DICIONÁRIO DE FUNILARIA

 

Sabia que “efeito pandeiro” não é um recurso de uma banda de pagode, e sim um termo relacionado à funilaria e pintura?

Às vezes, uma confusão nos nomes pode atrapalhar um trabalho. Também vale a pena relembrar os termos, até para explicar a um perito de seguradora – caso haja necessidade. Por isso, selecionamos alguns nomes básicos do trabalho de reparação e suas respectivas explicações. Confira.

Alicates de pressão

É o instrumento utilizado para a fixação adequada das chapas no momento da soldagem, garantindo um ajuste correto e preciso devido ao tipo de união.

Compasso de varas

É a ferramenta de medição utilizada para comparar e verificar as medidas das cotas da carroceria. A utilização deste equipamento também auxilia no diagnóstico prévio de danos, pois com ele é possível verificar rapidamente se a estrutura do veículo foi afetada no impacto.

Desponteadeira

É a ferramenta que tem como finalidade remover os pontos de solda originais da carroceria no processo de substituição de peças. Seu sistema de regulagem de profundidade de desbaste permite a remoção rápida dos pontos de união, danificando apenas a peça que será substituída.

Efeito pandeiro

É o nome dado para a dilatação que pode ocorrer na chapa quando ela está sendo reparada pelo processo de repuxo.

Projetor de perfil

É a ferramenta utilizada para a verificação ou a confirmação do formato (planicidade) de superfícies reparadas, comparando curvas e ângulos de uma peça por simetria. Funciona como um modelo, pois o operador compara a forma da peça a ser reparada com a do projetor para garantir a perfeição e qualidade do serviço.

Reparação sem pintura

É o que muita gente chama de “martelinho de ouro”. Trata-se da técnica utilizada para a reparação de pequenos amassados, sem que haja a necessidade da realização do processo de repintura. Além de recuperar a chapa, com rapidez, menor custo e boa qualidade, este método mantém a originalidade da peça.

Repuxadeira

É o equipamento que tem como finalidade reparar amassados em locais de acesso nulo ou difícil, sem que haja a necessidade de desmontar acabamentos internos, fazer cortes e aquecer a chapa – ações que poderiam comprometer as propriedades mecânicas da lataria. Além de possibilitar um reparo de qualidade, o uso da repuxadeira economiza tempo.

Solapadeira

É o equipamento utilizado para formar o rebaixo (degrau) de uma chapa, de forma que seja possível a sobreposição de outra em uma substituição parcial. Essa ferramenta torna a reparação mais rápida e precisa, além de permitir um ajuste perfeito.

Soldagem por abotoadura

É o processo de soldagem MIG/MAG que consiste em abrir vários furos com uma furadeira na região da chapa e preenchê-los com solda.

Spray de zinco

É o produto, geralmente utilizado após o processo de soldagem, para proteção da chapa contra corrosão.

4 Comentários

  1. 3 de novembro de 2015  18:46 por Francisco cunha Responder

    Gostaria que vocês falasse sobre a cola de chapa . E também colocassem os preços dos equipamentos.

    • 2 de dezembro de 2015  18:33 por O Clube Responder

      Olá Francisco obrigado pelo comentário!

      No mercado automotivo, existem colas para ser utilizadas em junções de chapas, normalmente não indicamos o fabricante e nem o valor.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  2. 25 de junho de 2014  20:22 por Radson Felicio Responder

    Muito bom, seria legal se tivesse uma foto junto ao topico da explicação se tornaria melhor a identificação.

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