Quando se fala em layout produtivo de uma oficina, isso exige investir em gestão de planejamento e estratégia. Uma análise profunda das características de trabalho da empresa deve ter como objetivo mapear o processo produtivo, desenvolvendo um plano de ação focado em:
- Venda de mão de obra (orçamentação)
- Desenvolvimento do layout produtivo
- Fluxos de trabalho
- Tempos operacionais
- Processos de produção
- Adequação e utilização de equipamentos
- Levantamento da capacitação dos colaboradores
Agora vamos abordar cada um desses 7 passos, com a análise e seu respectivo plano de ação.
1 – VENDA DE MÃO DE OBRA
Análise – A falta de um orçamentista com capacitação e foco voltados só para isso tem levado os coordenadores a botar a mão na massa nessa função. Isso compromete a venda do serviço, já que esses profissionais não têm tempo para um detalhamento do orçamento. Esse cenário está relacionado à falta de planejamento das atividades.
Plano de ação – Desenvolvimento do quadro produtivo. Mudança nas atribuições profissionais dos trabalhadores envolvidos com as atividades operacionais.
2 – DESENVOLVIMENTO DO LAYOUT PRODUTIVO
Análise – O layout promove a organização das áreas operacionais, otimiza os processos de produção e proporciona a execução dos serviços respeitando os prazos.
Plano de ação – Investimento em assessoria técnica no desenvolvimento em layout e no estabelecimento do processo produtivo.
3 – FLUXOS DE TRABALHO
Análise – É necessário estabelecer padrões de processos e etapas de controle por meio de um fluxo de trabalho definido pela gestão. Os colaboradores devem passar por um processo de integração para o atendimento dessas exigências, sem que haja vícios de trabalho na operação. Também é necessário desenvolver um fluxograma do processo, mapeando o passo a passo do reparo.
Plano de ação – Investimento em assessoria técnica no desenvolvimento de processo produtivo e fluxograma operacional.
4 – TEMPOS OPERACIONAIS
Análise – São aplicados conforme o cenário estabelecido pela gestão. Se o tempo de cada trabalho for definido pelo próprio colaborador, isso vai comprometer diretamente o desempenho de todos no que diz respeito a: orçamento, qualidade, rapidez e entrega.
Plano de ação – Investimento em assessoria técnica no desenvolvimento de processo produtivo e levantamento de dados em todo o processo. Redução de consumo (insumos utilizados na funilaria e pintura).
5 – PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Análise – Quando falta produtividade na oficina, é porque há problema de processo – por não haver métodos de trabalho, seja individual ou em grupo. Quando os prazos não estão sendo respeitados e falta comprometimento à equipe, outra maneira de manter o equilíbrio da produção é adotar uma tabela de comissão, aplicada individualmente ou por equipe.
Plano de ação – Mapear o processo produtivo por meio de assessoria técnica. Estabelecer remuneração variável/participação nos resultados (aplicação de comissão).
6 – ADEQUAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
Análise – É fundamental a oficina possuir ferramentas e equipamentos básicos para adequação dos procedimentos de reparação e diminuição do tempo de execução, o que afeta diretamente a produtividade.
Plano de ação – Mapear por meio de assessoria técnica os equipamentos e tecnologias da oficina.
7 – LEVANTAMENTO DA CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES
Análise – Um velho problema do setor de reparação é o baixo nível técnico dos profissionais. A maioria dos colaboradores só tem nível básico de conhecimento sobre funilaria e pintura. Por isso, os trabalhos são refeitos diversas vezes, elevando o custo da operação com maior consumo de material e tempo de serviço.
Plano de ação – Mapear por meio de assessoria técnica o nível de capacitação e a necessidade de treinamento da equipe nas seguintes áreas: soldagem, preparação e pintura, orçamentação, gestão de oficina e em atendimento.
TEXTO: Francisco Carlos F. Assunção
Bom dia eu quero melhorar a produtividade de minha oficina, o que devo fazer?
Olá, Douglas. Como vai?
A melhoria da produtividade depende de inúmeros fatores e para sabermos onde você precisa melhorar, teríamos que conhecer a sua oficina, mas geralmente o ganho de produtividade está atrelado diretamente à layout, qualidade dos produtos, infraestrutura, atendimento, treinamento e mão de obra, entre outros.
Um abraço.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
olá, tenho grande dificuldades na organização de entrada, saída. O.S, orçamentos, sistemas. Tem algum software pra me indicar ?
Indicamos pra você o software de orçamento Órion, saiba mais em: http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/Orion
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Bom dia;
Gostaria de informação sobre treinamento para lider de oficina, estamos enfrentando dificuldades na área de produção.
Olá Darci obrigado pelo comentário!
Acesse sempre o site do CESVI http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos porque periodicamente abrimos inscrição para Chefes de Oficina.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
olá, gostaria de receber também a visita de um especialista em minha empresa, para analisar o senário e criar um plano de ação de acordo com minha necessidade.
São José do Rio Preto - SP
Olá Leonardo obrigado pelo comentário!
O seu e-mail foi encaminhado ao departamento comercial que em breve entrará em contato.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde,sobre desenvolvimento do layout produtivo como é realizado e serviço e quanto custa?
Olá, Almir.
Um especialista do CESVI fará contato contigo.
Abraço,
Equipe Clube das Oficinas
O tempo de realização de complemento tem que ser de imediato, assim que o veículo dar inicio nos reparos tem que ser feito um analise mais complexo da reparação e sempre valorizando a reparação e cuidando do TICKET-MÉDIO, pois a sua receita esta na M.O.