Buscando cada vez mais aumentar o rendimento e eficiência dos veículos, as montadoras tem investido para aperfeiçoar componentes como motor, transmissão, pneus e carroceria. A suspensão, que é a responsável por aguentar o peso do veículo, absorver os impactos, suportar as manobras e manter o contato dos pneus com o solo, garantindo o conforto dos passageiros e a estabilidade do carro, também tem recebido atenção especial por parte das fábricas de automóveis, que trabalham em novas tecnologias para melhorar sua performance.
Um exemplo disso é a recém-lançada barra estabilizadora ativa desenvolvida pela Schaeffler, já adotada por marcas como Audi e BMW em modelos como o SUV SQ7 e o sedã de luxo Série 7.
Assim como as barras estabilizadoras convencionais, a da Schaeffler tem a função de controlar os movimentos da suspensão, assegurando o contato das rodas com o asfalto, de modo a garantir o controle direcional, a segurança e o conforto.
Seu diferencial está no fato de conseguir fazer isso com desempenho superior ao dos dispositivos convencionais e comparável ao dos sistemas mais sofisticados, hidráulicos ou pneumáticos, que são mais pesados e consomem mais energia no funcionamento.
Saiba mais a respeito nesta matéria da Quatro Rodas.