Após um reparo em que o veículo tenha sofrido danos fortes em suas partes estruturais, com a remoção de partes ou de todo o eixo dianteiro ou traseiro, ou até mesmo numa simples troca de componentes do sistema de suspensão e direção, é sempre necessário verificar a geometria da direção.
Somente assim será possível ter certeza de que o veículo estará em condições seguras em relação à sua estabilidade em retas e curvas.
Confira o que você pode descobrir nessa verificação:
CAMBAGEM EXCESSIVAMENTE POSITIVA
Devido à inclinação da roda excessivamente para fora do veículo, haverá um apoio maior em um dos ombros do pneu, causando um desgaste cônico e liso mais acentuado nos ombros externos. Pode haver ainda um esforço maior nos componentes do sistema de direção devido à tendência das rodas puxarem para fora.
CAMBAGEM EXCESSIVAMENTE NEGATIVA
Devido à inclinação exagerada para dentro do veículo, haverá um apoio maior em um dos ombros do pneu, causando um desgaste mais acentuado nos ombros internos – onde o maior peso está concentrado. Pode haver ainda um aumento do desgaste do rolamento externo do cubo de roda, devido ao aumento da carga sobre ele.
CAMBAGEM DESIGUAL ENTRE O EIXO
Caso a cambagem esteja desigual no mesmo eixo, a roda que estiver fora do especificado sofrerá os efeitos descritos acima, e o veículo ainda ficará puxando para o lado da roda que estiver com o câmber mais positivo.
INCLINAÇÃO IRREGULAR DO PINO-MESTRE
Terá os mesmos efeitos descritos acima na cambagem, pois vai alterar o câmber, além de deixar a direção mais pesada.
CÁSTER IRREGULAR
Vai provocar um desgaste ondulatório nos pneus, alterando todos os demais ângulos da direção. O veículo ficará instável, com desvios de trajetória durante uma frenagem e com vibrações no volante em certas velocidades.
CONVERGÊNCIA EXCESSIVA
Devido ao arraste dos pneus, causa um desgaste escamado (chanfrado) a partir dos ombros externos dos pneus dianteiros.
DIVERGÊNCIA EXCESSIVA
Devido ao arraste dos pneus e instabilidade direcional do veículo, causa um desgaste escamado a partir dos ombros internos.
DIVERGÊNCIA EM CURVA
Causa um leve desgaste escamado nos pneus devido ao seu arraste em curvas.
CENTRALIZAÇÃO DA DIREÇÃO
O veículo vai esterçar mais para um lado do que para outro, fazendo curvas mais fechadas para um dos lados.
PARALELISMO DO EIXO TRASEIRO
Quando o paralelismo está afetado, as rodas dianteiras ficam divergentes, como se o carro estivesse numa curva constante, causando alterações de câmber e cáster, dificuldade de manter o veículo em linha reta, além de desgaste escamado nos pneus.
Nessa verificação da geometria da direção em mesa alinhadora, deixe os ajustes exatamente nos valores especificados pelo fabricante do veículo – não somente dentro da tolerância que a mesa alinhadora vai informar.
TEXTO: Daniel Lauri Henriksen
ola!!tenho problemas quando faço alinhamento os carros sai co a direção torta qual amaneira mais facil de resolver o problema ou,indentificar o broblema?
Olá, Alexandre. Tudo bem?
Provavelmente o profissional responsável pelo alinhamento não está utilizando o dispositivo que trava o volante na posição centralizada para realizar o alinhamento. Vale a pena verificar com ele. ;)
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
Tenho um audi a4 2013 , tem que fazer cambagem na suspensão por causa que ele foi rebaixado, a suspensão dele é similar à de qual veículos
Olá Gustavo, obrigado pelo comentário.
Quando se trata de suspensão é melhor levar em alguma oficina especializada pois envolve muitos aspectos com a sua segurança e dos demais passageiros do veículo.
Atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Como saber o angulo aceitavel de camber do meu carro, para identificar se realmente é necessário fazer a cambagem, porque tem alinhador que quer fazer de qualquer forma para te cobrar mais, e as vezes pode ate piorar a situação. Entao queria saber os angulos aceitaveis do renault clio 1.0 16v 2010/11. Alguem sabe me informar?
Olá Kleber, os ângulos constam em manuais técnicos referentes ao seu veículo. Solicite no local de alinhamento os ângulos específicos para seu carro.
atenciosamente,
Equipe clube das oficinas.
Sobre os ângulos de convergência do chevrolet classic 2011 x e do chevrolet classic 2008.
Tenho um classic 2011 e verifiquei durante um alinhamento e balanceamento que no computador do alinhador estavam usando os ângulos de alinhamento do classic 2008 para o 2011. Sendo que no manual do 2011 os ângulos de convergência são:
1) –0º26’ a –0º47’(–2,61 a –4,61 mm) divergente, com veículo vazio.
e do 2008 é:
2) –0º20’ a 0º00’ (–2,0 a 0 mm) divergente, com o veículo com duas pessoas nos bancos.
A minha dúvida é: devo usar as medidas do manual ? ou seguir o conselho do alinhador que diz que o do 2008 serve pro 2011??
grato
Olá Diorgenis, obrigado pelo comentário.
O CESVI BRASIL sempre recomenda a utilização das normas do fabricante, consulte o manual do seu veículo para uma manutenção efetiva.
atenciosamente.
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde, minha dúvida é a seguinte: Quando monta-se toda uma suspensão do zero (to falando até da instalação de componentes com subframe e eixo traseiro) quais os parâmetros que podem influenciar no alinhamento do volante (ângulo do volante). Um deles que sei que tem influência é o thrust angle por exemplo, e qual outro? Convergência dianteira?
Olá Marcos obrigado pelo comentário!
Sua pergunta possui diversas respostas, o ideal é que você procure um mecânico especialista em suspensão para melhor esclarecimento das suas dúvidas
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá,
tenho um audi a3 1.8 8L. Completamente original.
Contudo, gostaria de colocar molas, barras e suspensão eibach.
As informações do fabricante é de que o carro rebaixa de 40 a 60 mm. Algo que irá alterar o ângulo do encaixe da suspensão, bem como, a distância desta para a roda.
Com isso, gostaria de saber se há necessidade de alguma alteração; ou se a alteração das eibach não é significativa para comprometer QUALQUER coisa de estabilidade. Preocupo-me muito com isso, não a toa que procuro trocar o conjunto para exatamente aumentar a estabilidade.
Disseram-me também que aumentar o raio da roda, mantendo o conjunto roda-pneu com o mesmo valor de diâmetro vertical e horizontal, poderia contribuir.
tentei fazer os cálculos, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão.
abraço
Olá Vinícius obrigado pelo comentário!
Um dos problemas desta alteração está na questão de rebaixamento, em que pistas irregulares, esburacadas ou com objetos como pedras, peças, carcaças de pneu entre outros, a chance de dano na parte inferior aumenta consideravelmente. Outra questão é a alteração da suspensão original que poderá dependendo do kit, mudar os ângulos de suspensão já desenvolvidos e testados pela montadora.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia, tenho uma duvida
Possuo um Audi A4 2.8 30V que possui suspensão multi braço na frente e eixo de torção atrás. O carro esta levemente rebaixado com rodas 18/40/235 (antes 15/60/205) e já levei em 4 oficinas diferentes para alinhar. O carro ao mudar de faixa por exemplo, parece que perde a função da direção e quase invade a pista, dando insegurança e tendo que esterçar o volante ao contrario pra manter o carro em linha reta. Observei que isso acontece quando mudo de faixa ou passo por desníveis. Todas as oficinas dizem que o carro está devidamente alinhado mas percebo que eles coçam um pouco a cabeça pra fazer. O ultimo me disse que havia convergencia no eixo traseiro e precisava desempenar, mas o carro nunca bateu de traseira. Alguém poderia me dar uma dica?
Ps: fiz a manutenção toda da suspensão, troca de alguns braços, bucha de todos, batente, coxim, mola, amortecedor e terminais de direção
Olá Gabriel obrigado pelo comentário!
A questão de modificação de suspensão eventualmente pode interferir no comportamento do veículo. Os projetos de suspensão trabalham com ângulos e dimensões exatas dos braços e pontos de articulação.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
gostei muito desse dados tecnicos de geometria
Olá, Leandro. Tudo certo?
Agradecemos o seu comentário.
Qualquer dúvida técnica sobre reparação, envie-nos.
Abraço,
Equipe Clube das Oficinas