O Clube Responde – Primer e Wash Primer

46 Comentários

  1. 26 de setembro de 2016  19:07 por Mauricio Rodrigo Responder

    Boa tarde, gostaria de saber qual o processo para repintura de partes plásticas ( CARENAGEM ) da minha moto BIZ . A pintura não esta ruím, porém um pouco queimada pelo tempo...Carenagem do farol, laterais, tampas laterais traseiras..na cor Azul marinho metálico ano 2011. Limpeza, Quais nº Lixas, Qual Fundo, Tinta, Verniz ..Polimento.??? Obrigado.

    • 23 de novembro de 2016  10:50 por O Clube Responder

      Mauricio, bom dia.

      Consulte nos processos passo a passo sobre pintura em peça plástico ou processo de repintura, deve te ajudar no seu problema.

      atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

  2. 5 de Abril de 2016  11:11 por Silas Responder

    Bom dia.
    Estou pra refazer o calafeto do paralamas do meu voyage e gostaria de saber o seguinte...
    Tem alguns pontos de ferrugem bem leves onde estava o antigo calafeto do paralamas,dai quero saber se antes de aplicar o KPO preciso aplicar wash primer,depois primer PU e em seguida fazer o KPO ou posso aplicar somente o wash e ja fazer o kpo?
    Obrigado aguardo resposta.

    • 15 de Abril de 2016  13:38 por O Clube Responder

      Olá Silas obrigado pelo comentário!

      Sim, você pode fazer o calafetamento após o wash primer sem problemas.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  3. 15 de Janeiro de 2016  21:45 por augusto Responder

    tenho um uno 98 cor prata
    algumas parter pegaram fogo ... essas partes seriam os cantos das lanternas atras em torno das lanternas uns 20 cmt a volta toda e porta do motorisa quando abre ela aquela parte de ferro que faz o contorno da borracha... queria saber o processo lixo a lataria e passo oque para a tinta nao sair? como e o nome dos produtos

    • 22 de Janeiro de 2016  16:15 por O Clube Responder

      Olá Augusto obrigado pelo comentário!

      Peças que foram danificadas pelo calor (incêndio), não recomendamos o reparo porque perdeu todas as suas características.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  4. 17 de outubro de 2015  23:26 por FRANCISCO VITALINO DE SOUSA Responder

    otimas dicas ainda bem que existe ainda pessoas para trocarem experiencias muito bom porque sou pintor de paredes mas pretendo me aperfeixoar nessa area que aho super interessante grato

    • 20 de outubro de 2015  11:04 por O Clube Responder

      Olá Francisco obrigado pelo elogio e comentário!

      Você também pode receber novidades do CESVI BRASIL por meio da nossa página no Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e ter acesso aos vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  5. 12 de outubro de 2015  3:57 por Sergio Responder

    Passando somente para parabenizar, ótimas dicas, passei para tirar uma dúvida, site muito esclarecedor e profissional. Parabéns e obrigado!

    • 13 de outubro de 2015  18:04 por O Clube Responder

      Olá Sergio obrigado pelo comentário e elogio!

      Aproveite nossos conteúdos técnicos, e também acesse os outros canais de informação automotiva por meio da nossa página no Facebook – facebook.com/Cesvibrasil , Twitter – twitter.com/Cesvibrasil e ter acesso aos vídeos pelo nosso canal no YouTube – youtube.com/user/CESVIBRASIL.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  6. 7 de outubro de 2015  2:25 por sidney Responder

    Olá pessoal, estou restaurando uma ford f100 1975 e tive que trocar toda a chaparia de assoalho, pé de coluna, emfim toda a parte de baixo dela e com isto fiz muita solda, gostaria de saber qual a melhor forma de dar acabamento nessas soldas devo usar o KPO, massa poliéster ou bate pedra, sendo que gostaria de dar um acabamento que não fique aparecendo os lugares onde soldei.
    que produto devo usar? Obrigado

    • 23 de outubro de 2015  13:51 por O Clube Responder

      Olá Sidney obrigado pelo comentário!

      Importante realizar o desbaste da solda, porque quanto melhor o acabamento, melhor será o resultado visual para aplicar os produtos que mencionou. Boa sorte!

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  7. 29 de setembro de 2015  11:10 por Claudio Responder

    Bom dia!

    gostaria de saber qual o processo de tintas que tenho que usar, meu para-lama esta no ferro, até a o verniz qual o processo!?

    grato.

    • 23 de outubro de 2015  17:48 por O Clube Responder

      Olá Cláudio obrigado pelo comentário!

      É necessário fazer o lixamento para tirar a corrosão, depois aplicar o wash primer para proteger a chapa contra corrosão e dar maior aderência nos demais acabamentos, em seguida aplicar a tinta e o verniz de acabamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  8. 26 de agosto de 2015  23:46 por marcelo Responder

    Olá.comecei usar o primer pu a pouco tempo,está acontecendo que depois de bem lixado o primer fica todo com furinhos de porosidade,qual o motivo?Aplicar sem intervalos nas demãos?

    • 1 de setembro de 2015  17:32 por O Clube Responder

      Olá Marcelo obrigado pelo comentário!

      Pode ser a distância de aplicação, a catálise do produto, painel de aquecimento, entre outros problemas, é difícil diagnosticar,
      siga as informações do fabricante do produto que normalmente estão no lado externo do produto.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  9. 19 de agosto de 2015  8:08 por Eduardo Responder

    Olá, tenho uma pequena oficina em minha casa,e nos ultimos meses meus clientes voltam devido aparecimento de marcas de lixamento sob a pintura. Utilizo todas as tecnicas recomendadas de granulaçao de lixas e respeito o intervalo de maos de primer. Pode ser defeito do primer ? Pois a pintura sai adequada, e depois de alguns dias, a impressao é de que o primer "desceu", "evaporou", aparecendo riscos de lixas manual e até mesmo as marcas circulares de hookit. Solicito vossa experiência para me auxilar.
    Obrigado!

    • 21 de agosto de 2015  19:19 por O Clube Responder

      Olá Eduardo obrigado pelo comentário!

      Neste caso, pode ser o primer com uma diluição com excesso de diluente, onde o diluente pode afetar as pinturas de baixo, por isso que ele murcha.
      Quanto ao aparecimento de riscos de lixas pode ser pelo processo de lixar a massa poliéster com a lixa de grão 80, por exemplo.
      Também pode estar relacionado à qualidade do produto que você está utilizando, sendo assim, recomendamos que consulte o seu fornecedor.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  10. 16 de julho de 2015  0:23 por maub Responder

    pintei um tanque de moto com esmalte sintetico automotivo lazurill, gostaria de saber se eu posso aplicar um polimento.

    • 31 de julho de 2015  15:00 por O Clube Responder

      Olá Maub obrigado pelo comentário!

      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos. Seria melhor aplicar a Tinta poliéster e o verniz, está e a melhor pratica do mercado. Mas pode fazer o polimento sim basta obedecer o tempo de secagem que o fabricante recomenda.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  11. 28 de junho de 2015  4:42 por Igor Responder

    Boa noite, estou começando na área de pintura automotiva , peguei um carro com a pintura toda queimada! Devo deixa-lo todo na chapa nua? E passar wash primer no veiculo interio?
    Obrigado

    • 6 de julho de 2015  20:29 por O Clube Responder

      Olá Igor obrigado pelo comentário!

      Siga as orientações:
      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento.
      3 – Remova os riscos da lixa anterior, com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface), isso auxilia a aderência do primer PU.
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo.
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão.
      Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
      • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou.
      Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes das aplicações dos produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  12. 24 de Maio de 2015  22:07 por clayton Responder

    Ola pessoal. Estou pintando o teto do carro Gostaria de saber de pois de ter passado o fundo p.u e agora tenho que lixar a seco ou com agua. E tenho que lixar até que ponto. E devo passar a lixa 320 d pois a 400 e por ultimo a 600 e depois pintar????

    • 2 de junho de 2015  17:42 por O Clube Responder

      Olá Clayton obrigado pelo comentário!

      O CESVI recomenda que o lixamento seja feito todo a seco, dependendo da espessura do primer você deve começar o processo com uma lixa 320 até o acabamento ficar todo uniforme, em seguida lixar com uma lixa 400 para remover os riscos deixados pelo lixamento anterior e finalize com uma lixa 600.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  13. 23 de Abril de 2015  16:13 por Bruno Carneiro Responder

    Olá, boa tarde.
    Vou fazer alguns reparos no meu carro, e gostaria de saber qual o tempo de intervalo para a aplicação do primer após a aplicação do wash primer? Ou se tem um tempo minímo e máximo para aplicação do primer.

    • 30 de Abril de 2015  13:28 por O Clube Responder

      Olá Bruno obrigado pelo comentário!

      Na aplicação do wash primer é somente uma leve camada, nada em excesso, pode aplicar na sequencia o primer. Não há tempo de intervalo definido.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  14. 22 de Abril de 2015  19:37 por GILSON DE OLIVEIRA Responder

    Olá, tenho uma duvida, estou restaurando um fiat 147, e vou passar um removedor de tinta pra deixar somente na lata, qual o procedimento que devo fazer para proteger a chapa nua contra a corrosão?
    desde já muito grato

    • 30 de Abril de 2015  13:25 por O Clube Responder

      Olá Gilson obrigado pelo comentário!

      Você deve limpar bem a peça com desengraxante e aplicar wash primer, ele tem a dubla função de proteger a peça contra corrosão e promover a aderência do primer.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  15. 14 de Abril de 2015  14:25 por Diego Rocha Responder

    Olá,
    Fiz a aplicação de massa plástica, lixei e na hora da pintura a tinta não quis pegar, tenho que passar outro produto por cima da massa plástica? O que posso fazer?
    A tinta que estou usando é em spray de fácil fixação.

    • 23 de Abril de 2015  12:35 por O Clube Responder

      Olá Diego obrigado pelo comentário!

      Siga essas orientações:
      1 – Desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante;
      2 – Aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento;
      3 – Remova os riscos da lixa anterior com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface;
      4 – Lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer;
      5 – Mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão. Aplique duas demãos, no máximo;
      6 – Aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
      • Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo. • O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa;
      7 – O lixamento deve ser feito com uma lixa P320. Para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400 instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface;
      8 – Lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário;
      9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou;
      Finalizados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
      Observação: Limpe a peça com desengraxante antes de aplicar os produtos.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  16. 4 de Março de 2015  17:17 por douglas gusmao silva Responder

    O primer pu e a massa poliester sao o mesmo produto ?

    E depois de passa oque se deve fazer para passa a tinta em seguida ?

    • 10 de Março de 2015  14:07 por O Clube Responder

      Olá Douglas obrigado pelo comentário!

      A massa sobre o o primer PU não é compatível, porém o inverso é possível, fazendo a aplicação da massa poliéster e depois a aplicação do primer PU. Nunca aplique massa poliéster sobre o primer PU, pois terá mapeamento na pintura.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  17. 4 de Março de 2015  16:57 por douglas gusmao silva Responder

    Vou pintar meu tanque de moto queria saber como fazer o fundo até a tinta ?

    Eu passo wash primer depois a massa polieste ai lixo e jogo a tinta ?

    • 10 de Março de 2015  14:04 por O Clube Responder

      Olá Douglas obrigado pelo comentário!

      A reparação segue a sequência de aplicação da massa sobre a chapa nua em pontos com irregularidades, lixamento da região da massa para nivelamento e posterior aplicação do wash primer sobre a massa e o restante da chapa nua aparente para depois receber o primer.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  18. 14 de Fevereiro de 2015  16:38 por Everton de Oliveira Responder

    Na Repintura de Um carro, lixei um bom pedaço da pintura, deixando na lata, depois de limpo, é bom eu passar o wash primmer antes da massa poliester?

    • 20 de Fevereiro de 2015  12:44 por O Clube Responder

      Olá Everton obrigado pelo comentário!

      O procedimento correto é aplicar a massa poliéster, lixar e depois aplicar Wash Primer sobre a massa.
      Não é recomendado aplicar massa sobre nenhum produto, isso pode causar mapeamento.

      Atenciosamente,

      Equipe Clube das Oficinas.

  19. 9 de novembro de 2014  10:52 por marcelo Responder

    Bom dia, estou tentando reformar meu opala 1979 cupê, já lixei toda lataria, alguns lugares saiu toda tinta, em outros apareceu o fundo antigo e em outros a tinta só deu uma raleada mas não saiu. Qual próximo passo. Posso aplicar primer e depois corrigir as imperfeiçoes.

    • 14 de novembro de 2014  16:41 por O Clube Responder

      Olá Marcelo, obrigado pelo comentário.

      Por ser um veículo de 1979 (35 anos), existe a possibilidade de vários reparos, sendo assim recomendamos que remova todo o material até chegar a chapa, evitando uma possível incompatibilidade de material (produto novo em contato com produtos muito antigos e de baixa qualidade fica difícil saber o comportamento da peça), por esse motivo que no caso de restauração sempre recomendamos a remoção total do fundo antigo.

      Qualquer duvida estamos à disposição.

      atenciosamente.

      Equipe O Clube das Oficinas.

  20. 31 de outubro de 2014  22:59 por Regina Pires Responder

    Quero pintar uma janela de aluminio porem tenho receio de descacar se so aplicar epoxi.
    Posso aplicar o wash-primer sob a tinta epoxi?
    Essa janela é dentro de um box de baheiro (area umida). Isso pode ser um problema?
    Qual a forma correta de fazer esse processo?
    É correto aplicar a tinta epoxi para uma janela de aluminio?

    • 3 de novembro de 2014  12:38 por O Clube Responder

      Olá Regina, obrigado pelo comentário.

      A questão se refere a processos de pintura em itens que não são automotivos, onde não conhecemos os tipos de metal e finalidades para informarmos a recomendação correta de aplicação.

      Pedimos que procure orientação técnica especifica para esse procedimento.

      Muito obrigado.

      atenciosamente,

      equipe O Clube das oficinas.

  21. 29 de junho de 2014  3:46 por Adão Batista da silva Responder

    EU VOU PINTAR O MEU CARRO QUE É DE COR AZUL ESCURO E VOU PINTAR DE PRETO, PORÉM ESTA COM A PINTURA TODA QUEIMADA. GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO SOMENTE LIXAR A PINTURA VELHA COM LIXA D'ÁGUA E PINTAR APÓS PASSAR O ANTI ENGRAXANTE OU TENHO QUE PASSAR PRIMER NO CARRO TODO ANTES DA PINTURA. QUANTAS MÃOS DE TINTA TENHO QUE DAR E QUANTAS MÃOS DE VERNIZ É O CORRETO PARA FICAR BOM. OBRIGADO.

    • 3 de julho de 2014  17:55 por O Clube Responder

      Olá, Adão. Vamos lá...

      Eu vou pintar de preto o meu carro que é de cor azul escuro, porém está com a pintura toda queimada. O que devo fazer?

      R: Primeiro, você deve verificar se o acabamento da sua pintura é poliuretano ou poliéster. Então...
      - Se for com acabamento poliuretano e a pintura estiver somente queimada, basta lixar com uma lixa 600 a seco, desengraxar, fazer o mascaramento e pintar.
      - Se for com acabamento poliéster, lixar com lixa 600 e 800 a seco. Se não remover o verniz ao ponto de chegar à tinta, basta desengraxar, fazer o mascaramento e pintar.

      Gostaria de saber se eu posso somente lixar a pintura velha com lixa d’água e pintar após passar o antiengraxante ou tenho que passar primer no carro todo antes da pintura.

      R: O desengraxante deve ser utilizado em todas as etapas de limpeza da peça.
      Se a pintura estiver muito queimada, ao ponto de aparecer o produto de baixo no momento do lixamento, é necessário aplicar o primer PU.

      Quantas demãos de tinta tenho que dar e quantas de verniz é o correto para ficar bom?

      R: As demãos de tinta que você deve aplicar é um número diretamente ligado à qualidade do produto (baixo, médio ou alto sólido).

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  22. 25 de junho de 2014  10:52 por Lucas Benzi Responder

    Bom dia!

    O pintor que contratei sugeriu o WashPrime para pintura das calhas e condutores de água de minha casa, porém tenho as seguintes dúvidas:

    - Qual o rendimento do produto por demão;
    - Quantas demãos são necessárias para a correta aplicação do produto;
    - Posso aplicar tintar (vou utilizar esmalte da Rural) diretamente ao WashPime apesar de saber que ele é um fundo fosfatizante preparatório para o fundo final;

    Atenciosamente,
    Lucas

    • 3 de julho de 2014  17:49 por O Clube Responder

      Olá, Lucas.

      - Qual o rendimento do produto por demão?
      R: Seguir recomendações do fabricante.

      - Quantas demãos são necessárias para a correta aplicação do produto?
      R: Seguir recomendações do fabricante.

      - Posso aplicar tintar (vou utilizar esmalte da Rural) diretamente ao wash-primer, apesar de saber que ele é um fundo fosfatizante preparatório para o fundo final?
      R: Após a secagem do fundo correto para esta finalidade, pode aplicar a tinta.

      Para esta finalidade, você pode utilizar o wash-primer ou um produto chamado Galviz.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

  23. 20 de junho de 2014  14:22 por albert hencki Responder

    posso aplicar massa poliester em cima de massa plastica e vice verso ; quando a chapa ta nua tenho que aplicar wash primer e depois posso aplicar primer oxido vermelho duco para depois aplicar primer p.u creio q assim dara mais proteção , caso eu esteje restaurando um veiculo; e mais depois do primer p.u aplicado uso controle de lixamento para mostrar o defeito aonde mostrar o defeito corrijo com poliester 3m gold depois posso reaplicar primer pu denovovo em toda lataria que ja foi aplicado primer p.u ou seja primer p.u em cima de primer p.u ; por favor me esclareça obrigado

    • 3 de julho de 2014  17:47 por O Clube Responder

      Olá, Albert. Vamos as suas dúvidas:

      1. Posso aplicar massa poliéster em cima de massa plástica e vice verso?
      R: Os processos recomendados para as reparações atuais devem ser feitos com massa poliéster. Os produtos não devem ser aplicados um sobre o outro, porque pode provocar desplacamento.

      2. Quando a chapa está nua, tenho que aplicar wash-primer?
      R: Sim, sempre deve ser aplicado o wash-primer sobre a chapa nua.

      3. Posso aplicar primer óxido vermelho duco para depois aplicar primer p.u.? Creio que assim dará mais proteção, caso eu esteja restaurando um veículo...
      R: Não é recomendado aplicar o primer óxido duco. (Tendo em vista que os dois produtos não são compatíveis.) Recomendamos a utilização do primer PU direto.

      4. Depois do primer p.u aplicado, uso controle de lixamento para mostrar o defeito aonde mostrar o defeito corrijo?
      R: Procedimento correto, pode ser o controle de lixamento líquido ou em pó.

      5. Onde mostrar o defeito, corrijo com poliéster 3M Gold. Depois posso reaplicar primer p.u de novo em toda a lataria que já recebeu o primer p.u, ou seja, primer p.u em cima de primer p.u?
      R: Não deve ser utilizada massa poliéster sobre nenhum produto, isso pode causar marcar na pintura. O correto para corrigir pequenas imperfeições (poros) é uma massa acrílica, e após o lixamento com lixa 400 ou 600 a seco. Em seguida, pintar.

      Abraço,

      Equipe Clube das Oficinas

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