DICA TÉCNICA | Como saber se o carro usado já foi reparado

 

Vai comprar um carro usado, mas está na dúvida se ele passou ou não por um reparo? Para identificar se o veículo já precisou de um trabalho de funilaria e pintura – o que significa que pode ter sido batido –, faça uma análise em três etapas: estrutural, tapeçaria e mecânica.

ESTRUTURAL

Comece pela parte da porta do motorista, avance para a frente e faça a abertura do capô. Analise se, nos dois lados do veículo, as larguras dos vãos do capô e dos para-choques estão iguais. Se estiverem, é sinal de que a originalidade do carro está mantida. Caso contrário, pode ser sinal de que as peças já precisaram ser removidas.

Em seguida, faça uma análise com uma lanterna, procurando identificar se há sinal de remoção de parafusos – pode haver marca de uso de ferramentas em torno dos parafusos.

TAPEÇARIA

Examinando a parte da tapeçaria do carro, procure por furos e cortes, carpetes descolados e marcas de ferramentas. Muito funileiro descuidado acaba deixando “rastros” dentro do carro de um trabalho de reparação.

MECÂNICA

Também vale a pena fazer uma breve avaliação dos freios, se o pedal possui folga ou dureza anormal. Verifique a suspensão e se os pneus estão com marcas diferentes de consumo: ou seja, se há pneus carecas de um lado só do veículo. Pode ser que o problema tenha sido apenas um pneu furado, ou um problema específico no freio. Mas também pode ser sinal de que o veículo foi mexido.

Além disso, sempre vale a pena dar uma boa volta com o carro para sentir se o câmbio está em bom funcionamento, com alguma folga ou marchas com dificuldades de serem trocadas.

Também é bom lembrar que o tempo e o lugar para essas análises são muito importantes. Quanto mais tranquilo e silencioso for o local, maior a chance de você perceber detalhes pequenos – que podem ser reveladores.

TEXTO: Jerson Francelino

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