Diferentemente do que se diz no mercado, o termo oficina de funilaria e pintura ou lanternagem está cada vez ficando mais de lado, e sendo substituído por “empresa de reparação automotiva”. Isso mesmo, agora quem é dono de oficina não é mais “oficineiro”, e sim um empresário.
Mas você precisa ser administrador de empresas para gerir um negócio de reparação automotiva? Conhecimento técnico e administrativo pode ajudar e muito. Se você seguir as dicas abaixo de gestão da sua oficina, é rentabilidade na certa. Confira:
• Cuide para que a oficina tenha um layout produtivo, que os carros andem num sistema de linha de produção, evitando manobras e perda de tempo.
• Defina áreas em uma sequência ordenada de acordo com o espaço, buscando a mesma linha de produção. Exemplo: lavador, desmontagem, funilaria, preparação, pintura, montagem, polimento, lavador de novo e entrega técnica.
• Organize-se de uma forma que não haja desperdício de materiais.
• Treine os colaboradores para atender bem o cliente e desenvolver um serviço de qualidade.
• Treine os colaboradores para que tenham boas práticas em relação ao meio ambiente, à segurança e aos 5S*.
• Busque conhecimento das tecnologias no ramo automotivo com os fabricantes de insumos, escolas técnicas e centros especializados.
• Negocie o tempo todo. Saiba precificar o seu serviço.
• Tenha os principais números à mão: passagens de veículos, faturamento total, faturamento desmembrado, gasto com materiais e insumos, horas trabalhadas e horas vendidas.
• Atenção com os custos fixos: impostos, folha de pagamento e aluguel.
Se você quer ser um empresário de sucesso, com boa rentabilidade, busque atualizar-se sempre com as novidades do mercado. O CESVI orienta a busca por consultorias com profissionais especializados, que possam orientar você e fazer sua empresa de reparação automotiva decolar.
* Você sabe o que são os 5S? Uma dica: a sigla vem do japonês, e você sabe como japonês é organizado, né? Clique aqui e confira.
TEXTO: Luiz Marcos Gonçalves
Preciso saber aonde me capacito com um curso para fazer orçamento para seguradoras falar e entender a linguagem deles.pois tenho interesse em me credenciar para atender seguradoras em minha oficina . Sou de SC . Joinville.
Olá, Alan.
Agradecemos o seu comentário.
No momento, o Cesvi ainda não conta com grade de treinamentos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá amigo sou de São paulo e gosto de pintura e ver resultado do antes e depois de tudo que faço,gostaria de entrar no mercado de funilaria e pintura,faz tempo que quero fazer um curso desses e gostaria de saber se vcs oferecem esses cursos ou possa me indicar uma empresa seria nesse segmento
Olá Elvis obrigado pelo comentário!
Realizamo sim, diversos cursos no setor. Confira a agenda para os próximos pelo link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Gostaria de saber como vou conseguir algum resultado positivo com minha oficina se as seguradoras pagam no máximo de 40,00 a 50,00 a hora trabalhada e meu custo com uma rentabilidade de 25% é de 94,00 para prestar um serviço de qualidade e cumprir com minhas obrigações financeiras e tributárias ?
O que adianta eu precificar adequadamente minha mão de obra se as seguradoras enviam seus "Peritos" (se é que são mesmos) e determinam o valor que eles bem entendem ? O que faço ?
Para chegar ao valor da minha mão de obra tive que fazer vários estudos específicos. Por isso não entendo de onde essas seguradoras tiram esses valores praticados por elas. Vocês saberiam me
explicar isso ? Podem me ajudar ?
Aguardo retorno !!..........Grato !!
Gostaria muito que meus comentários fossem aprovados e publicados, pois tenho certeza que muitas oficinas compartilham da minha opinião e sofrem a mesma dor.
Nosso setor está totalmente dominado pelas seguradoras. Estamos morrendo aos poucos !!!
Olá Lauro obrigado pelo comentário!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá Lauro obrigado pelo comentário!
A princípio queremos oferecer o curso de Orçamentação, por meio dele, é possível tirar suas dúvidas em relação à sua oficina,
e ao procedimento adotado pelas seguradoras. Confira nossa agenda de treinamentos pelo link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite!
Sugiro que busque aprender os tramites das seguradoras quanto ao orçamentos, pois desta forma, obterá argumentação na negociação com os vistoriadores (peritos).
Tenho tido excelentes resultados, depois de entender a dinâmica das seguradoras, há casos, que consigo superar os valores iniciais do meu próprio orçamento, isso se dá, por falar a mesma linguagem deles, observe-os!
No momento atual, saber precificar e ter o controle do custo x rentabilidade da empresa não só é um conhecimento necessário, como esta ligado diretamente a manutenção de vida para a Empresa.
Muito oportuna esta ideia de enviar materiais para as oficinas como uma ferramenta que desperta o interesse o promove um novo horizonte para o mercado. Parabéns.
É isso. Temos que buscar mais tecnologias e equipamentos mais modernos. Foi o que fizemos em nossas reformadoras.