O mercado da customização possui diversas técnicas de pintura para os mais variados tipos de projeto. Hoje falaremos de uma em particular: o flake, uma técnica bem conhecida em projetos especiais (principalmente em trabalhos Low Rider).
Mas em que consiste uma pintura flake?
São partículas brilhantes de poliéster de diversas cores aplicadas junto à base de tinta poliéster ou PU, dando a ela um efeito diferenciado.
Veja como fazer uma pintura metal flake:
Após a preparação da peça com o lixamento do primer PU, aplica-se a tinta base (poliéster ou PU).
Espera-se o tempo de secagem recomendado pelo fabricante e, logo em seguida, aplica-se o verniz flake, que nada mais é do que as partículas flake junto com o verniz PU. Geralmente, aplicam-se três demãos, mas isso pode variar de acordo com o projeto. Dependendo do efeito desejado, é possível usá-lo também como aditivo para a aplicação de resina poliéster ou resina PU.
Após essa etapa, é necessário fazer a aplicação do verniz de acabamento. A quantidade de passadas pode variar de acordo com o padrão desejável, mas em geral fica em quatro demãos, no mínimo.
Existem diferente tipos de tamanhos de flake automotivo. Os mais comuns são: pequenas (0,04”), médias (0,08”) e grandes (0,15”). Quanto maior a granulação, maior o reflexo na pintura.
Existem também pistolas desenvolvidas exclusivamente para a aplicação do flake, chamadas de Flake Buster, mas dá para se obter um resultado muito bom com pistolas HVLP e LVLP – porém o bico não deve ser menor que 1,5 mm.
Importante: não é recomendado o uso de purpurina na pintura flake, pois é um corante de origem natural. Ao aplicar junto com o verniz ou aditivo, provavelmente você terá uma reação e estará jogando fora seu precioso tempo.
Utilizando o flake junto com outras técnicas conhecidas no mundo da customização, você será um verdadeiro alquimista da área automotiva, com resultados incríveis.