Após a finalização do processo de pintura de fundo, chega a hora de começar o trabalho de pintura de acabamento. É o que vamos ver agora neste passo a passo elaborado com exclusividade para o Clube das Oficinas.
1 – O primeiro passo é a identificação da cor do veículo pelo catálogo de cores ou pelo código da cor do fabricante.
2 – Em seguida, encontre a fórmula no sistema de computador, que vai mostrar a quantidade exata de cada pigmento para a composição da cor.
3 – Caso você não use as quantidades indicadas pela fórmula, é praticamente certo que a cor ficará com diferença de tonalidade.
4 – Para identificar se há diferença de tonalidade, use uma proveta para aplicação de tinta e verniz e comparação junto ao veículo.
5 – Em caso de diferença de tonalidade, é necessário fazer o ajuste da cor.
6 – Esse ajuste deve ser feito sempre que possível à luz do sol, ou com o auxílio de uma luz própria para essa finalidade de acordo com as recomendações do fabricante. Vale lembrar que, mesmo com o ajuste de tonalidade, é necessário fazer o difuminado (alongamento) nas peças vizinhas.
7 – Em seguida, o veículo deve ser colocado dentro da cabine de pintura com pressão positiva, para evitar contaminação no momento da aplicação da tinta.
8 – Com o carro já desengraxado, faça o mascaramento e limpe com pano pega-pó para diminuir o retrabalho de polimento.
9 – Para fazer uma pintura de acabamento com qualidade, use uma pistola de pintura com bico 1.4, com boa regulagem de leque e vazão de tinta.
10 – Vale a pena prestar atenção à distância, pressão e velocidade de aplicação de tinta. Esses são fatores determinantes para evitar diferença na cor.
11 – Com a evolução do processo, a tinta já pode ser diluída de duas formas: com solvente ou com água. Mas a identificação e a preparação não mudam entre essas duas tecnologias, o que muda é a diluição, a aplicação e os equipamentos. Para diluir uma tinta à base de solvente, a proporção normalmente é de duas partes de tinta para uma parte de diluente.
12 – Com a tinta à base de solvente, aplique a primeira demão semiúmida. Dependendo da temperatura, aguarde aproximadamente de 5 a 10 minutos e, em seguida, faça a segunda demão mais carregada ou mais úmida – o tempo de secagem também será maior.
13 – Após a tinta secar, observe se ainda há vestígios do fundo e se é necessário aplicar mais tinta. Se for necessário aplicar outra demão úmida, espere que o veículo esteja bem seco e aplique mais duas demãos semiúmidas, com a finalidade de tirar uma eventual mancha na pintura. Terminando a aplicação da tinta, faça a limpeza da pistola de pintura imediatamente.
14 – Observando que não há manchas na pintura, dê continuidade ao processo, que é a aplicação do verniz de acabamento.
15 – Prepare a catálise e a diluição de acordo com as recomendações do fabricante. A aplicação deve ser da seguinte forma: a primeira demão do verniz deve ser semiúmida, siga as recomendações do fabricante quanto ao intervalo entre uma demão e outra, e a segunda demão deve ser a aplicação de finalização do processo. Limpe novamente a pistola e os utensílios.
16 – Para preparar a tinta à base d’água, é necessário seguir as especificações da fórmula.
17 – Misture os pigmentos respeitando as quantidades estabelecidas.
18 – Para a diluição, você deve seguir as orientações do fabricante no que diz respeito à proporção de água usada. É importante lembrar que existe uma água específica para essa finalidade – não use água comum.
19 – É preciso tomar bastante cuidado com a mistura para que ela fique homogênea.
20 – Ao transferir a tinta para a pistola, use um coador adequado. Para a tinta à base d’água, a tela precisa ser mais fina em função de sua composição.
21 – Aplique a primeira demão semiúmida. Espere secar ou evaporar toda a água (a aparência ficará fosca). A tinta à base d’água demora bastante para secar. Para acelerar o processo, existe a cabine de pintura com uma troca de ar maior. Para tinta à base d’água, a troca de ar pode chegar a 24.000 m³/h, ajudando na evaporação da água (para solvente, a troca é de 13.000 m³/h). Depois de seca, aplique a segunda demão mais úmida. Em caso de tintas metálicas e perolizadas aplique uma terceira demão empoeirada.
22 – Para quem não tem condições de investir em uma cabine de pintura à base d’água, a opção pode ser um sistema de ventilação chamado venture, para auxiliar na evaporação da água. Se a água não estiver devidamente evaporada, a tinta ficará úmida e brilhando. Mas ela deve estar fosca e seca para a aplicação do verniz. Nunca aplique o verniz sobre a tinta úmida, ou a pintura vai trincar imediatamente.
23 – Em todos os casos, é indispensável a utilização dos EPIs.
TEXTO: Rodrigo Dias e Erivan Prado
Olá amigo queria saber mais a respeito da tinta tricotin Quantas camadas são da base e camadas são do pérola após verniz
Olá, Ricardo. Tudo bem?
Essa informação é relativa, pois o número de camadas dependerá da cor que você deseja obter. Nossa recomendação é que você crie uma escala com placas de testes, onde em cada uma você aplica uma camada a mais, até que chegue em um padrão igual à cor desejada.
Um abraço.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas
Boa tarde amigo. Otimo trabalho!!
Gostaria de saber oq eu faço quando aplicado uma tinta errada no carro e depois tendo que mudar a cor novamente, sendo a q tinha embaixo do verniz está ok. É sou eu lixar o verniz e aplicar a tinta branca ? Oq vc me sugere ?
Tinta ficou amarelada e o carro original é branco.
Gostaria de tirar uma duvida, pintei um carro e ele desplacou toda a tinta depois de um mês, o que pode ter acontecido ?
Olá, Phelippe. Como vai?
Neste caso, provavelmente, ocorreu contaminação ou problema no produto, prejudicando a aderência da tinta.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Gostaria de saber na secagem da pintura com verniz sem estufa quanto tempo demora a secagem do capo. obrigado
Olá, Marcelo!
A secagem dependerá da marca do verniz, catálise, temperatura, umidade e número de demãos.
Recomendamos que, antes da aplicação, você leia as especificações do produto.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá! Eu seria capaz de jurar que já estive neste blog antes, mas depois de ler o teu post eu percebi que é maravilho para mim. Felicidades abraço.
Olá, Barney! Como vai?
Ficamos felizes que tenha gostado do post. :)
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá! Eu seria capaz de disser que já estive neste site antes, mas depois de ler o seu artogo eu percebi que é ótimo para mim. Até mais abraço.
Informação valiosa. Para minha alegria que localizei o seu site por acaso, e estou muito alegre com o que eu encontrei aqui. Felicidades abraço.
Gostei do seu artigo, super legal teu ponto de vista. Eu tenho um Site sobre este mesma tema, visite ele mais tarde. Felicidade.
Opa! Eu seria capaz de jurar que já estive neste portal antes, porém depois de ler um eu percebi que é novidade para mim. Felicidade.
boa-noite,
Existe padrão de camadas de pintura em veículo?
Por exemplo, recentemente comprei um veículo da Honda FIT 18/18 e a pintura (branco perolizado) é tão fina que qualquer coisa faz ele descascar. dos meus tantos anos de vida, nunca vi um veículo com tamanha finura na camada de tinta.
É possível saber se aquela pintura está em acordo ou desacordo com as pinturas veicular . Como eu disse, e tenho imagens, é realmente impressionante como é fina e frágil a camada de tinta, facilmente ver a lataria do veículo.
Olá, Jesus!
As pinturas tri camadas (perolizadas) possuem camadas diferenciadas se comparadas à pintura bicamada. O processo fabril já é acertado para depositar as quantidades necessárias para proteção e boa aparência da chapa com a finalização do verniz. Se a pintura tivesse uma espessura muito grossa, a tendência de “trincar” em pequenos impactos, como batida de pedras, seria muito maior.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Tenho um opala Comodoro , fiz o lixamento total da carroceria depois apliquei primer universal pois não iria fazer a lanternagem logo em sequencia , passado um bom tempo fiz a lanternagem . Quero saber se é necessário remover o primer universal para a aplicação do wash primer ou se posso aplicar o primer PU sobre o primer universal .E após a lanternagem algumas partes lixadas ficaram na lata aparente.
Olá Marcos, obrigado pelo seu comentário.
Para locais de chapa aparente, o correto é retirar oxidação ( caso tenha formado) e aplicar wash primer, primer e seguir com a base e verniz. Para o local onde tem primer universal, o correto é lixar com granulação 320 para depois aplicar primer PU sobre a superfície.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas
Olá. Parabéns pelo site, bem completo. Tenho uma dúvida quanto ao acabamento do verniz. Utilizo um compressor de ar direto com pressão em torno de 40 libras. A minha base (primer) e a tinta ficam bons, porém o verniz fica um pouco opaco mesmo após o polimento. O que será que pode ser? Seria a diluição ou qualidade do verniz? Será que pode ser o tipo de compressor/pistola? Não investi em um compressor maior, pois faço pequenas pinturas em geladeiras, capacetes, miniaturas de carros, etc... Desde já agradeço.
Olá Jorge, obrigado pelo seu comentário.
Verifique contaminação da linha de ar (água e óleo do compressor) e também respeite a proporção de catalizador para o verniz e sua diluição conforme solicita o fabricante.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas
Parabéns José !
Gostaria de saber se pode me ajudar?
Estou sendo um aprendiz da pintura e vi uma técnica no Youtube de lixamento entre cada demão de pintura, porém na última demão (3ª) a tinta ficou porosa. Será que devo lixar novamente após esta demão, ou aplica o verniz? E depois, será que a porosidade saíra no polimento?
Obrigado pela atenção.
Boa noite, meu carro está com a pintura do porta malas sem verniz , é possivel reaplicar somente o verniz nesta parte do carro ou seria obrigatorio em todo o carro?
Olá Josê, obrigado pelo comentário.
Você pode aplicar o verniz somente no porta malas, desde de que a peça seja trabalhada para aplicação do mesmo.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Não, a porosidade não sairá, por que ela vai ficar embaixo do verniz!
Com certeza você esta aplicando a tinta muito seca!
O pintor se perdeu na proporção catalizador verniz, mediante a a isso o verniz n secou totalmente e preciso refazer o trabalho. Me aconselha a usar qual metodo para retirada desse verniz q n aceita lixamento devido a nao está totalmente seco? Pode ser removedor? E qual passo a seguir da retirada, ate a finalização da pintura?
Olá Saula, obrigado pelo comentário.
Diante da situação será necessário reiniciar o processo inteiro.
Atenciosamente.
Equipe cLube das oficinas.
Olá, boa tarde.
Estou repintando meu veículo e estou com medo de estar sendo enganado.
O carro foi inteiro lixado, aplicado o prime e lixado novamente. Após feito isso, foi utilizada a pintura poliester + verniz (meu carro é preto). Porém, ficaram algumas imperfeições na pintura, algumas sujeiras salientes no meio do verniz, facilmente identificados ao passar a mão no carro. O funileiro me falou que ainda faltava lixar e polir.
Esse procedimento é comum e correto? Acredito que lixando e polindo um verniz que acabou de ser feito não tenha muita lógica, pois estará desgastando o mesmo. Ou estou errado?
Desde já, muito obrigado pela atenção!
É comum que após a pintura seja feito um lixamento do polimento com grãos de lixas finas (P1200, P1500, P2000, P2500, P3000, P4000 e P5000) depois desse lixamento fino, é feito um polimento, lustro e enceramento. A camada que sairá de verniz é superficial, desde que realizado com qualidade.
Qual bico é mais indicado para repintura.
Obrigado.
Olá Diego, obrigado pelo comentário.
Utiliza o bico 1.3 para base e verniz.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Tenho um carro antigo, Karmann Ghia 1970 vermelho mais escuro. Mandei pintar e deu um defeito no capô dianteiro, que foi pintado outra vez com a mesma tinta. Na claridade ficou tudo muito bom, mas à noite, na iluminação da Garagem, o capô fica diferente, mais escuro. Já reclamei, foi repintado, mas continua acontecendo este efeito.
Como poderei correigir este problema
Grato
Carlos
Olá Carlos, obrigado pelo comentário.
É necessário reiniciar o processo, mas aplicando um removedor e esperando 72 horas para recomeçar o processo de pintura.
atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas
Bom dia, tenho um VW Bora 2001/2001, quero repintar ele, uma das laterais está muito feia sem verniz...a outra perfeita brilhando...quero saber se apago o carro com uma lixa 350 ou mais fina, aplico fundo e coloco a tinta nova....ou se só apago o carro com a lixa...passo solução desengraxante e jogo a tinta...me ajudem numa ordem cronológica do que fazer e quais produtos usar..
Olá Téo, obrigado pelo comentário.
Consulte o nosso passo a passo de repintura disponível aqui no blog.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas
Bom dia. Tenho uma grande duvida a respeito da aplicação do verniz.
Como já havia comprado uma lata de verniz, acabei guardando. Agora que necessitei, percebi que o mesmo estava vencido, e o catalizador endurecido. Logo, queria saber se implica alguma coisa a não utilização do catalizador, pois estou com um problema.
Pintei o meu capacete e depois de tudo terminado, alguns dias secando, porém, qualquer coisinha que ocorre deixa marca, na maioria das vezes até minha digital.
Então, gostaria de saber onde posso estar errando na aplicação deste dito verniz.
Tenho que fazer polimento depois para aumentar a resistência final do objeto?
Tenho como hobby pintar, mas nessas horas, essas dificuldades me tiram totalmente a vontade de continuar.
Grato pela atenção!
Olá Celso, obrigado pelo comentário.
Você deve utilizar o catalisador. O mesmo fará o processo de secagem e “cura” que pode levar até 30 dias dependendo da aplicação e da marca do produto.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Bom dia!
Por gentileza, gostaria de saber quais os danos a saúde pode ser provocado por pintura de automóveis em fundo de quintal, sem que haja um galpão e ou obedeça qualquer legislação no que tange ao meio ambiente e danos a saúde pública. O motivo da minha pergunta é pelo fato de um vizinho em que o muro do quintal onde ele vem exercendo tal atividade faz divisa com meu imóvel. Sou geógrafa e estou especializando em Gestão, licenciamento e Auditoria Ambiental, portanto, sei que a atividade que meu vizinho tem exercido em seu quintal fazendo repintura de automóvel a céu aberto é ilegal. Por gentileza, vocês poderiam informar quais os componentes químicos da tinta usada para pintura de automóveis. Desde já agradeço,
Att.
Marilene Pedroso Vilas Boas
Olá Marlene, obrigado pelo comentário.
A descrição dos componentes utilizados fica difícil de especificar, pois não sabemos a linha de produto utilizada na oficina citada. O correto é a aplicação de produtos de pintura em cabines com filtros para evitar a projeção de resíduos ao meio ambiente.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
bom dia
queria saber se posso usar o verniz sem catalizador ?
Olá Ricardo, tudo bem?
Sim, somente se ele for monocomponente.
atenciosamente.
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite.. ja tenho pistola, compressor etc
O meu problema e a balanca e as tintas onde posso arranjar uma balanca dessas tem algum nome proprio.. e as tintas onde posso comprar e onde posso ver quais preciso para a mistura..? Obrigado
Olá, o ideal é entrar em contato com algum fabricante de sua preferencia para que ele possa fornecer a maquina do sistema Mixing.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Boa tarde! antes de tudo gostaria de parabenizar a matéria assim como sua presteza nas respostas. Recentemente adquiri um compressor Shulz 50 litros 8.3 bar 5.21 pes e com essa configuração me indicaram a pistola winpel 791. Meu primeiro trabalho foi pintar minha moto de preto fosco vinilico que por sinal, ao menos para mim ficou muito bom. Encorajado com esse resultado me encorajei e dei inicio a reforma de uma geladeira utilizando primer e tinta PU branca, porém, apesar de nao haver escorrimento o resultado não foi o esperado uma vez, apresentou sinais de casca de laranja. Vale informar que não sou pintor e apenas obtive algumas informações pela internet, mas gostaria que o resultado fosse outro. Segundo informações em alguns sites o problema pode ser desde a má diluição até o manuseio da pistola e por conta disso tenho feito alguns testes a fim de encontrar o defeito ou falha. Diante do exposto, haveria algum material de ajuda ou alguma sugestão. Mais uma vez muito obrigado.
Olá Luciano, obrigado pelo comentário.
Pela configuração do compressor provavelmente o problema foi que durante a aplicação da tinta P.U a pressão ficou muito baixa para atomizar a tinta com isso ocorreu o defeito. Dependendo de como ficou o resultado você pode fazer o polimento nivelando a tinta com taco e lixas muito finas e depois polir com massa de polir N°2 .
atenciosamente,
equipe clube das oficinas.
Olá vcs mudam a cor do carro? e qual valor aproximado fica ?
Olá Everton, a troca de cor do veículo necessita de alteração da documentação e vistoria do veículo juntamente com a nota fiscal das tintas e declaração de pintura por parte da oficina. O preço estimado dependerá do veículo , da cor, e das documentações locais.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Pintei o capo do carro com poliester. A base ficou muito áspera devido a poeira da tinta.
Pergunto: É possível lixar a peça~com lixa 1800 e em seguida aplicar o verniz?
Não , o mais indicado é lixar com uma lixa 800 e aplicar tinta novamente.
Pintei o capo do carro com poliester, porem quando apliquei a base poliester ficou muito áspera devido a poeira da tinta.
Pergunto : É possível fazer o lixamento da peça com lixa 1800 e em seguida aplicar o verniz ?
Olá, não, pois esta ação trará marcas na base aparentes mesmo com a aplicação do verniz. É necessário que refaça o processo.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
Olá quero uma ajuda. Já aconteceu duas vezes o seguinte caso. Na repintura de um veículo preto com a tinta poliéster e após aplicação do verniz quando vou dar o acabamento lixar o verniz para polir aparece umas pintas brancas o que pode ser. Detalhe a pistola que uso pra verniz é só pra verniz. Obrigado
Olá Sandro, obrigado pelo comentário.
Pode ser compressor em área contaminada, catalise, produto vencido ou contaminado ou compressor com agua. Recomendamos a utilização de coador para tinta e usar filtro de ar na rede pnematica e revisar o compressor
atenciosamente,
Equipe clube das oficinas
estou ficando perdido quanto ao orçamento como devo fazer quanto ao orçamento com esta inflação
a onde me basear para o perfeito orçamento
Olá José, existem um software de orçamentos que já possuem atualizações de seus valores, chama-se Órion, consulte os pelo telefone 11 3948-4800.
atenciosamente,
equipe Clube das oficinas.
Bom dia. Recentemente meu carro sofreu uma colisão traseira e deixei o mesmo aos cuidados de uma oficina para o reparo. Como não pude acompanhar o serviço devido a compromissos de trabalho, não pude saber o quão profissional foi realizado o serviço. Ao apanhar o veículo, aparentemente, a pintura ficou com uma ótima qualidade, sem escorridos ou qualquer outro tipo de "barbeiragem" no serviço. Há alguma forma de me certificar que houve a aplicação do verniz automotivo na pintura? Quais seriam as consequencias da falta deste?
Olá, sem o verniz sobre a base, a superfície não apresenta brilho, caracterizando então a falta da camada de verniz.
Boa noite equipe club das oficinas! Gostei muito da matéria e minha questão é a seguinte; Para o acabamento, qual é a quantidade entre o verniz, o catalisador (endurecedor) e o diluente para o melhor brilho?
Olá Domingos, obrigado pelo seu comentário.
Recomendamos que siga as instruções do produto que escolheu utilizar. Existe uma variação grande entre os fabricantes e a proporções de diluentes, por isso, é menos arriscado você acompanhar exatamente o rotulo do produto que vai utilizar.
Atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas.
Olá,
Preciso fazer uma pintura em laca nitrocelulose com cor metálica, mas acho apenas as cores sólidas. Como proceder? Dá pra misturar outros pigmentos à tinta nitrocelulose para chegar na cor, ou mesmo misturar tinta acrílica?
Obrigado.
Olá Fernando, recomendamos utilizar a tinta poliéster no lugar da laca, pois a Laca é uma tinta de tecnologia ultrapassada e já está saindo do mercado, por isso a dificuldade de encontrar.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas
Bom dia,
Qual a espessura dos bicos para cada tipo de tinta/fundo/verniz para pistola HVLP.
Olá César, obrigado pelo comentário.
Para primer utilize o bico de 1.7 a 1.9, para tinta e verniz de 1.4 a 1.5.
atenciosamente.
Equipe Clube das oficinas.
Gostaria de saber se é indicado fazer o degrade com as peças próximas para igualar a cor?
Olá Luciano, obrigado pelo comentário.
Já consultou o PAP de difuminado? É um processo interessante para igualar cores de peças próximas. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=NZGVsprtJeA&list=PL9ehAo2inndcUBoUpt3W6HdoeM-s_3Dqc&index=15
Atenciosamente,
Equipe o clube das oficinas.
Bom dia !
Bati com o carro e fiz toda pintura do lado esquerdo do carro . Minha duvida é ... no que interfere no valor de revenda do carro. A pintura ficou perfeita ninguem diz que foi pintado nem tampouco batido .
Olá Daysiane, obrigado pelo comentário.
É difícil especificar o quanto o valor de revenda será afetado, pois depende da qualidade do serviço realizado e área reparada.
atenciosamente.
Equipe clube das oficinas.
muito bom parabéns para Equipe Clube das Oficinas .. ótimo poste
Boa tarde
Precisa tirar uma dúvida por gentileza
Levei meu Fusion para pintar o para lama esquerdo
Já é a 3x que o pintor me liga falando que vai ter que repintar pq a pintura está arrepiando.
O que será isso?
O que deve ser feito?
Desde já obrigado
Olá Oseias, obrigado pelo comentário.
Este problema pode estar ocorrendo por contaminação, erro na catálise ou incompatibilidade entre os produtos.
Atenciosamente.
Equipe o Clube das oficinas.
Olá bom dia estava procurando na internete como fazer uma repintura,tenho um celta 2001 e tô querendo pintar ele mais conheço pouco sobre pintura,meu carro tá com pintura já meia apagada e gostaria de saber se eu posso só lixar e repintar,quais o procedimentos deve ser feito? Desde já agradeço e parabéns pelas informações muito bem abordada e útil! !
Olá Natho, obrigada pelo comentário.
Recomendamos que faça o processo de repintura do inicio para evitar problemas futuros.
Atenciosamente.
Equipe o clube das oficinas.
Parabéns a Equipe Clube das Oficinas , Muito bom este conteúdo.
Gostaria de pintar meu carro antigo no estilo rat rod. Qual seria a maneira correta de aplicação? Após o undo aplicar o preto e logo a tinta da cor do carro e fazer as ferrugens com aerógrafo? Onde consigo uma tinta cor de ferrugem? Obrigado
Olá Eugênio, como vai?
Ainda não temos estudos e práticas sobre esta modalidade de pintura.
atenciosamente,
Equipe o clube das oficinas.
ola vc quis dizer hot rod. vc deve pintar o carro normalmente e depois de tudo seco pegar uma lixadeira e lixar ate a lata. fazendo os detalhes que vc quiser. depois jogar vinagre na lata e deixar de um dia para outro. o vinagre enferruja a lata uniformemente.
Olá fiz uma repintura em um carro preto,mais quando molha fica cheio de marcas brancas,depois fazendo o polimento novamente volta ao normal,o q pode ser?
Olá Marcelo, obrigado pelo comentário.
Provavelmente está com problemas no verniz, que é a camada seladora do processo de pintura, recomendamos que refaça essa parte para um bom acabamento.
atenciosamente,
Equipe Clube das oficinas
Olá! muito bom esse tutorial mas tem o velho ditado nem tudo sai igualzinho o tutorial.srsr
Resolvi pintar meu carro retirei a tinta velha deixei na chapa mesmo fiz toda a preparação para a proteção da chapa, depois aplicação do primer pu lixamento até ai tudo bem, mas na hora de pintar creio eu que eu não tenha regulado a pistola corretamente e deu zica escorreu em algumas partes bem pequenos o escorrimento da tinta na hora de lixar para tirar o escorrido exagerei na força e saiu a tinta agora me bateu um duvida posso só lixar para fazer um desbaste na tinta para repintar ou tenho que lixar a peça toda até ficar no fundo pu para repintar? opa estava esquecendo de mencionar ultilizei tinta pu.
E se tem algum maçete para regular a pistola corretamente?
Olá Alex, como vai?
Faça o lixamento até o primer e poderá reaplicar a base e posteriormente o verniz.
atenciosamente.
Equipe o clube das oficinas.
Boa tarde, eu trabalho em uma loja de distribuição de tinta, fiz curso recentemente de colorimetria automotiva, e pelo fato de trabalhar com a linha dupont comecei a fazer uns serviços por fora de reparo na pintura, fiz procedimento correto de diluição e de tratamento da superficie, porém a tinta teve desplacamento, isso deve-se por causa do tipo de tinta que utilizei? Utilizei linha Imron, 100 vezes melhor que uma linha automotiva convencional, porem é um material pesado, usado em reparos de aeronaves e de frotas... Obrigada por compartilharem o site é muito bom!!
Olá Samantha, obrigado pelo comentário.
O desplacamento pode ocorrer por inúmeras razões. Entre elas, entar a questão do não desengraxe da superfície pintada e entre as camadas também. Outro ponto está na questão de granulação de lixa utilizada. Lixas muito finas para primer e base causam o desplacamento, onde sugerimos a utilização de no máximo lixa 800. Se usar uma granulação maior, a chance de desplacamento é grande. Outro ponto importante é saber a composição da peça pintada. Peças plásticas precisam de primer específico para não desplacar e uso de flexibilizante para não trincarem com a maleabilidade da peça.
Atenciosamente.
Equipe o clube das oficinas
Boa tarde.
Gostaria de tirar uma dúvida. Recentemente, meu carro foi pintado o teto e o capô, porém depois de algum tempo o verniz está "descolando" da tinta nessas 2 peças, porém a tinta não está queimada. Posso fazer somente a retirada do verniz e fazer uma aplicação somente de verniz em cima dessa tinta?
Obrigado.
Olá Pablo, como vai?
A base não aceita lixamento para posterior aplicação do verniz. Se houve o desplacamento , certamente ocorreu erro no processo, como por exemplo, a contaminação da superfície. O correto seria refazer a aplicação de base e verniz.
atenciosamente.
Equipe o clube das oficinas.
ola amigo , Qual é o tipo de pistola e mais recomendada ?
Olá Erik, obrigado pelo comentário.
O CESVI BRASIL, como centro de pesquisa automotiva, não recomenda tintas, pistolas ou materiais desse segmento, sugerimos que consulte uma loja especializada para fazer essa solicitação.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Ola pessoal do clube...
Seguinte,fui pintar o capo do meu carro estava indo tudo bem ate que quando apliquei a base poliester percebi q a mesma ficou aspera apos a secagem,ficou tipo uma lixa mesmo...mas mesmo assim apliquei o verniz,dai veio outro problema,carreguei a mao demais e o escorreu o verniz.
Posso lixar até chegar na tinta novamente e aplicar outra camada de tinta e em seguida passar o verniz?
Ou terei q aplicar fundo PU novamente?
Olá Silas, obrigado pelo comentário.
O problema da base pode estar na concentração de diluente e pressão de aplicação. Quanto ao verniz, se o problema foi só o escorrimento, após a secagem é possível nivelar a área escorrida com uma lâmina e posteriormente fazer o polimento da região.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
OLá, quero pintar o capo do carro, como fazer na parte do verniz ? Qual o melhor para pintura de carro
Agradeço.
Olá Ailton, obrigado pelo comentário.
Recomendamos que consulte o passo a passo de repintura disponível no link http://clubedasoficinas.com.br/2014/05/passo-a-passo-repintura-automotiva/.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
ola, eu coloquei meu carro pra pinta cor preta e o pintor falou q depois de 10 dias era pra mim voltar pra poli denovo a parte pintada.existe isso.
Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário.
O correto é aguardar mais de 30 dias para realizar o polimento caso esteja opaca.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Olá essa pistola "VENTURE" AONDE ACHO?
Olá Guilherme, obrigado pelo comentário.
Recomendamos procurar uma loja especializada em produtos de pintura automotiva na sua região.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Muito bom esse conteúdo, valeu mesmo por compartilhar
Olá
Gostaria de saber como funciona o polimento após a tinta e verniz serem aplicados no veiculo e tambem saber se o mesmo procedimento pode ser feito em peças de fibra de vidro.
Obrigada
Olá Bianca, obrigado pelo comentário.
O correto é aguardar pelo menos 30 dias para a cura total do verniz para posteriormente realizar o polimento. O procedimento para pintura em fibra de vidro é o mesmo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
eu queria saber como faser para o vrniz nao arepiar
Olá Victor, obrigado pelo comentário.
Deve-se utilizar o catalizador na proporção indicada pelo fabricante e produtos de mesma linha.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
paulo de araujo
boa tarde
gostaria de saber o seguinte,meu pintor pintou o carro uma pajero vermelha,passou a tinta e dps o verniz normalmente e ligou a cabine para secagem ai passou-se uns minutos e o veiculo e as peças do mesmo ficaram na cabine e ele ligou a cabine novamente para aquecer e pintar outro veiculo, sem antes tirar a pajero la de dentro, apos retirar o veiculo de dentro notol que a tinta ou o verniz não sei estava mole,minha pergunta é pq ocorreu isso? defeito na diluição ou catalização do verniz ou ele nao deveria ter ligado a cabine de novo para aquecer sem remover o carro de la?? acontecendo assim este dano
Olá Andressa, obrigado pelo comentário.
Provavelmente houve algum problema na catálise do verniz, verifique o rotulo e a mistura estipulada pelo fabricante.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
gostaria de saber se ha possibilidade ,apos pintura completa do automovel e demão de verniz pode-se realizar a pintura com tinta novamente.
Olá Daniel, obrigado pelo comentário.
Recomendamos que faça o processo desde o início para melhor resultado.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
Olá, estes procedimentos podem ser usados em motos, por exemplo no tanque de gasolina. Obrigado.
Olá Lucas obrigado pelo comentário!
Sim, esse procedimento se aplica a repintura de todo o tipo de chapa automotiva.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá! Raspei com o parachoque dianteiro numa coluna, e mandei fazer o retoque no melhor da cidade. Porém, não gostei do resultado quanto o que esta em jogo é a tonalidade da cor. Ficou bem diferente. Ai mandei de volta pro rapaz, e ele refez o serviço. Melhorou mas nao ficou o ideal pra mim. Estou com medo de fazer denovo para nao ficar com muitas camadas de pintura e acabar tendo problemas futuros. Meu carro é preto e é zero km, nunca foi repintado antes, nao sei qual é a melhor solução! Pode me ajudar? Obrigado
Olá Leonardo, obrigado pelo comentário.
Provavelmente o pintor não fez o processo de difuminado e isto deve ter causado o problema. Infelizmente para consertar o problema é necessário refazer o processo do início.
atenciosamente;
Equipe clube das oficinas.
boa noite
estou a pintar um capot pela 1ª vez . depois de reparar o capot de chapa dei 2 demão de 2k primario, lixei com 600 e 800 e dei 2 demãos de tinta metálica cinzenta; a tinta nota-se um ligeiro granulado (liso e suave) depois dei 3 demãos de verniz; cometi o erro de noa deixar secar 72 horas e deixei marcas no verniz; agora estou a retirar o verniz com lixa 80 depois irei dar 240,320,400,600; a minha questão é a seguinte: notei que a tinta não foi totalmente retirada devido as 3 demãos de verniz , portanto ainda se vê depois de limpar com desengordurante , posso dar nova demão de tinta metálica em cima e depois as tais duas demãos de verniz? muito obrigado desde já pela vossa resposta.
rui
Olá Rui obrigado pelo comentário.
Recomendamos assistir ao passo a passo de preparação de pintura e processos de lixamento no blog Clube das oficinas para melhor esclarecimento das suas duvidas sobre o processo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
gostaria de saber se pode pintar com a tinta a base de água sem usar estufa
Olá Adilson obrigado pelo comentário!
Não recomendamos pois a tinta a base d’agua fora de cabine de pintura de pressão positiva devido as contaminações (sujeiras e cisco, etc) entretanto vale ressaltar que o mercado possui cabines de pintura especificas par a pintura base d’agua com fluxo de ar maior que a cabine convencional.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia! Fiz uma cabine caseira para pintura de capacetes, porém tenho duvidas quanto a temperatura e umidade ideal para fazer o processo, umas vez que não consigo controla-la, pois a cabine é aberta! Tenho o medidor de temperatura e umidade, só tenho que esperar o dia certo! Qual temperatura e umidade ideal para pintura?
Olá João obrigado pelo comentário!
O CESVI BRASIL não trabalha com esse tipo de processo de pintura, em capacetes, seria interessante você consultar uma empresa especializada nesse tipo de pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
como faço para adquirir o sistema para consultas de como dosar as tintas?
Olá Ricardson obrigado pelo comentário!
Recomendamos que consulte o fabricante da tinta que deseja utilizar, alguns fabricantes possuem esse sistema de consulta online.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa noite tenho um nissan versa 2014 de cor branca aconteçe que ele já foi polido na oficina por 2 vezes ( um vizinho estava pintando o portão da casa dele com pistola ) e parece que o vernis do carro está desgastado pois a pintira té meio opaca ...oque devo fazer, tem algum produto ou algum prossedimento qur posso fazer, pois meu carro está muito novo
Olá Klayn obrigado pelo comentário!
O CESVI BRASIL recomenda uma análise mais minuciosa da pintura feita por um profissional de sua confiança, pois se o que aconteceu foi um desgaste no verniz, será necessário a repintura da região.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
estou pintando um gol prata apliquei trez demaos ai começou aripiar parece que a outra tinta trabalhou?
Olá Claudiomiro obrigado pelo comentário!
Pode estar acontecendo um problema de incompatibilidade de materiais. Recomendamos que consulte o Passo a passo de pintura disponível aqui no Blog Clube da oficinas para melhor desempenho do seu processo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
pintei meu caro e agora quero passar o vernis , mas tem manchas na pintura , se eu passar o vernis essas manchas desaparece , oq eu faço ??
Olá Sandro obrigado pelo comentário!
Recomendamos o lixamento da área afetada e que refaça o processo de preparação, pois somente o verniz não será suficiente para retirar e encobrir as manchas.
Obs: Verifique sempre se existe contaminação no ar do compressor, a limpeza da pistola utilizada e as condições dos filtros de ar, esse tipo de manutenção preventiva influencia na qualidade do produto final.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite. Gostaria que tirasse uma dúvida minha.
Fiz a lataria do meu carro com uma pessoa, e ele entregou o carro pra mim com a massa bruta "sem pintar". A preparação e pintura vou fazer com outro. Mas nesse meio tempo peguei chuva e molhou a massa. Tem algum problema ou terá algum problema futuramente ?
Olá Anderson obrigado pelo comentário!
Nesse caso recomendamos lixar novamente a área afetada.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá Davi .
Tenho uma duvida ?
Uso um verniz 2 pra 1, tempero com auxílio da régua mediadora ,mas quando vou colocar diluente não cigo a corretamente, para o verniz não ficar grosso.
Isso pode causar algum tipo de pobrema futuro?
Obrigado.
Olá Diego obrigado pelo comentário!
Sim, esse tipo de diluição pode causar alguns problemas, entre eles a opacidade da peça depois de pronta. Recomendamos sempre utilizar as normas do fabricantes para catálise do produto.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
BOA NOITE,FUI PINTAR UMA PEÇA COM O PRATA ALASKA BASE POLIESTER E ELA FICOU MANCHADA,O QUE DEVO FAZER?
Olá Diogo obrigado pelo comentário!
Consulte o passo a passo do Blog Clube das oficinas para tirar qualquer duvida sobre o processo de pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde! Tenho um carro xsara picasso 2010 preto ele tem bastante arranhões já fiz polimento resolveu mas não o suficiente. Pintando meu carro fica com a mesma cor do original, teria um lugar de confiança? obrigado aguardo resposta.
Olá Davi obrigado pelo comentário!
Consulte as ofinas avaliadas pelo CESVI BRASIL no site www.cesvibrasil.com.br
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite obrigado, por explicar detalhes quê abriram minha mente em relação a pintura alto motiva. bom eu pintei meu carro fiz todo processo, mas ao aplicar o verniz percebi qui ficou uma mancha esbranquiçada , porquê será qui aconteceu isso?
Olá Flavio obrigado pelo comentário!
Aparentemente esse é um caso de erro de preparação para pintura, consulte o Passo a Passo do Clube das oficinas sobre preparação de pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
olá! tenho uma duvida,repintei um capo na cor prata e apos 3 meses apareceu uma mancha amarelada por baixo do verniz, creio que ao lixar o primer possa ter aparecido um pouco da massa, isto pode estar relacionado com a mancha? a massa pode soltar algum pigmento que manchou?
Olá Diego obrigado pelo comentário!
A massa pode soltar o catalizador em excesso, o catalizador tem que ser na medida certa para cada quantidade de massa. Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola amigo . depois de efetuar o polimento do verniz as vezes consigo identificar a regiao que foi aplicado massa . detalhe uso massa poliester e fundo pu onde estou errando
Olá Luciano obrigado pelo comentário!
Sugerimos que participe de nosso treinamento, acesse o link e confira a agenda - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
amigo! qual grão de lixa usar para fazer um desbaste até chegar no metal e qual usar para fazer o contorno.
Olá Wilson obrigado pelo comentário!
O grão de lixa é variado, por exemplo 36, 40, 80, depende do que você vai realizar,o contorno é a mesma coisa 150,220, 320. Realize o processo de reparação no CESVI BRASIL e saiba mais - veja pelo link - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Caro amigo, parabéns pela sua matéria. Estou restaurandouma pickup marta rocha 55. Fiz todo o trabalho de funilaria e preparação das peças para pintura, com fundo pu preto (611). Gostaria de pintar de preto ou cinza, porém com acabamento FOSCO. Qual tinta devo utilizar e se é necessário a aplicação de verniz PU fosco depois.
Obrigado.
Olá Ronaldo obrigado pelo comentário!
A tinta pode ser poliéster ou P.U com fosqueante, se aplicar a tinta poliéster para ficar o acabamento fosco tem que utilizar o verniz com fosqueante para proteger a tinta. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde!
Queria saber o tempo de secagem do prime ate a aplicação da tinta, e qual o tempo de secagem da tinta ate aplicação do verniz?
Obrigado!
Olá Matias obrigado pelo comentário!
Tudo vai depender dos produtos utilizados, recomendamos sempre seguir as instruções do fabricante. Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
vou pintar as portas do lado direito do meu carro. É imprescindível que a oficina tenha cabine de pintura (estufa)? O pintor consegue fazer a tinta só no olho ou é melhor usar um scanner?Obrigado e
Parabéns !
Olá Alexandre obrigada pelo comentário!
É imprescindível uma cabine de pintura. Sobre a tinta, é importante a técnica de um colorista, recomendamos que faça um treinamento no CESVI BRASIL, consulte nossa agenda - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Qual a configuração mínima do compressor (pressão, vazão, litros ... ) para se fazer a pintura? E da pistola?
Olá Jackson obrigado pelo comentário!
A configuração do compressor tem que ser de mais ou menos de 40 a 60 libras, e na pistola em tono de 2 bar que equivale a 30 libras.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá no caso do verniz que ficou comm trincados, oque seris melhor fazer pra aplicação de um novo verniz?
Olá Wesley obrigado pelo comentário!
Nesse caso tem que remover todo o verniz e começar a preparação novamente, recomendamos que faça um treinamento no CESVI Brasil, consulte nossa agenda - http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/treinamentos
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia. Estou usando painel de secagem para secar o verniz após a repintura. Posso fazer o lixamento e polir depois que estiver totalmente seco?
Olá Alexandre obrigado pelo comentário!
Se você respeitar o procedimento de secagem do fabricante do produto, pode polir. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá! Gostaria de saber se posso substituir o wash primer por algum outro anti corrosivo, como o preto vinílico, ou alguma outra q possa me indicar? Obrigado.
Olá Rafael obrigado pelo comentário!
O preto vinilico não é aconselhável para ser substituído pelo Wash Primer, não há conhecimento de outro produto anti-corrosivo para lataria de autos melhor do que o Wash Primer. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde. Tenho uma duvida enquanto ao polimento após a pintura e repintura. Gostaria de saber sobre os prazos que devemos respeitar e outras orientações, pois em nossa oficina, temos um grande volume de retorno referente a perda de brilho. Nosso prazo em média é de 2 dias secando ao sol, isto depois de sair da cabine de secagem. Gostaria também de saber se há relação com a umidade no sistema de ar comprimido, pois não temos um secador na rede, e se existem outros defeitos causado pela umidade na pintura feita a base de solventes. A gama de informações sobre nosso ramo profissional é muito restrita na internet, muitas informações incertas, então gostaria de tirar estas duvidas com vocês. Muito obrigado.
Olá Guilherme obrigado pelo comentário!
O prazo de cura do verniz é de 72 h. No caso de perda de brilho podem ser alguns fatores como, muita diluição do verniz, catalizador não apropriado, tinta aplicada em excesso, cura do produto, produto de má qualidade, thinner e catalisadores inadequados ou incompatíveis com o produto usado, lixamento feito com lixa muito grossa para fazer polimento, tempo de secagem inadequado para o lixamento.
Pode ser ainda, influência do clima (Dióxido de enxofre / Óxido de Nitrogênio) em combinação com a umidade.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá boa noite estou começando agora ramo de pintura automotiva tenho dúvidas como diluir corretamente o verniz poderia me dar resposta
Olá Adriano obrigado pelo comentário!
Nos produtos de pintura normalmente na lata temos o pictograma, mas consulte o fabricante pois ele indicará o modo correto de utilizá-lo. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
obrigado valeu nota 10
Olá Cláudio obrigado pelo elogio e comentário!
Conte conosco!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola.entre as demaos de verniz e necessario lixar?
Olá Claudemir obrigado pelo comentário!
Não é necessário, mas você deve seguir o que o fabricante do produto recomendar. Normalmente os intervalos são a cada 10 minutos. Boa sorte.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde.
Primeiramente gostaria de saber se o processo de pintura a base d'água pode ser feito com os mesmos equipamentos usados no processo de pintura a base de solvente? Obviamente seguindo a determinação de haver uma troca de ar mais intensa para promover a secagem da tinta.
Outra recomendação, qual a melhor massa de polimento para remoção de sujidade sobre a película de verniz, tendo em vista que utilizarei no processo uma boina de espuma e não de lã.
Obrigado.
Olá Jacson obrigado pelo comentário!
Para aplicação de tinta à base de água são necessárias algumas mudanças de equipamentos, por exemplo, a pistola de pintura deve ter a parte interna em aço inox a fim de evitar a corrosão.
A cabine de pintura deve ter uma troca de ar maior por volta de 24.000 cúbicos de ar por hora, enquanto para tinta à base de solvente é de aproximadamente 12.000 cúbicos de ar por hora.
Caso não tenha a cabine adequada é possível fazer a evaporação da água com o auxílio do venture, para ajudar na evaporação da água.
Quanto ao polimento, não é a massa que remove as sujeiras e sim o lixamento com uma lixa adequada de acordo com a quantidade e tamanho das sujeiras, a massa de polimento deve ser utilizada para dar brilho e acabamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Ola eu queria saber seu posso aplicar o verniz depois de um dia do carro ja estar pintado
Olá Alessandro obrigado pelo comentário!
Não é recomendado pelo fato da tinta estar muito seca e por isso não terá aderência adequada para o verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa noite!!
gostaria de saber qal produto usar para fazer o acabamento nas emendas do carro pois akela massa que cobre trincou e esta entrando agua por ela
Olá Andre obrigado pelo comentário!
Não conseguimos compreender a situação para orientá-lo, por favor, refaça a sua pergunta, assim poderemos dar um retorno adequado para o que precisa.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa noite.. Gostaria de saber qual a forma correta de secar o verniz pu, pois eu catalizo corretamente e mesmo assim apos 2 dias vc consegue marcar o verniz com a unha...agradeço se voces puderem me ajudar ...
Olá Alisson obrigado pelo comentário!
Primeiro você deve verificar a qualidade dos produtos, depois se as catálises e diluição estão corretas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia, descobri vcs agora adorei a atenção que deram a todas as perguntas!
Mandei pintar meu vectra 2002 prata e ainda não foi feito polimento mas estou vendo as sombras das mesmas manchas que estavam e tem uns cinco de sujeira no porta malas, e alguns cantos com falta de tinta é vdd que vai ficar td certo após o polimento e cristalização? Ou deve ser pintada as partes de novo? Porque paguei para recuperar e pintar as portas e não foram pintadas inteiras. Estou muito insatisfeita com o que estou vendo! Me responda o que é o certo.
Olá Edna obrigado pelo comentário!
Neste caso em que há falta de tinta ou manchas, devem ser pintados novamente, onde houver sujeiras e ainda, é possível lixar e polir.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE TIRO MEU CHAPÉU PARA O CLUBE DAS OFICINAS, ESSA É A PRIMEIRA VEZ QUE ACESSO SUA PAGINA E ME SURPREENDI COM A QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES DETALHADAS DOS PROCESSOS, PROVANDO QUE O CONHECIMENTO RESTRITO É ALGO QUE FICARA NO PASSADO E A INFORMAÇÃO E TROCA DE IDEIAS GARANTEM MAIS QUALIDADE NA MÃO DE OBRA NO MERCADO, PRINCIPALMENTE PARA OS PINTORES DE CIDADE PEQUENAS E RURAIS AOS QUAIS NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER CURSO PROFISSIONALIZANTES NAS METROPOLIS.
Olá George obrigado pelo comentário e elogio!
Além do Clube, temos outros canais de informação automotiva que muito podem ajudá-lo, confira a nossa página no Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e tenha acesso aos vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá pessoal, parabéns pela iniciativa. Eu queria tirar apenas uma dúvida. Eu apliquei o primer PU no retrovisor do meu carro e fiou todo áspero, como se estivesse com poeira. Isto é normal? Devo lixar agora? Caso positivo qual o melhor procedimento e lixas? Após lixamento deve-se aplicar outra mão de primer?
Desde já agradeço.
Olá Cleiton obrigado pelo comentário!
O procedimento é o seguinte: primeiro lixe a peça, em seguida aplique a seladora para dar aderência aos demais produtos, depois aplique o primer poliuretano com flexibilizador, após a secagem é necessário fazer o lixamento com lixa de grão 320 e 600, em seguida aplicar a tinta e o verniz de acabamento.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
parabens pelas instruçoes, que esclarecem muito as nossas ideias de como proceder em nosso trabalho,voces precisavam quem sabe ter uma filial da cesvi aqui no vale do paraiba,pois na nossa regiao de taubate e sao jose dos campos faltam instrutores proficionais como voces .parabens obrigado pelas intruçoes !!!
Olá Magalhães obrigado pelo comentário e elogio!
Trabalhamos constantemente em benefício do setor automotivo e segurança viária.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá rapaz que dicas MARAVILHOSAS vocês estão nos dando,não sou profissional pinto por robe e faço algumas pinturas em aerografia o procedimento é o mesmo e ainda mais detalhado pois mesmo eu comprando tintas prontas para uso ainda tenho que diluir mais um pouco e é o seguinte vejo alguns videos americanos eles usarem ma tinta a base d'água chamada WICKED COLORS da createx ,eu gostaria de saber de vocês se vocês tem alguma informação a respeito desse produto?e pode ser aplicado em vários tipos de materiais como metal,madeira,plástico,lona ,papel,algodão eu comprei um quite mas é um material caro tem que ser importado e aqui não tem distribuidor o material é bom otima cobertura mas é muito dificil encontrar tem alguma dica nesse sentido?
Olá Alessandro obrigado pelo elogio e comentário!
Recomendamos que você procure as informações técnicas sobre o produto com o fornecedor / distribuidor.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite, otimas dicas, nao sou profissional, mas apos ver varios videos e dicas sobre repintura criei coragem e estou fazendo alguns retoques no meu carro, pintei e envernizei o capo, apos dois dias fui polir, lixei com lixa 1500 e utilizei massa para polir n2 e depois um composto menos abrasivo para dar o acabemento final, primeiro com boina branca e depois a boina amarela, o problema e que nao estou conseguindo tirar os riscos, a peca esta com brilho, mas olhando sobre a luz ve-se pequenas riscos que nao consigo eliminar, oque pode estar errado?, obrigado e um abraco.
Olá Fernando obrigado pelo comentário!
O lixamento, a massa e boinas para polimento estão corretos, o que pode ter acontecido é que os riscos tenham ficado na preparação abaixo do verniz, desta forma, não vai sair no polimento mesmo. O certo é pintar novamente utilizando as lixas corretas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa noite,
que aula nao vejo a hora de poder fazer o curso de repintura com voces mas por hora jaesta bom demais vamos com calma devagar estou assimilando muita coisa.
vejo sempre os videos agora estava lendo as duvidas e as respostas muito bom
grato
Olá Francisco obrigado pelo comentário!
Veja nossa agenda de treinamentos pelo link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos além disso, você também pode receber novidades do CESVI BRASIL por meio da nossa página no Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e ter acesso aos vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá. ...tenho umas dúvidas muito cruéis, me martelando e espero que vcs possam me ajudar..... Quais os tipos de verniz automotivos disponíveis no mercado, quais as diferenças entre eles e em quais tipos de tintas podem ser aplicados !!
Olá Thiago obrigado pelo comentário!
Temos verniz com baixa, média e alta tecnologia, o recomendado é que trabalhe sempre com alta tecnologia, isto dará maior durabilidade e qualidade final ao trabalho. Podem ser utilizados em tintas com acabamentos em poliéster que não têm brilho e por isso necessitam do verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
quero pintar um vectra 97 tenho que tirar toda pintura antiga ou poso so lixar e pintar
Olá Claudio obrigado pelo comentário!
Se a pintura anterior não estiver com trincas ou arrepiados, por exemplo, você pode lixar e preparar para fazer a pintura sem remover a pintura antiga.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa noite! Primeiramente gostaria de agradecer, em segundo lugar, se possível, tirar dúvidas... A primeira, sobre o verniz, não entendi o que quis dizer com "a primeira demão deve ser semi-úmida". A segunda dúvida é que segui todos os passos, mas ficou bastante pulverizado no resultado final (não ficou lisa e está um pouco fosca). Tentei lixar um pouco mais o verniz, mas começou a atingir a camada de tinta, ou seja, acho que tem algo errado na aplicação do verniz... O que posso fazer para melhorar? Obrigado!
Olá Christiano obrigado pelo comentário!
No processo de pintura é recomendado aplicar duas camadas de verniz: uma semi úmida que é a passada sem carregar demais e nem muito empoeirada. Após um tempo de aproximadamente 15 minutos, aplicar a segunda passada bem carregada para dar o acabamento final.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Excelente o canal de informações, aproveito para saber se como nos passar maiores informação sobre Revitalização de peças Plasticas Automotiva.
Olá Gildevan obrigado pelo elogio e comentário!
Você também pode receber novidades do CESVI BRASIL por meio da nossa página no Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e ter acesso aos vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
como faço para saber a cor que o fabricante usou
Olá Anderson obrigado pelo comentário!
Esta informação pode ser encontrada por meio de uma etiqueta da cor que alguns modelos de veículos têm. Ou ainda, pelo código das cores e isso dependerá da marca do veículo, pois costuma estar em locais diferentes.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia!
Poderia me informar se logo após a pintura POLIESTER é necessário realizar o lixamento para retirar algumas pequenos ciscos ou posso aplicar o verniz?
Olá Antonio obrigado pelo comentário!
O recomendado é que a pintura seja feita dentro da cabine própria com pressão positiva para evitar que caia sujeira, se isso acontecer, espere secar por mais ou menos uns 20 minutos e passe uma lixa 800 para tirar as pequenas sujeiras, e em seguida aplique mais uma camada de tinta e dê o acabamento com verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá,
Estou reformando uma Brasilia e pretendo pintar inteira, percebo que já foi repintada em alguns pontos. preciso retirar toda a tinta? a lata possui tamtem lata exposta devido trabalhos de soldas.
Olá Paulo obrigado pelo comentário!
Os veículos mais antigos eram pintados com tinta com uma qualidade inferior aos processos de pintura de hoje, por isso para ter uma qualidade melhor e obter resistência, inicie o processo da chapa sim.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola,gostaria muito que me respondessem,sou pintor,e agora estou tendo problema com a tinta prata,embaixo do verniz,depois de polido,fica visivel o granulado da tinta,onde estou errando?qual a pressao adequada,e distancia da pistola especificamente pra cor prata.obrigado.
Olá Gelson obrigado pelo comentário!
Primeiro passo é verificar se a diluição da tinta está dentro das especificações do fabricante, em seguida podemos falar sobre o tipo de pistola que está sendo utilizada, deve ser utilizada uma pistola HVLP com bico de vazão 1.4 a uma pressão de 2 bar ou 29 PSI e distância de aproximadamente 20 cm.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
boa noite gostaria de saber que marca e modelo dessa pistola
Olá Ricardo obrigado pelo comentário!
O CESVI não pode indicar marcas de equipamentos e produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola com qual material posso cobrir furos na lataria??
Olá Luisa obrigado pelo comentário!
Primeiramente é necessário identificar que tipos de furos você quer tampar, se for apenas furos de alguns danos por exemplo, é recomendado preencher os furos com solda mig mag.
Mas se for furos provenientes de corrosão, é necessário remover a parte corroída e colocar uma outra chapa e soldar com solda miga mag, em seguida dar os acabamentos necessários para pintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Ola boa Noite
Gostaria de saber onde posso fazer um curso de funilaria e pintura, pq adoro esse tipo de trabalho.
E se vcs podem me indicar algum. Moro em SP Zona oeste.
Obrigado
Olá Ricardo obrigado pelo comentário!
O CESVI oferece os cursos de funilaria e pintura, veja no link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos temos programado no próximo dia 14, o curso Prático em Funilaria e Técnicas de Preparação e Pintura acontecerá no dia 21/09. Entre em contato e não perca esta oportunidade! O CESVI também está localizado na zona Oeste de São Paulo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Gostaria de dar um banho no meu carro um Golf Glx 96 azul gostaria que fosse usado o verniz de otima qualidade ppg 880! Prq dar o brilho esperado mas depois de ver a materia vi que tem muito mais pra aprender sobre pintura e repintura, alias gostaria de saber de uma oficina que tenha uma estrutura de estufa aqui em Distrio Federal.
Olá Ricardo obrigado pelo comentário!
O ideal é orçar em oficinas do Distrito Federal e verificar se tem Cabine de Pintura com pressão positiva, que ajuda a diminuir a sujeira na pintura.
É bom verificar também a qualidade do material utilizado e a qualificação dos profissionais.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
fiz uma pintura em um fox prata e apliquei verniz ficou lindo ,ai fixei para polir e poili e ficou brilhando ,depois quando lavei o carro a pintura ficou meia embaçada e esbranquissenta ,porque ficou assim me responda o que fazer grato .
Olá Alexandre obrigado pelo comentário!
O processo de secagem está relacionada diretamente à qualidade do produto utilizado. Após a aplicação do verniz, é necessário aguardar pelo menos 08 horas antes de lixar e polir, isso depende de algumas condições, por exemplo, se a catálise do verniz foi feito de forma correta de acordo com as recomendações do fabricante, o intervalo entre as passadas do verniz, entre outros.
Neste caso, você pode tentar polir novamente para verificar se o brilho volta, se não voltar é necessário repintar.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
o polimento ele deve ser feito depois que se aplica o verniz ou antes ?
Olá Antonio obrigado pelo comentário!
Lixas para polimento são lixas muito finas (1200, 1500, 2000 ou 2500), que têm a função de remover riscos mais fundos (riscos que não furaram o verniz e se atingiu a tinta, entra no processo convencional: pintura), remover a camada desbotada da tinta e nivelar a superfície.
Aplique uma pequena quantidade de Massa de Polir Nº 2, na lataria seca e fria e esfregue o algodão em movimentos circulares. Faça este processo por partes de 50×50 cm ou até menores.
Quando notar que o brilho começou a surgir e a massa branca sumir, utilize um algodão limpo para limpar a superfície.
Obs.: Se ainda ficar riscos de lixas ou se o brilho ainda não for o desejado, repita o processo e boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Bom dia. Li alguns comentários que me ajudou muito
Olá Rone obrigado pelo comentário!
Que bom saber que os conteúdos postados aqui te ajudaram! Continue conosco, no seu Clube das Oficinas.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Gostaria que vcs me mandassem todo o procedimento. Abraços. Arlei
Olá Arlei obrigado pelo comentário!
Além do Clube das Oficinas, temos um canal no YouTube com outros procedimentos de reparação automotiva. Acesse - https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
ola....sou colorista em curitiba, e trabalho ha varios anos no ramo de repintura.E bom encontrar ideias serias e profissionais como essas. Quando tiver minhas duvidas, sei onde recorrer...
Olá Monalisa obrigado pelo comentário e elogio! Aproveite os conteúdos, no seu Clube das Oficinas. Ah também temos um canal no Facebook https://www.facebook.com/cesvibrasil - e canal no YouTube https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL e ainda, o Twitter https://twitter.com/CESVIBRASIL
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
BOM DIA !! POR GENTILEZA, GOSTARIA DE RECEBER UM VIDEO OU ALGO PARECIDO DESTE PASSO A PASSO, ASSIM PODERIA ATUALIZAR MEUS COLABORADORES. DESDE JÁ, OBRIGADO.
Olá Paulo Ramos obrigado pelo comentário!
Temos vídeos disponíveis no nosso canal do YouTube, acesse pelo link https://www.youtube.com/user/CESVIBRASIL
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Oi Pessoal,
Estou reformando um PUMA (fibra) e gostaria de dicas sobre a preparação para a pintura e a pintura propriamente dita.
Obrigado.
Olá Luiz obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Observe sempre o pictograma (informações de como deve ser utilizado o produto na própria lata)
Boa sorte!
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá, gostaria de saber qual o tipo de problema que poderia ocorrer, repintando um carro que foi repintado recentemente?
Olá Rodrigues obrigado pelo comentário!
Para efetuar o procedimento correto, siga estes passos:
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. A pintura se o processo foi feito correto não é para ter problemas na repintura.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Boa tarde!
Você poderia indicar algumas marcas boas de pistola de pintura HVLP?
Sou iniciante, mas tenho muita vontade de entrar nessa área.
Agradecido,
Victor Georges
Olá Victor obrigado pelo comentário!
Pelo link http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/produtos-e-equipamentos é possível ter acesso aos produtos e equipamentos avaliados pelo CESVI.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
tenho um santana e gostaria de lixar as laterais dele e dar um banho de tinta mais queria dar fundo primeiro para tira os defeito qual fundo vc acha melhor para usar o carro e branco pode usar um fundo a base de agua
Olá Rogério obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Finalizadas todas essas etapas, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
olá boa noite , fis tudo correto mais meu carro ficou aspero , e fosco mesmo depois do verniz , ja lixei e polir e continua fosco e manchado ,será que posso lixar e repintar ?
Olá Erivado obrigado pelo comentário!
1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer.
5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
Finalizadas todas essas etapas, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
amigo eu trabalho em uma concessionaria e usamos tinta a base dagua nao temos gabine de pintura e sim uma sala nao posso molhar ela antes de pintar o que posso fazer para nao cair sujeira
Olá Cledir obrigado pelo comentário!
Sem uma cabine apropriada, não tem como prevenir a deposição das partículas de sujeira presentes no ar no momento da aplicação das camadas de pintura. O correto é adquirir uma cabine, evitando assim o retrabalho e outros problemas decorrentes desse processo.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Não sei se ja publicaram algo em relação quando se usa removedor , os cuidados no preparo para pintura .Estou precisando de uma ajuda, preciso descobrir a cor original de um carro onde tenho a placa na carroceria com um numero mas não consegui identificar. Voces poderiam me ajudar; veiculo Itamaraty 1967 cor e estofamento codigo 1085 - 645. Desde ja obrigado
Olá Jorge obrigado pelo comentário!
Quem poderá lhe ajudar na identificação da cor de seu veículo é qualquer fabricante de tinta (PPG, Lazzuril, sikkens, etc..).
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
olá trabalho numa loja de tintas automotivas ,comecei recentemente .Gostaria que voces do clube das oficinas me ajudassem colocando detalhadamente todo o processo de repintura de um carro.EXEMPLO;que lixas vou precisar,produtoe etc.
se puderem me ajudar vou ficar agradecida.
Olá Bruna obrigado pelo comentário!
Agradecemos pela sugestão do tema, faremos uma publicação sobre esse assunto no clube das oficinas. A descrição de todo o processo dependerá do estado do veículo e do tipo de reparação necessária, além dos materiais utilizados. Existem treinamentos específicos para a demonstração destes processos em detalhes. O CESVI dá treinamentos de pintura, acesse o link e fique atenta às novidades: http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/busca-treinamentos.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
como proceder quando a pintura arrepia como se foce estria
Olá André obrigado pelo comentário!
O correto é realizar a remoção das camadas de pintura para nova aplicação. Caso durante a remoção a chapa fique exposta, aplique o wash primer, primer, base e verniz, todos compatíveis entre eles, respeitando as recomendações do fabricante quanto ao intervalo de aplicação, diluição, proporção de catalisador, entre outros. A pintura arrepiada ocorre nos casos de incompatibilidade de materiais utilizados.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Olá, quero repintar o capo do carro, posso lixar a tinta que está nele, depois aplicar a tinta e o verniz?
Olá Daniel obrigado pelo comentário!
O processo de repintura necessitará da remoção do verniz e da base e caso fique alguma área exposta na chapa, será preciso aplicar wash primer, primer, base e verniz.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Qual o objetivo do verniz
Olá Giomar obrigado pelo seu comentário!
O Verniz serve para criar uma película, uma espécie de camada, ele faz parte da pintura, leva o nome de bicamada = tinta + verniz. Primeiro deve-se aplicar a tinta e depois o verniz.
O verniz automotivo está disponível em várias marcas no mercado. Existem tipos específicos de verniz adequados para cada pintura. Caso contrário, a cor do automóvel poderá ser prejudicada.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.