Sabia que “efeito pandeiro” não é um recurso de uma banda de pagode, e sim um termo relacionado à funilaria e pintura?
Às vezes, uma confusão nos nomes pode atrapalhar um trabalho. Também vale a pena relembrar os termos, até para explicar a um perito de seguradora – caso haja necessidade. Por isso, selecionamos alguns nomes básicos do trabalho de reparação e suas respectivas explicações. Confira.
Alicates de pressão
É o instrumento utilizado para a fixação adequada das chapas no momento da soldagem, garantindo um ajuste correto e preciso devido ao tipo de união.
Compasso de varas
É a ferramenta de medição utilizada para comparar e verificar as medidas das cotas da carroceria. A utilização deste equipamento também auxilia no diagnóstico prévio de danos, pois com ele é possível verificar rapidamente se a estrutura do veículo foi afetada no impacto.
Desponteadeira
É a ferramenta que tem como finalidade remover os pontos de solda originais da carroceria no processo de substituição de peças. Seu sistema de regulagem de profundidade de desbaste permite a remoção rápida dos pontos de união, danificando apenas a peça que será substituída.
Efeito pandeiro
É o nome dado para a dilatação que pode ocorrer na chapa quando ela está sendo reparada pelo processo de repuxo.
Projetor de perfil
É a ferramenta utilizada para a verificação ou a confirmação do formato (planicidade) de superfícies reparadas, comparando curvas e ângulos de uma peça por simetria. Funciona como um modelo, pois o operador compara a forma da peça a ser reparada com a do projetor para garantir a perfeição e qualidade do serviço.
Reparação sem pintura
É o que muita gente chama de “martelinho de ouro”. Trata-se da técnica utilizada para a reparação de pequenos amassados, sem que haja a necessidade da realização do processo de repintura. Além de recuperar a chapa, com rapidez, menor custo e boa qualidade, este método mantém a originalidade da peça.
Repuxadeira
É o equipamento que tem como finalidade reparar amassados em locais de acesso nulo ou difícil, sem que haja a necessidade de desmontar acabamentos internos, fazer cortes e aquecer a chapa – ações que poderiam comprometer as propriedades mecânicas da lataria. Além de possibilitar um reparo de qualidade, o uso da repuxadeira economiza tempo.
Solapadeira
É o equipamento utilizado para formar o rebaixo (degrau) de uma chapa, de forma que seja possível a sobreposição de outra em uma substituição parcial. Essa ferramenta torna a reparação mais rápida e precisa, além de permitir um ajuste perfeito.
Soldagem por abotoadura
É o processo de soldagem MIG/MAG que consiste em abrir vários furos com uma furadeira na região da chapa e preenchê-los com solda.
Spray de zinco
É o produto, geralmente utilizado após o processo de soldagem, para proteção da chapa contra corrosão.
Muito boas as explicações sobre a funilaria!
Gostaria que vocês falasse sobre a cola de chapa . E também colocassem os preços dos equipamentos.
Olá Francisco obrigado pelo comentário!
No mercado automotivo, existem colas para ser utilizadas em junções de chapas, normalmente não indicamos o fabricante e nem o valor.
Atenciosamente,
Equipe Clube das Oficinas.
Muito bom, seria legal se tivesse uma foto junto ao topico da explicação se tornaria melhor a identificação.