Março de 2015  14:03 por O Clube Responder

      Olá Luiz obrigado pelo comentário!

      A reparação segue a sequência de aplicação da massa sobre a chapa nua em pontos com irregularidades, lixamento da região da massa para nivelamento e posterior aplicação do wash primer sobre a massa e o restante da chapa nua aparente para depois receber o primer.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  55. 14 de Fevereiro de 2015  20:37 por mikael silva Responder

    que tipo de lixa uso para remover verniz do meu carro e depois como preparo para pintar

    • 20 de Fevereiro de 2015  12:50 por O Clube Responder

      Olá Mikael obrigado pelo comentário!

      Se a pintura estiver somente sem brilho ou com diferença de tonalidade por exemplo, basta lixar com uma lixa 600 e 800 a seco e pintar em seguida.
      Se houver muitos defeitos como, trincado na pintura, sujeiras profundas, defeitos de ondulações e etc, é necessário lixar com uma lixa bem mais abrasiva para remover os excessos, e em seguida utilizar as lixas mais finas de acabamento.
      Em caso extremo, use removedor pastoso em toda a pintura e inicie todo o processo da chapa.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  56. 1 de Fevereiro de 2015  3:52 por alvaro Responder

    OlA VOU PINTAR MEU CARRO ,QUERIA SABER QUE TIPO DE LIXA USAR E A NUMERACAO PARA LIXAR A PINTURA VELHA PARA APLICAR O PRIMER , ABRACOS

    • 11 de Fevereiro de 2015  10:43 por O Clube Responder

      Olá Álvaro obrigado pelo comentário!

      Recomendamos as lixas a seco. Quanto à numeração, depende de como está a pintura velha, se estiver com excesso de produto é necessário remover tudo, neste caso, utilize um removedor pastoso para tinta e limpe com thinner, em seguida lixe com uma lixa de grão 320 ou 400.
      Após esta etapa aplicar Wash primer e primer p.u, lixar com lixas 320,400 e 600, mascarar e pintar com a tinta a aplicar verniz para dar o brilho.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  57. 30 de Janeiro de 2015  16:38 por Ronaldo Responder

    Estou programando a restauração de um fusca.Para conseguir o mesmo resultado de preto semi brilho do chassi original, do assoalho e das latas que compõe externamente o motor tenho algumas dúvidas:

    A tinta com o resultado muito aproximado de brilho é o preto vinílico? Alguma referencia específica (fosco, semi brilho, etc)?

    1) Nos casos que a peça ficar na lata ( após um jateamento por exemplo) posso aplicar o preto vinílico direto ou ainda assim há a necessidade de aplicar o wash primer?
    2)E no caso de peças como o assoalho fornecido para substituição vem com uma tinta de proteção. o que preciso fazer para preparar superfície para aplicação da tinta preto vinílico? Lixa, wash primer, pimer e tinta preto vinílico ?
    3) Como é a resistência a solventes dessa tinta? lavar o chassi com solventes, querosene , etc, pode causar danos?
    4) Aplicação sobre massa poliéster é possível? basta aplicar o primer depois da massa e em seguida o preto vinílico?
    5) Se não for possível a aplicação do preto vinílico em áreas que já tenham cobertura de outra tinta ou porque a resistência não é adequada para o tipo de peças e uso proposto qual tinta e procedimento vocês sugerem para substituir o preto vinílico e conseguir o mesmo resultado de semi-brilho.?

    • 11 de Fevereiro de 2015  10:41 por O Clube Responder

      Olá Ronaldo obrigado pelo comentário!

      Se você não precisar de uma camada um pouco mais grossa, o preto vinílico é perfeito, inclusive tem a função de proteger a chapa contra corrosão com uma ótima aderência.
      Atenção às seguintes instruções:
      1 - Preto fosco vinílico e o Wash Primer tem as mesmas características de proteger a chapa contra corrosão e promover aderência;
      2 - Se a peça já vem com a proteção anticorrosiva de fábrica não é necessário aplicar, normalmente é aplicado uma textura contra batida de pedra conhecido como emborrachamentos;
      3 - O preto fosco vinílico ou Wash Primer são catalisados e depois de seco, tem uma boa resistência ao solvente ou querosene;
      4 - Ele também tem a função de proteger a chapa contra corrosão e promover a aderência dos demais produtos, por isso devem ser aplicados antes do primer p.u, inclusive sobre a massa poliéster;
      5 - Recomendamos a utilização do preto poliuretano (p.u) catalisado e com fosqueante, lembrando que a proporção de fosqueante é de acordo com o brilho desejado.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  58. 21 de Janeiro de 2015  12:41 por Marcelo A. Gonçalves Responder

    Bom dia! Comprei um barco a vela e estou querendo pinta-lo. Na guarderia onde ele esta me disseram que a pintura dele ainda esta no Gel apesar de já bem surrada. Arrumei um pintou que me disse para comprar tinta Pu. Quando fui na loja de tintas o vendedor peguntou se eu não ia aplicar o Prime antes da tinta. Meu pintor me informou que não era necessário pois não iríamos retirar toda tinha do barco a ponto de deixarmos só na fibra. Iríamos apenas dar uma lixa Dàgua e pintar por sima. Pergunto: Esta Certo o que o pintor disse ou tento obrigatoriamente antes de pintar dar o Prime? Grato.

    • 26 de Janeiro de 2015  15:16 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo seu comentário!

      É correto lixar para tirar o brilho da peça (lixa 600, não pode aparecer a fibra) desengraxe e aplique a tinta PU,
      Se aparecer a fibra, tem que aplicar a seladora e também o primer.
      Obs: Seladora é um produto de aderência para o plástico e a fibra serve para evitar o "desplacamento" dos produtos aplicados.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

      • 6 de Fevereiro de 2015  0:13 por Marcelo Agostinho Gonçalves Responder

        O que aconteceu: O pintor que arrumei não deu essa "seladora" aonde apareceu a fibra! Ele aplicou direto o prime por cima e pintou com a tinta PU. Agora que você disse isso, falei para ele e ele disse que não tem problema! O pior que a parte que mais apareceu a fibra foi na Quilha do veleiro onde tiramos a tinta da emenda dela com o fundo do veleiro até a metade dela! Pergunto: Tenho que lixar até aparecer a fibra de novo e dar a "Seladora" para depois dar o Primer e pintar ou posso deixar do jeito que esta e aplicar a "Tinta Venenosa"? Grato mais uma vez.

        • 11 de Fevereiro de 2015  11:08 por O Clube Responder

          Olá Marcelo obrigado pelo comentário!

          Em qualquer parte que aparecer a fibra é necessário aplicar a seladora.
          Para corrigir esta região você deve lixar até chegar na fibra e aplicar a seladora, a principal função da seladora é promover a aderência dos demais produtos.

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

      • 10 de Fevereiro de 2015  1:54 por Aldo Responder

        Boa noite,

        muito bom esse site, obrigado pelas informações!
        Eu estou tendo uma duvida no meu caso especifico... Eu despoli todo meu caminhão que estou a recuperar mas alguns pontos eu fui encontrando ferrugem então eu lixei ate chegar a chapa. Agora eu tenho partes despolidas e algumas partes em chapa nua.
        Na chapa nua eu queria dar protecçao anti corrosiva e betume de fibra de vidro (por ser mais resistente que massa de polyester).
        A duvida é? Depois de desengordurar tudo, o que dou primeiro? Wash primer ou betume? Obrigado pelas dicas
        valeu
        Agora tenho

        • 20 de Fevereiro de 2015  15:25 por O Clube Responder

          Olá Aldo obrigado pelo comentário!

          Onde houver ferrugem é recomendado fazer o processo de reparação.
          Caso seja necessário, aplique massa poliéster para corrigir pequenas imperfeições, e em seguida aplique o Wash primer para proteger a chapa contra a corrosão, depois aplique o primer poliuretano de enchimento, após a secagem lixe com lixa de grão 320, 400 e 600 a seco.
          Faça o mascaramento e aplique a tinta e o verniz de acabamento se for preciso.

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

  59. 29 de dezembro de 2014  13:56 por Pedro Echt Responder

    Bom dia. Antes de mais nada um feliz ano novo.

    Tenho alguns móveis de jardim em alumínio fundido que descascaram e aparece uma camada de óxido de alumínio. Os moveis são cheios de reentrâncias (tipo rococó), impossível de lixar tudo. Como posso repintá-los em casa.Como preparar a superfície? Quais produtos usar? Acho que originalmente foram pintados com pintura eleotrostática.
    Abraços.

    • 30 de dezembro de 2014  16:52 por O Clube Responder

      Olá Pedro obrigado pelo seu comentário!

      Não temos esse tipo de conhecimento, mas, recomendados que visite uma casa de tinta e possivelmente encontrará o produto e o processo.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  60. 25 de dezembro de 2014  23:52 por Lener Responder

    Boa noite,
    Posso utilizar o prime PU mesmo se eu não for pintar com tinta PU ?

    Dizem que o prime PU corrige melhor pequenas imperfeições...

    Grato.

    • 30 de dezembro de 2014  16:46 por O Clube Responder

      Olá Lener obrigado pelo seu comentário!

      Sim pode, o primer PU é recomendado para tinta PU, poliéster, metálica entre outras.
      O primer tem o poder de correção que vai depender da sua diluição e a quantidade de aplicação, recomendados melhorar a funilaria da peça para economizar no primer.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  61. 12 de dezembro de 2014  15:59 por jordan Responder

    Ola . Tenho um caminhão baú de alumínio quero tirar o logotipo da empresa antiga , o letreiro foi feito com tinta óleo qual removedor devo usar para retirar ???

    • 19 de dezembro de 2014  15:07 por O Clube Responder

      Olá Jordan obrigado pelo seu comentário!

      O correto é utilizar o removedor de tinta óleo e, dependendo da espessura da tinta será preciso aplicar várias vezes o removedor.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  62. 3 de dezembro de 2014  23:10 por Luciano Silva Responder

    Olá amigo!

    estou restaurando um fusca, caixas de ar, pés de coluna, assoalhos, as peças são originais e em muito bom estado, mas em alguns locais existe ferrugem, que não chegou a furar, mesmo lixando e usando uma escova de aço, é visivelmente impossivel extinguir totalmente a ferrugem, qual o procedimento correto e quais produtos utilizar para que a ferrugem não progrida posteriormente...

    • 15 de dezembro de 2014  10:09 por O Clube Responder

      Olá, Luciano obrigado pelo seu comentário!

      O procedimento quanto à corrosão é: remover com uma lixadeira, não pode ficar nada de corrosão , existe casos em que é necessária a substituição da peça (remendo), mas não é o teu caso. A proteção na parte interna se faz com cera protetora de cavidade(produto da Texaco anti-ruste), na parte externa wash primer, primer, tinta e verniz.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  63. 3 de dezembro de 2014  2:08 por Marcelo Responder

    Olá, posso aplicar tinta pu ou poliester encima do wash primer sem a utilizacao do primer pu?

    • 11 de dezembro de 2014  16:13 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo comentário.

      Não recomendamos, o que pode acontecer é o desplacamento dos produtos utilizados.

      O processo básico recomendado pelo CESVI BRASIL para aplicar os produtos é:
      1- wash primer (função, proteger contra corrosão e promover a aderência do primer);
      2- primer;
      3- tinta;
      4- verniz.
      Obs. O processo de reparação tem que ser seguido de acordo com o fabricante dos produtos utilizados.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  64. 15 de novembro de 2014  13:50 por Wesley FBrito Responder

    Depois de aplicar o wash primer e o primer quanto tempo devo aguardar para aplicar o poliéster ??

    • 17 de novembro de 2014  17:47 por O Clube Responder

      Olá Wesley, obrigado pelo comentário.

      O tempo de espera entre as camadas de qualquer produto quimico muda de acordo com o produto utilizado, marca, catálise e etc. O fabricante e responsável pela especificação dos tempos de cada camada, consulte o manual ou o rotulo do produto para saber o tempo exato de secagem ou cura do material utilizado.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente;

      Equipe O Clube das Oficinas.

  65. 22 de outubro de 2014  0:03 por jonas Responder

    olá,
    Eu tenho um barco de aluminio e quero eu mesmo fazer a repintura, tenho noções, mas gostaria de um passo a passo para ficar um serviço bem feito, e se também puderem me contar alguma tecnica como fazer alguns desenhos de outra cor, se posso pintar uma cor sobre a outra por exemplo.
    obrigado
    jonas

    • 29 de outubro de 2014  11:17 por O Clube Responder

      Olá Jonas, obrigado pelo comentário.

      Consulte o passo a passo de Repintura postado aqui no blog, lá você vai aprender a técnica de repintura com um dos especialistas do CESVI BRASIL em vídeo.

      Para mais informações, por gentileza, entre em contato.

      atenciosamente,

      Equipe O Clube das Oficinas.

  66. 19 de outubro de 2014  23:26 por aires Responder

    boa noite, gostaria de saber se posso aplicar verniz numa pintura pu, essa pintura ja tem 1 ano

    • 29 de outubro de 2014  18:18 por O Clube Responder

      Olá Aires, obrigado pelo comentário.

      Sim, não existe problema, a aplicação do verniz poderá ser feita após a limpeza da área e quebra do brilho da pintura P.U.

      Muito obrigado.

      atenciosamente,

      equipe O Clube das oficinas.

  67. 30 de setembro de 2014  18:50 por Claudio Almeida Responder

    Boa tarde, tenho um Gurgel e pretendo eu mesmo fazer a reforma dele, e como ele é feito de fibra tenho uma duvida quanto ao procedimento para pintar se é o mesmo de uma lata de um carro "normal",se possível me passar um passo a passo o que devo fazer.Por favor me ajudem nesse desafio, o máximo que pode acontecer é eu errar e ter que pagar um profissional kkkk. Aguardo resposta. Obrigado.

    • 13 de outubro de 2014  14:05 por O Clube Responder

      Claudio, obrigado pela pergunta.

      Primeiramente avalie a qualidade da pintura, se estiver muito ruim você deverá remover toda a tinta com lixamento, não deve ser utilizado nenhum tipo de removedor, isso é prejudicial para fibra e o processo de repintura.

      Se a carroceria tiver alguma parte quebrada deve ser reparada com resina e fibra.

      O lixamento pode ser feito com lixas de grão 80, 220, e 320 pra depois aplicar massa poliéster na fibra onde for necessário, na seqüência aplique seladora e em seguida o primer poliuretano, lixar com lixa de grão 320, 400, e 600.
      Após o lixamento do primer e proteção das áreas que não serão pintadas, prepare e aplique a tinta e o verniz se achar necessário.

      Atenciosamente;

      O Clube das oficinas

  68. 18 de setembro de 2014  12:53 por daniel Responder

    Bom dia. Por favor pode me dar uma dica tenho 5 grades de aluminio de janela ,e quero pintar com tinta altomotiva alas nao virgem nunca foram pintadas tenho que passar algum fundo antes se sim qual? Aqui onde moro e litoral e maresia e forte acredito que tinta altomotiva serja melhor opicao

    • 26 de setembro de 2014  19:13 por O Clube Responder

      Daniel, obrigado pela pergunta.
      É necessário a utilização do Wash primer para dar aderência nos demais acabamentos e proteger contra a corrosão.
      Nas partes onde existem pontos de corrosão, lixe com lixa 320, onde não exista corrosão deve ser lixado com uma lixa 600 para ativar a peças, em seguida limpe com desengraxante e depois a pinte para dar acabamento.
      Lembre-se, para preparação da tinta de acabamento utilize as normas do fabricante.
      Obrigado.

      Equipe O Clube das oficinas.

  69. 1 de agosto de 2014  1:38 por Jailton Responder

    Meu carro é um Peugeot a lataria é galvanizada é preciso dar wash primer ante do primer PU ou só se a lataria estive se no ferro limpo. obg

    • 17 de setembro de 2014  11:57 por O Clube Responder

      Jailton, obrigado pela pergunta.
      O Wash primer além de proteger contra corrosão, tem a função de promover a aderência dos demais produtos, por isso é necessária sua utilização.

      Atenciosamente,
      O Clube das Oficinas.

  70. 23 de julho de 2014  4:44 por matheus pedrosa Responder

    Amigo, estou reformando um fusca e gostaria de saber se posso usar wash primer após a solda e o kpo e depois usar o bate pedra e pra finalizar tinta epoxi? Ou tem um procedimento melhor para um chassi seguro por muito tempo! Att

    • 28 de julho de 2014  13:18 por O Clube Responder

      Olá, Matheus.
      O correto processo é a utilização de solda MIG, com preparação da superfície, aplicação de wash primer, primer, KPO, e tinta PU.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  71. 17 de julho de 2014  22:15 por Lucas Duarte Responder

    Boa noite pessoal
    eu vou comprar um capo novo para meu carro e ele vem de fabrica em uma cor preta como se fosse um fundo e não vem direto na lata.
    para eu pintar preciso passar o wash prime e depois o prime ou o prime direto em cima desse fundo preto?

    • 25 de julho de 2014  13:14 por O Clube Responder

      Lucas, esse fundo preto é a proteção anticorrosiva da fábrica. Se a peça não tiver nenhum dano, é necessário lixar com uma lixa 400 ou 600 a seco para ativar a superfície, e em seguida aplicar uma camada fina de primer.

      Se houver algum dano que necessite reparo e apareça a chapa nua, é necessário aplicar wash-primer na região da chapa nua e primer na peça toda.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  72. 17 de julho de 2014  16:22 por Flavio Responder

    Boa tarde!

    Estou restaurando um ford 48, foi jateado e logo em seguida foi aplicado shop primer sherwin williams.

    Há muito serviço a ser feito na lataria ainda, terei problemas futuros tendo aplicado esse primer?

    • 25 de julho de 2014  13:01 por O Clube Responder

      Flavio, esse produto é utilizado na linha industrial, podendo gerar alguma incompatibilidade com os produtos da linha automotiva.
      Você deve utilizar o wash-primer.
      O wash-primer tem a finalidade de proteger a chapa contra corrosão e promover aderência dos demais produtos. Deve ser aplicado sobre a chapa nua. Todos os fabricantes de tinta automotiva têm esse produto.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  73. 16 de julho de 2014  2:14 por Rodrigo Responder

    Olá, gostaria de obter algumas informação, gostei muito dessa pagina, vocês estão de Parabéns!
    1º intem: para pintar um Bau de caminhão, ele está sem tinta material é alumínio sem tinta, é necessário passar o Wash Primer depois Primer e a Tinta PU ? necessita Verniz para Finalizar ?
    2º item: No caso de Pintar ex: uma Geladeira, um Cofre, a melhor tinta a ser usada é também a PU ? e seguir todos os procedimentos, tenho muita duvida em qual das tintas usar, no caso Esmalte sintético é somente para Janelas Residenciais e Portões ?
    3º item: Para toda Pintura que eu fizer em PU, sempre passar fundo ?
    Se puder me dar umas dicas sobre minhas duvidas, fico agradecido.

    grande abraço.

    • 25 de julho de 2014  13:09 por O Clube Responder

      Olá, Rodrigo.

      1º Para pintar um baú de caminhão, ele está sem tinta, o material é alumínio sem tinta. É necessário passar o wash-primer depois primer e a tinta PU? Necessita verniz para finalizar?

      Rodrigo, para pintar alumínio, é necessário aplicar wash-primer para dar aderência no primer ou na tinta de acabamento.
      A aplicação do primer depende do acabamento que você quer. Se a chapa estiver nova, sem dano algum, não é necessário. Agora, se houve alguma reparação ou aplicação de massa, precisa aplicar o primer.
      Quanto à aplicação do verniz, é necessária se for acabamento de tinta poliéster, que não tem brilho. Para tinta PU, não será necessário porque a tinta já tem brilho.

      2º No caso de pintar uma geladeira, um cofre, a melhor tinta a ser usada é também a PU? E seguir todos os procedimentos? Tenho muita dúvida em qual das tintas usar. Esmalte sintético é somente para janelas residenciais e portões?

      Para pintar geladeiras, cofre, etc., você pode utilizar tinta sintética ou PU.
      As principais diferenças entre sintética e PU são: preço do produto, tempo de secagem, qualidade final do acabamento.
      Para portões, janelas, pode ser utilizado esmalte sintético; para pintura automotiva, tintas PU.

      3º Para toda pintura que eu fizer em PU, devo sempre passar fundo?
      Todo acabamento de tinta deve ser feito sobre uma superfície bem lisa, por isso a necessidade da utilização do primer.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

      • 19 de outubro de 2015  5:35 por Silvio Carvalho Responder

        Olá, eu tenho um Santana 87 azul, ele ta meio acabadinho eu não afim de mandar ele pra funilaria porque na minha cidade não acho uma de confiança, eu queria comprar uma massa plastica pra fechar uns buracos e dar um banho de tinha por cima da pintura atual, isso é inadequado? Se for, oque devo faz e quês materiais devo comprar ?

        • 23 de outubro de 2015  18:10 por O Clube Responder

          Olá Silvio obrigado pelo comentário!

          Primeiramente é necessário fazer os reparos dos danos e em seguida aplicar os acabamentos com a massa poliéster, wash primer, primer poliuretano de enchimento, depois é só aplicar a tinta e o verniz.

          Atenciosamente,

          Equipe Clube das Oficinas.

  74. 14 de julho de 2014  13:23 por Joao Gomes Responder

    Bom dia, tenho algumas duvidas:
    - ao aplicar o primer pu(p710 7:1:20%) fica com casca de laranja ou com um pó bem aspero. Por que acontece isso?
    - preciso lixar bem e na maioria das vezes aparece a chapa novamente. Preciso pintar tudo novamente? qual a outra opção?

    Como pintar os vãos das portas?

    • 16 de julho de 2014  17:45 por O Clube Responder

      Olá, João Gomes. Você poderia nos informar qual o fabricante do primer PU e a pistola utilizada? (Qual a pressão, medida de bico...?) Assim, poderemos identificar qual o problema em sua aplicação. Se, durante o processo de lixamento, aparecer a chapa em uma pequena área, você poderá utilizar o primer para aplicação local (tipo spray). Caso a área exposta da chapa seja grande, o correto é a aplicação do wash-primer e, posteriormente, do primer fino. O processo de pintura para os vãos de porta devem seguir os mesmos procedimentos de pintura de qualquer outra peça metálica.

  75. 13 de julho de 2014  17:31 por Nelson Ribeiro Moreno Responder

    Ola. tirei o envelopamento da cabine do ford cargo caminhao, e tirou parte do verniz pu, que devo fazer.aplicar wash-premer ou premer em tudo

    • 16 de julho de 2014  17:47 por O Clube Responder

      Nelson, a aplicação do wash-primer só deverá ser feita em caso de chapa exposta. Caso contrário, use o primer para posteriormente aplicar base e verniz sobre a superfície reparada.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  76. 10 de julho de 2014  18:18 por Daniel S. Responder

    Boa tarde Sr,
    Podem me ajudar na reforma do meu carro?
    Tenho um Gol GIIII 2007 prata.
    Quero realizar uma pintura total do carro tenho pouca experiencia; vou pintar em minha garagem com ajuda da minha cunhada Celeste(17 anos) . Bom antes de conhecer este canal eu ia pagar para pintar o meu precioso, mas assistindo alguns de seus vídeos despertou um desejo de eu mesmo fazer o serviço. Podem montar um script passo a passo desde o lixamento , aplicação de wash primer , primer ,lixamento , pintura , aplicação de verniz e polimento ?
    Obrigado fiquem com Deus.

    • 25 de julho de 2014  13:13 por O Clube Responder

      Olá, Daniel.

      Qualquer falha ou erro no processo pode comprometer todo o trabalho. Para esse trabalho, sugerimos que busque algum tipo de especialização primeiro, para que tenha noção teórica e prática sobre todo o processo de pintura.

      O CESVI oferece em sua grade de treinamentos o curso de Preparação e Pintura. Você pode encontrar mais informações em nosso site: www.cesvibrasil.com.br/treinamentos.

      Mas, para ajudá-lo, segue link de um vídeo passo a passo de um pequeno processo de repintura: https://www.youtube.com/playlist?list=PL9ehAo2inndcUBoUpt3W6HdoeM-s_3Dqc

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  77. 7 de julho de 2014  14:38 por alexandre Responder

    Pode só lixar a tinta poliester antiga do capô e pintar sem aplicar o primer?

    • 14 de julho de 2014  15:48 por O Clube Responder

      Olá, Alexandre.

      Depende da situação da tinta antiga. Se não estiver com defeitos de trincas ou mapeamentos, pode. Mas se abrir e atingir o primer antigo, deve ser feito o isolamento novamente.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  78. 4 de julho de 2014  15:31 por Henrique Responder

    Olá. Quero pintar um parachoque( de aço ) de um carro, porém tenho algumas dúvidas. Lixarei a peça até ficar no metal, e em seguida aplicarei o wash primer, porém, depois do wash primer posso aplicar a tinta, ou devo aplicar mais alguma coisa antes da tinta? Se você puder responder minha pergunta com breves tópicos do tipo " 1- lixar ; 2-aplicar washprimer".... Ficarei muito grato! Estou incerto quanto à ordem dos processos. Já assisti vários videos, porém por ser algo longo, acabo me perdendo. Escreverei a seguir como penso em fazer, e peço que me corrija onde houver erros, desde já muito obrigado.

    1- Lixar até alcançar o metal
    2-Limpar com desengordurante
    3-Aplicar Wash-Primer
    4-Aplicar a tinta
    5-Aplicar o verniz

    • 14 de julho de 2014  15:43 por O Clube Responder

      Olá, Henrique... Vamos lá:

      1- Lixar até alcançar o metal
      Finalize com a lixa 220.

      2-Limpar com desengordurante
      Perfeito.

      3-Aplicar wash-primer
      Uma leve passada, para cobrir somente as áreas em que aparece a lata.

      3.1 – Aplique primer, (logo após o wash – primer) – pistola com bico 1.8 para cima – use lixa 600 para terminar o lixamento.

      4-Aplicar a tinta
      Perfeito.

      5-Aplicar o verniz
      Perfeito.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  79. 26 de junho de 2014  13:30 por Diones Responder

    Olá. Posso usar wash - prime no motor também? Ele aquenta temepratura?

    • 3 de julho de 2014  17:51 por O Clube Responder

      Olá, Diones.

      Com o bloco do motor muito bem limpo e desengraxado, pode usar o wash-primer, sim. Isso vai melhorar a aderência dos demais produtos. Aplicar uma passada empoeirada.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  80. 19 de junho de 2014  23:01 por Leonardo Responder

    Olá, meu pintor deu no pé e agora vou ter que pegar o trem andando, é o seguinte...
    estou reformando um toyota bandeirante, não foi jateado mas acontece que em varios pontos foi feita solda com acetileno(na falta da solda mig tive de usar acetileno), acontece que ele deixou a massa plastica lixada mas em alguns pontos teve inicio de ferrugem então lixei e passei massa plastica novamente, mas acontece que para não ocorrer mais ferrugem apliquei uma camada de PRIMER OXIDO em cima da massa plastica, ai depois que me apareceu uma duvida, o fundo preparador para PU, vai aceitar esta base...e a tinta depois não vai dar problemas...
    Por favor qualquer dica serve pois não tenho experiencia com pintura.
    Desde já agradeço a atenção.

    • 20 de junho de 2014  14:42 por O Clube Responder

      Olá, Leonardo.

      É realmente um grande desafio que você tem pela frente. O primer óxido não é indicado para a linha automotiva, por ser feito com outra base (nitrocelulose), enquanto o primer PU é composto de poliuretano. Por serem de materiais diferentes, pode dar conflito e defeito na pintura. Recomendo o lixamento completo desse primer óxido.
      Um método básico de preparação para pintura é o seguinte: após o lixamento da massa plástica, aplica-se o wash-primer (que faz o papel do primer óxido). Entre 10 e 20 minutos após aplicar o fundo PU (não lixe o wash-primer), lixe esse fundo PU com lixa 320 e aplique controle de lixamento com 400 e 600. Aí é só aplicar a tinta e o verniz.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  81. 17 de junho de 2014  0:06 por Mike Responder

    Comprei um fundo prime Universal (maza), posso usar Tinta Pu sobre esse prime ?

    • 2 de julho de 2014  14:10 por O Clube Responder

      Olá, Mike.

      Segue reposta em vídeo para a sua dúvida sobre primer PU:
      https://www.youtube.com/watch?v=Qo2LzU5givI&list=PL9ehAo2inndcUBoUpt3W6HdoeM-s_3Dqc

      Qualquer dúvida avise-nos.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  82. 9 de junho de 2014  23:37 por carlos eduardo Responder

    Vou jatear um carro pra repintar apos jatear vou dar WASH prime quanto tempo no max devo aplicar o primer PU? obrigado.

    • 10 de junho de 2014  19:51 por O Clube Responder

      Olá, Carlos.

      Indicamos que você siga as instruções do fabricante. Geralmente a média básica é aplicar o primer PU entre 10 e 15 minutos após o wash primer.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  83. 5 de junho de 2014  4:44 por Guilherme Responder

    Olá amigo

    Estou fazendo a restauração do capo do meu fusca, decapei toda a tinta, fiz as partes de funilaria, mandei jatear os cantos onde não consegui decapar e mandei fazer zincagem no capo. Primeira pergunta que tenho é se a massa plastica vai aderir a lata zincada e não terei problemas futuros de gases. Segunda pergunta é se wash primer vai aderir a zincagem tambem. Caso aconteça de eu passar o wash primer por cima da massa terá algum problema? Qual o tempo de cura do wash primer para logo apos eu passar o primer pu?

    Abraços

    • 9 de junho de 2014  13:51 por O Clube Responder

      Olá, Guilherme.

      O zinco já é um tratamento anticorrosivo, por isso não existe a necessidade de aplicar wash-primer. O ideal é lixar a área onde vá ser aplicada a massa. O primer deve ser aplicado de 10 a 15 minutos (em média) após a aplicação do wash-primer.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  84. 4 de junho de 2014  16:37 por alisson Responder

    boa tarde . tenho um gol 88 na cor prata e pretendia repinta-lo por causo que o capu e o teto estao com a pintura queimadas e por alguns riscos na pintura tambem . qual e os passos ate pinta-lo ? tenhu que retirar a pintura toda e aplicar cor fundo ou so lixar e pintar ? obg

    • 9 de junho de 2014  13:49 por O Clube Responder

      Olá, Alisson.

      Se o capô estiver em boas condições, sem massa trincada e sem muito material, é só nivelar a superfície, desengraxar e aplicar primer PU.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  85. 25 de Maio de 2014  2:42 por victor Responder

    Ola amigo estou iniciando uma reforma em um fusca ,levei ao lanterneiro para fazer a parte de solda catar os podres..ele ainda esta com a tinta porem as partes que foram feitas a funilaria estão na lata!

    Gostaria de saber se primeiro jogo wash-pimer onde esta na lata depois a massa plastica?
    logo em seguida a massa rapida seguindo com primer pu?
    lixar o primer PU depois a tinta???
    quais as lixas podem ser usadas?
    wash-pimer tambem e conhecido como fundo fosfatizante?
    posso dar uma camada de verniz na tinta PU ocorre alguma reação?

    obrigado!!

    • 9 de junho de 2014  14:02 por O Clube Responder

      Olá, Victor. Tudo certo?

      Seguinte, em nosso canal no YouTube você encontrará diversos “Passo-a-passo” em vídeos que poderão te auxiliar na reparação do seu Fusca.

      O link de acesso é: https://www.youtube.com/playlist?list=PL9ehAo2inndcUBoUpt3W6HdoeM-s_3Dqc

      Qualquer dúvida nos procure.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  86. 1 de Maio de 2014  19:50 por abner lima Responder

    posso aplicar o wash primer por cima da pintura antiga? Tenho uma fiorino pk uip 89 estou reformando ela e resolvi permeabilizar a parte interna com bate pedra em cima da pintura original dentro das portas e abaixo do carpete e atrás do painel. Mas queria dar um reforço no trabalho para ela durar mais pois é um carro que e dinheiro não mão serve para o lazer e trabalhar a pintura interna e original.

    • 6 de Maio de 2014  12:08 por O Clube Responder

      Olá, Abner.

      Não. O Wash primer foi desenvolvido para ser aplicado diretamente na chapa, protegendo contra oxidação. O wash primer deverá ser usado após a funilaria, caso houver chapa aparente(somente no local ). O indicado para aplicar sobre a pintura antiga é o primer e assim seguir na sequência de pintura.

  87. 23 de Abril de 2014  9:56 por Cleiton Responder

    Olá , vou pintar um fusca 69 , a pintura dele esta trincanda descascando ele é azul, e se ve que embaixo desse azul tem uma tinta verde , creio que a carroceria éra verde e pintarão de azul por cima e muito mal pintado o teto e capo principalmente estão descascando , gostaria de saber se é nescessario remover essa tinta verde toda ou somente lixa ela e aplica a tinta nova por cima usando a verde como fundo , ou aplica o fundo encima da verde ou remove tudo e deixa na lata ?
    Agradeço a quem puder me ajudar .

    • 28 de Abril de 2014  12:27 por O Clube Responder

      Olá, Cleiton.

      Como é um carro um pouco mais velho e você não sabe como foi feito a pintura antiga, o ideal seria deixar o carro na lata e a partir daí começar o trabalho. Isso garante a qualidade do serviço (sem esquecer do wash primer)
      Um Fusca 69 bem restaurado tem um valor bem interessante no mercado.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  88. 10 de Abril de 2014  2:02 por fernando Responder

    Boa noite, me tire uma duvida por favor, apliquei massa poliester, lixei com 80, 150 depois 220, apliquei o primer e lixei, mais ficou aparecendo as marcar da massa, parecendo com "mapa" o que foi feito errado

    • 14 de Abril de 2014  17:18 por O Clube Responder

      Olá, Fernando.

      Pode ser culpa da catálise da massa. Se usar muito catalisador, acontece o sangramento (a catálise deve ser feita sempre de acordo com o indicado pelo fabricante). Depois de aplicar o primer, você fez controle de lixamento? Lixou o primer com uma 600? Pode acontecer da superfície com massa apresentar algum desnível, que só aparecerá com controle de lixamento.

      Abraço.

      Equipe Clube das Oficinas

  89. 29 de Março de 2014  12:03 por jefferson paulo de almeida Responder

    Amigo, estou a restaurar um carro de 1956, apliquei removedor pastoso, algumas áreas chegaram a chapa outras em massa (umas 3 cores diferentes) e outras em um fundo vermelho que esta sobre a chapa.

    perguntas - devo remover toda a massa antiga já que não sei de que tipo é, ou apenas nivelo com massa poliéster os furos e desplacamentos de massa antiga? posso aplicar o primer PU diretamente sobre esse fundo vermelho ou melhor remove-lo e aplicar wash-primer?

    • 1 de Abril de 2014  14:11 por O Clube Responder

      Olá, Jefferson.

      Como se trata de uma restauração, recomendamos retirar pelo menos a massa. Porém o ideal seria tirar o fundo vermelho e aplicar o wash primer, pois além de proteger contra oxidação também possui um poder de promotor de aderência que vai garantir que o fundo P.U se fixe melhor, sem contar a qualidade dos demais processos.

      OBS:PARA APLICAR O WASH PRIMER DE APENAS UMA DEMÃO E APLICAR O PIMER P.U NO MESMO DIA.

      Recomendamos o uso de disco CS(clean strip) para remoção do restante da massa, como também o fundo vermelho. Este disco não agride a chapa.
      Quando se fala em restauração, por se tratar de um alto investimento, o ideal é não arriscar a qualidade do trabalho por tentar apressar o processo.

      Ok?

      Abraço e bom trabalho.

      Equipe Clube das Oficinas

  90. 18 de Março de 2014  19:56 por Igor Responder

    Olá, boa tarde, tenho um caput (palio 2003) com pequenos amassados na frente (todos entre 3 ou 4mm de profundidade) e tbm tenho algumas marcas de chuva de granizo (com 1 ou 2 mm de profundidade nada grave) bem superficial. meu carro é 2003 (ja ta velinho) e quero dar um "talento" no caput. para isso tenho duas duvidas:
    1- ao lixar a peça até a chapa em pequenas áreas, por exemplo uma área de 3cm x 3cm mesmo assim há a necessidade de um wash primer no local ou posso arriscar uma fina camada de massa e um fundo pu por cima? O risco de descascar é muito grande?
    2- por ser um carro velho não quero pagar um funileiro para repuxar as marcas de granizo nem os pequenos amassado na frente como citei acima. a dúvida é, eu poderia fazer o nivelamente desses buracos somente com enchimento de massa? qual massa é a mais indicada plastica, poliester, rápida? o ideal seria ir fazendo varias camadas finas esperando o tempo de secagem ou posso fazer camadas mais grossas?
    Obrigado e parabéns pelos artigos do site.

    • 24 de Março de 2014  12:55 por O Clube Responder

      Olá, Igor. Tudo certo?

      O wash-primer deve ser aplicado onde exista chapa aparente. Mesmo que lixe pequenas áreas e nivele com massa, se não aparecer a chapa depois que a massa for lixada, o wash-primer não deve ser passado. A massa sempre será usada para pequenos desníveis, e nunca com um tratamento anticorrosivo. No caso do seu carro, se for apenas risco, não será preciso lixar o carro até a chapa. Deve-se lixar até o verniz sair, e então aplicar o primer de preenchimento para nivelar esses pequenos riscos (primer PU, de preferência um alto sólido).

      A massa vai nivelar pequenos desníveis de até 3 mm. Se for mais do que isso, você corre o risco de desplacamento. Por isso, é preciso fazer a funilaria. O ideal é usar massa poliéster, por ser mais flexível e fácil para lixar.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  91. 18 de Março de 2014  1:28 por marcello garcia Responder

    há alguma coisa desfavorável em eu aplicar FERROX na chapa com leve corrosão e após o procedimento técnico de uso do FERROX eu aplicar wash primer e processos?

    • 20 de Março de 2014  16:47 por O Clube Responder

      Boa tarde, Marcello.

      Se a chapa tiver uma leve corrosão, o mais indicado seria desbastar usando um disco CS e depois aplicar o wash-primer. Isso porque o ferrox ataca a ferrugem, transformando-a em um fosfato inerte, só que a superfície fica irregular, sem a mesma aderência proporcionada pelo wash- primer – que, além de proteger contra a ferrugem, também é um promotor de aderência para o primer. O ferrox deve ser aplicado quando os sinais de ferrugem forem bem profundos – só use neste caso. Quando você aplica ferrox e wash-primer, está aumentando seu processo. Além disso, a composição química do ferrox altera a qualidade da pintura, pois trata-se de um ácido.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  92. 18 de Março de 2014  1:14 por marcello garcia Responder

    Recentemente li em uma publicação técnica sobre tratamento do metal, se refere em ao remover toda ferrugem com escova de aço ou lixamento, desengraxar e aplicar o tratamento anti corrosivo (wash primer + primer) e so após aplicar massa para correção de irregularidades (massa plástica ou poliéster).

    Pergunto: Esse procedimento em aplicar massa para regularização de pequenas imperfeiçoes causada pela corrosao sobre as duas camadas de pintura é correto? Daria uma boa aderência da massa?

    A duvida surgiu justamente pq estou continuando o processo de restauração e em uma das partes fiz o processo tradicional (lixamento, limpeza, regularização massa, Primer e Acabamento.) Na outra parte quero experimentar esse assunto em questão afim de avaliar o desempenho desse procedimento.

    Abraço

    • 20 de Março de 2014  16:45 por O Clube Responder

      Olá, Marcello.

      O mais indicado é seguir a técnica tradicional:

      - Lixamento da peça para remoção da ferrugem (lixa grão 80).

      - Limpeza feita com solução desengraxante e panos limpos.

      - Aplicação da massa plástica e/ou poliéster diretamente na chapa para corrigir pequenas imperfeições; o motivo de aplicar antes é que a massa deve ser lixada depois de seca – se tiver algum produto ao redor, ele será retirado no lixamento também.

      - Aplicação da proteção e promotor de aderência (wash-primer).

      - Aplicação de primer PU e/ou universal.

      - Aplicação de acabamento PU e/ou base poliéster + verniz.

      O que pode estar ocorrendo também é a utilização da massa acrílica sobre o primer PU. Esse tipo de produto serve para fazer a correção de pequenos furos e imperfeições após aplicação do primer PU. De secagem rápida e fácil lixamento, o produto pode ter aplicação de tinta sem interferir no acabamento.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  93. 12 de Março de 2014  17:48 por Rander Responder

    Olá, tenho uma dúvida!
    Estou restaurando um carro e farei a decapagem total da tinta, fundo, massa, deixando na lata!
    Como o trabalho será feito todo manualmente, posso ir aplicando o wash primer a medida que for decapando!? e depois deixo para lixar e aplica-lo todo de uma vez?
    Outra pergunta, o wash só pode ser aplicado com pistola de pintura? ja que o tempo entre o wash e fundo seria de somente alguns minutos, no caso de somente uma pistola de pintura... |
    Desde já agradeço a atenção

    • 12 de Março de 2014  20:03 por O Clube Responder

      Olá, Rander.

      O ideal é fazer a decapagem por área. Exemplo: retirar a tinta de toda a lateral, aplicar wash primer e primer. E depois partir para outra área, pois o wash primer não pode ser lixado. Já o primer sim.
      Para ter uma superfície mais lisa e uma quantidade de wash primer uniforme, o ideal é aplica-lo com a pistola. Porém existe wash primer em spray.

      Abraço e bom trabalho.

      Equipe Clube das Oficinas

  94. 9 de Março de 2014  4:48 por decio Responder

    vou pintar um carro de base sintetica. tenho q remover toda a tinta ou quebrar o brilho. quero pintar de PU. vou precisar de wash primer ou somente o fundo PU? aguardo.

    • 11 de Março de 2014  13:35 por O Clube Responder

      Olá, Decio. Tudo certo?

      O Wash primer só será utilizado onde houver chapa exposta.
      Pode lixar com uma lixa fina para quebrar o brilho e aplicar fundo P.U entretanto o ideal seria remover toda camada de tinta para evitar defeitos na pintura por excesso de material.

      Abraço e bom trabalho!

  95. 2 de Março de 2014  2:28 por Paulo Roberto Responder

    Boa noite,

    Posso aplicar a tinta depois do wash-primer, ou é preciso seguir a sequência abaixo?

    wash-pimer - primer pu e depois a tinta

    • 7 de Março de 2014  14:16 por O Clube Responder

      Olá, Paulo. Tudo certo?

      Sim perfeito. O ideal é usar primer após o wash primer, pois ele consegue nivelar pequenos desníveis. E o wash primer não pode ser lixado.
      O primer lixado vai deixar a superfície ideal para que a pintura fique bem feita.

      Abraço e bom trabalho.

  96. 27 de Fevereiro de 2014  2:49 por Sergio Responder

    Comprei um capô para reformar minha parati 98. Passei o removedor de tinta e lixei até o capô ficar prateado.
    Minhas perguntas são as seguintes sendo dúvidas de muitos:

    1- Qual o próximo passo? Quantas demãos para o wash primer?
    2- Depois de quanto tempo posso passar o primer? Ao passar o mesmo, tenho que lixá-lo em círculos ou tanto faz? No caso usarei a sequência 320/400/600?
    3- Quantas demãos de tinta poliéster após o lixamento?
    4- Quantas demãos de verniz após pintura?

    Desculpem a quantidade de perguntas, pois onde pesquiso, cada um faz de um jeito.
    Obrigado mesmo.

    • 6 de Março de 2014  12:47 por O Clube Responder

      Olá, Sergio.
      Vamos lá:

      1 – O próximo passo é o wash-primer: faça apenas uma demão.
      2 – Quanto ao tempo, varia de fabricante para fabricante – veja essa informação na lata do produto. O ideal é lixar com um taco e usando um controle de lixamento. Use a 320 em movimentos retilíneos cruzados para verificar o nivelamento da superfície. Depois de nivelado, use a 400 e a 600 (se tiver, use lixadeira roto-orbital).
      3 – Na base poliéster, aplique no máximo três demãos. Mas o ideal é olhar as informações na lata do produto, pois o preenchimento vai variar de acordo com o fabricante.
      4 – Quanto ao verniz, geralmente se aplicam, no máximo, duas demãos, mas é importante ter o mesmo cuidado da base poliéster.

      De modo geral, como existe muito conflito de informações entre fabricantes diferentes, siga sempre o que está escrito na lata, pois já foi testado, e sempre use toda a linha de um mesmo fabricante.

      Forte abraço e bom trabalho.

  97. 25 de Fevereiro de 2014  2:04 por Diones Responder

    Olá, decapei toda tinta do chassis de um jeep, ficou no aço . Vou aplicar o wash pime e em seguida vou aplicar o oxido universal (vermelho) e depois a tinta . está correto? Obrigado

    • 26 de Fevereiro de 2014  13:58 por O Clube Responder

      Olá, Diones.

      Não. O processo correto é aplicar o do wash-primer, depois o primer e após o lixamento do primer a tinta.

      Abraço e bom trabalho.

  98. 3 de Fevereiro de 2014  21:15 por rodrigo magalhes Responder

    olá sou amador

    devo aplicar a massa de preenchimento diretamente na lata antes da poliester e wash primer
    ou deve- se usar poliester preenchimento e wash nesta ordem

    • 11 de Fevereiro de 2014  17:04 por O Clube Responder

      Boa tarde, Rodrigo. Ai vai a resposta: Sim, a massa (poliéster ou plástica) deve ser aplicada diretamente na lata. Após o lixamento, aplique o wash-primer (apenas uma demão) onde estiver a lata exposta, e depois aplique o primer. Após o lixamento desse primer, siga com a aplicação da base poliéster (tinta) e do verniz.

      Abraço! e bom trabalho!

  99. 28 de Janeiro de 2014  22:21 por marcello garcia Responder

    Boa noite
    Fiz toda a decapagem de uma parte da lataria deixando completamente nua. Fiz o desemgraxe e apliquei uma leve camada de wash-primer. Ao preparar o primer de enchimento verifiquei que a quantidade n daria para fazer a pintura e não apliquei. Fiz a compra de uma nova lata de PRIMER de ECHIMENTO no dia seguinte.
    Qual procedimento faço: Aplico diretamente sobre o wash primer já curado com 36 horas ou devo fazer a ativação e aplicação de nova camada de wash primer?
    Qual seria o intervalo correto de aplicação do primer sobre o wash primer?
    Agradeço a informação

    • 10 de Fevereiro de 2014  13:54 por O Clube Responder

      Olá, Marcello.
      É preciso lixar ou remover o wash-primer, e aplicá-lo novamente. O intervalo pode ser diferente, dependendo da marca. No CESVI, usamos um com intervalo de 10 a 20 minutos – consulte sempre a orientação do fabricante na embalagem.

  100. 10 de julho de 2013  2:16 por Marcelo Caruso da Conceição Responder

    Boa noite, gostaria de saber se na falta da massa rápida eu posso aplicar a massa poliester sobre o primer pu?

    • 25 de julho de 2013  11:42 por O Clube Responder

      Olá, Marcelo.

      A massa rápida NÃO deve ser utilizada sobre o primer, por motivo de catálise. A massa rápida é aplicada em peças novas, que estejam com aquele primer preto (cataforese).
      O correto é utilizar massa poliéster para "tampar" os pequenos furos.
      Vale lembrar que não há risco de desplacamento pelas ranhuras do furo, já que a lixa não alcança a profundidade do furo, permitindo boa aderência.

      Qualquer dúvida nos escreva.

      Equipe Clube das Oficinas

  101. 12 de junho de 2013  10:48 por Julio Cesar Ribeiro Responder

    Lixei o carro e apareceu pontos de lata de um centímetro,devo passar o wash primer nesse um centímetro e se pegar na parte que ta tinta tem algum problema?

    • 21 de junho de 2013  16:46 por O Clube Responder

      Olá, Julio.

      Sempre que aparecer a chapa após o lixamento, essa região deve ser protegida novamente com wash-primer. Não haverá problema caso o wash-primer atinja parte da tinta.
      Não deve ser aplicada tinta diretamente sobre a chapa, sem proteção, pois isso pode provocar corrosões – pior ainda se for com a tinta à base de água.

      Equipe Clube das Oficinas

  102. 8 de Maio de 2013  18:16 por Marcio André Responder

    Posso aplicar massa light na lataria e depois washprimer?

    • 16 de Maio de 2013  20:21 por O Clube Responder

      Olá, Marcio.

      Pode ser aplicada massa light (massa poliéster) e wash-primer, seguindo esta ordem:

      1 - Aplicar massa poliéster, desde que não seja em excesso, e esperar secar;
      2 - Fazer lixamento da região em que a massa foi aplicada com lixa grão P 80, com taco rígido, e, em seguida, lixar com lixa grão P 220, com roto-orbital;
      3 - Aplicar o desengraxante na região lixada, com um pano limpo;
      4 - Aplicar wash-primer, esperar secar e, em seguida, aplicar o primer de enchimento.

      Um abraço.

  103. 22 de Fevereiro de 2013  18:03 por antonio Responder

    Se não for preciso lixar até a lata, o que eu uso? Só o primer por cima da pintura antiga?

    • 25 de Fevereiro de 2013  20:05 por O Clube Responder

      Olá, Antonio. Tudo certo?
      É isso mesmo, se o lixamento nâo atingir a lataria, só a aplicação do primer já resolve.

  104. 29 de agosto de 2012  20:42 por O clube Responder

    Este comentário foi removido pelo autor.

  105. 26 de agosto de 2012  3:24 por Anonymous Responder

    nao se usa mais massa rapida???? pois eu trabalhei com reforma de onibus e usavamos massa rapida para emparelhar as imperfeicoes deixadas pela lixa

    • 29 de agosto de 2012  20:44 por O clube Responder

      Nos dia atuais, mesmo em reforma de ônibus, a sequência correta de processo é a seguinte:
      Lixamento da massa - respeitando a sequência de lixas: P80, P220 e P150.
      Lixamento do primer - respeitando a sequência: P320, P400 e P600.
      Não há necessidade de utilizar massa rápida. O “primer PU”´ tem sólido de enchimento suficiente para tirar as imperfeições deixadas pela lixa.

  106. 26 de agosto de 2012  3:20 por Anonymous Responder

    por que nao posseo aplicar wash primer antes da massa poliester????

    • 29 de agosto de 2012  20:44 por O clube Responder

      A recomendação do fabricante é que a massa seja aplicada em chapa nua, devido às suas propriedades de aderência. Quando aplicada sobre tinta (wash-primer), o risco de desplacamento é maior.

  107. 24 de agosto de 2012  21:57 por Anderson Marinho Responder

    Boa noite, Apos a aplicação do washa primer é comum ficar com um aspecto meio grudento ?

  108. 16 de Março de 2012  13:23 por O clube Responder

    O wash-primer deve ser aplicado sobre a massa e as partes de latas aparentes. Aplique o wash-primer após o lixamento da massa e antes do primer PU.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.