MECÂNICA | Ferramenta avalia condições dos amortecedores - Clube das Oficinas

MECÂNICA | Ferramenta avalia condições dos amortecedores

 

Uma nova ferramenta desenvolvida pelo CTTi – Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação –, ligado à Cia. DPaschoal, permite que os proprietários dos veículos, por meio do “barulho” dos amortecedores, consigam identificar se ele está realmente precisando ser trocado.

Foram dois anos de pesquisas e testes realizados com mais de 300 veículos para criar a ferramenta, que consiste em um microfone especial colocado no corpo do amortecedor que captura o som dos movimentos da suspensão, indicando a real condição da peça.

Batizada de “áudio shock”, a ferramenta apresenta um índice de 97% de assertividade, segundo o CTTi. Para permitir maior confiabilidade no diagnóstico dos amortecedores e a maior compreensão por parte dos leigos, as ondas sonoras podem ser visualizadas com auxílio de um aparelho celular, em um desenho parecido com um eletrocardiograma.

“Quando o consumidor reclama que o amortecedor está ‘batendo’, é comum que os mecânicos façam o diagnóstico da peça apenas com base na quilometragem do veículo ou movimentando a suspensão. Mas, isso é muito relativo, pois o desgaste dos amortecedores depende de uma série de fatores. Grande parte das pessoas não entende de mecânica e, por isso, fica em dúvida quando o mecânico orienta para a troca de uma peça. A nossa ferramenta mostra, de forma efetiva, as condições de uso dos amortecedores, municiando o cliente com informações, antes que ele decida ou não pela substituição dessas peças. Além disso, antes dos testes, o cliente pode observar um gabarito para comparar com os amortecedores em boas condições”, explica Leandro Vanni, gerente do CTTi.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.