GESTÃO – MANUTENÇÃO BÁSICA DA CABINE DE PINTURA

 

A conservação a manutenção da cabine de pintura são atividades essenciais para evitar retrabalho na repintura automotiva. E para a cabine estar sempre 100%, isso depende do uso de produtos e procedimentos adequados, além de alguns fatores e aspectos que merecem a sua atenção.

Confira abaixo do que nós estamos falando.

PRODUTOS DE PROTEÇÃO

Filme plástico

Para a proteção de janelas e luminárias. Exemplo: Dirt Trap Clear Protection. Precisa ser substituído a cada 250 horas de trabalho.

 

Película

Para a proteção de paredes e pisos, é uma película que captura névoas e sujeiras. Exemplo: Dirt Protetion Material. Precisa ser substituída a cada 500 horas de trabalho.

 

Líquido de mascaramento

Visa à proteção de paredes, janelas e luminárias, para evitar mau aspecto e desprendimento de sujeiras. Troque a cada 250 horas de trabalho ou mensalmente.

 

PROCEDIMENTOS E CUIDADOS

Filtro do teto

Serve para a distribuição uniforme de ar e para não causar depressão na cabine. Substitua a cada 1.000 horas de trabalho.

 

Filtro do piso

Usado para não produzir sobrepressão na cabine. Troque a cada 50 horas de trabalho. Lave e limpe mensalmente os pisos e grades. Se houver película no piso, troque a cada 600 horas de trabalho.

 

Proteção de luminárias e janelas

Inspecione a vedação e limpe a cada 250 horas de trabalho. Substitua as lâmpadas a cada 4.500 horas de trabalho.

 

Pré-filtro de entrada e saída

Faça a limpeza a cada 50 horas (sopro de ar), e troque após 700 horas de trabalho.

 

Sistema de portas

Guarnições de vedação que devem ser inspecionadas a cada 6 meses.

 

Sistema de aquecimento da cabine

Inspecione as condições da tubulação a cada 1.000 horas

 

Ajuste e regule o queimador a cada 1.000 horas também.

 

Sistema de ar comprimido

Verifique o secador de ar e faça a purga dos filtros diariamente.

 

Sistema de ar comprimido

Confira a tubulação, mangueiras e engates rápidos a cada seis meses.

 

FATORES QUE INTERFEREM NO RENDIMENTO

– Carga de trabalho da cabine

– Uso

– Ar comprimido

– Potência de circulação de ar

– Contaminação ambiental

 

ASPECTOS A CONSIDERAR

– Limpeza do veículo

– Roupas do operador

– Pureza do ar

 

Texto: João Daniel de Carvalho 

7 Comentários

  1. 4 de novembro de 2016  16:44 por Deison Almeida Araujo Responder

    Olá, tudo bem?
    Estou entrando em contato para solicitar uma orientação para a manutenção em nossa cabine de pintura. Temos uma Maestrale DDA 324 da DMC Brasil e há algum tempo notamos que seu queimador não tem funcionado, ele é acionado no painel elétrico, porém não faz a queima do óleo diesel. procurei pelo seu diagrama elétrico mas não o encontrei. Vocês podem me dar alguma sugestão, por favor?!
    Obrigado!

    • 23 de novembro de 2016  11:13 por O Clube Responder

      Olá Deison, busque as manutenções juntamente ao fabricante da cabine, tendo assim a assistência necessária.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  2. 5 de Janeiro de 2016  13:19 por Selson Responder

    Bom dia,

    Gostaria de saber sobre uma empresa responsável que faça manutenção de cabines de pintura usiitália. A cabine está sem funcionar o quimador.

    • 13 de Janeiro de 2016  13:34 por O Clube Responder

      Olá Selson obrigado pelo comentário!

      Procure um representante em sua região, não podemos indicar produtos e serviços. Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

    • 25 de Janeiro de 2017  2:22 por Luiz Schiavo Responder

      Prezado Selson, para te ajudar melhor'é importante você informar se seu queimador queima oleo diesel, GLP ou gas natural.
      Estamos no Norte do País mas podemos atender a todo Brasil. Se precisar é só chamar.

  3. 28 de Abril de 2015  3:12 por Vinicius bóz Responder

    Quanto é em media o custo de manutenção anual de uma cabine de pintura automotiva?

    • 30 de Abril de 2015  13:36 por O Clube Responder

      Olá Vinicius obrigado pelo comentário!

      O custo dependerá da quantidade de veículos que a oficina trabalha e do kit de reparo. Cada fabricante tem seu custo, e também depende da forma de trabalho dos produtivos, além do cuidado que os funcionários tem com o equipamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

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