Cada vez mais, as oficinas adotam tecnologias que favorecem a preservação do meio ambiente. E isso inclui o processo de remoção do gás refrigerante do ar-condicionado. Veja o que diz a resolução 340 do Conama: “Durante todo e qualquer processo de retirada ou de comercialização de substâncias controladas, usadas como fluidos refrigerantes e de extinção de incêndios, ou na retirada ou instalação de sistemas ou equipamentos em oficinas de manutenção ou reparo, está proibida a liberação dessas substâncias na atmosfera, e devem ser recolhidas mediante coleta apropriada e colocadas em recipientes adequados”.
CUIDADOS PARA O PROFISSIONAL
Não basta o conhecimento das leis. É essencial a qualificação do profissional no uso do equipamento de reciclagem do gás refrigerante.
Confira os itens para a segurança do operador:
– Sempre usar óculos de proteção.
– Usar luvas do tipo látex, pois o gás, no estado líquido, em contato com a pele, pode provocar efeito similar a uma queimadura.
– Nunca misturar tipos diferentes de gases refrigerantes, pois a mistura resultante não terá o mesmo comportamento e pode danificar retentores.
– Excesso de gás pode provocar explosão (por excesso de pressão). Usar sempre tanques adequados com o sistema de proteção adequado.
PROCESSO: RECOLHER E RECICLAR O GÁS
– Após a instalação das mangueiras, é necessário fechar as válvulas de diferença de pressão “Manifold”.
– Em seguida, as tampas das válvulas de alta e baixa pressão, do sistema de ar-condicionado do veículo, localizadas no cofre do motor, devem ser removidas.
– Importante: nesse processo de remoção, o CESVI ressalta a importância do ambiente onde o equipamento é armazenado: deve ser em local limpo, para evitar a contaminação dos bicos de engate do equipamento, que precisam ser manuseados com cuidados especiais para que não haja risco de contato com partículas de sujeira. Caso ocorra a entrada de sujeira, pode haver entupimento do tubo de expansão, comprometendo a fase de resfriamento do sistema e os elementos do compressor, e aumentando os custos da reparação.
– Após conclusão da reparação do veículo, fazer o teste de estanqueidade do equipamento, conforme indicação do fabricante.
– Antes da inserção do gás refrigerante reciclado, verificar se o cilindro dosador do equipamento está com o sistema de aquecimento ligado, e se a quantidade de gás indicada pela montadora está correta no cilindro dosador. Analisadas as condições, é necessária a conexão da mangueira no cilindro dosador, mantendo a válvula fechada.
– Após as etapas iniciais, realizar a instalação das mangueiras, mantendo o fechamento da válvula do cilindro dosador.
– Em seguida, abrir as válvulas dos engates rápidos e as válvulas de diferença de pressão “Manifold”.
– Por último, a válvula do cilindro dosador deve ser aberta e posteriormente fechada, após atingir a quantidade de gás estabelecida pelo fabricante do veículo.
TEXTO: Bruno Silva Lopes
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