Quando um veículo vai para a funilaria por causa de algum dano na chapa, as primeiras perguntas que vêm à cabeça é se o serviço vai ficar bom e se o carro vai sair da oficina com a mesma cor que sempre teve.
Para que a resposta a essas perguntas seja “sim”, isso depende da aplicação correta de técnicas de acerto da cor. Acompanhe a seguir um passo a passo para que tudo dê certo.
1) Primeiro é necessário identificar a cor original do carro de acordo com o código do fabricante.
2) Preparar uma quantidade de tinta superior a 200 ml, para facilitar o acerto de acordo com a quantidade de cada pigmento.
3) Pintar uma proveta de comparação, aplicando tinta e verniz. Em seguida, esperar secar para dar uma tonalidade perfeita.
4) Após observar a cor e identificar a diferença, é preciso conferir qual pigmento está em destaque. Essa observação deve ser feita sob a luz do Sol ou com uma luz específica para analisar a cor (Sun Gun).
5) No momento dessa análise, serão levados em conta três parâmetros para percepção da cor: tonalidade, luminosidade e saturação.
Tonalidade são as cores propriamente ditas: azul, verde, amarelo, vermelho etc.
Luminosidade é a percepção claro/escuro referente à cor analisada.
Saturação é o nível de pureza da cor.
Comece sempre pela tonalidade, sem trabalhar com os demais parâmetros.
Numa fórmula de tinta que apresente um tom mais azulado e mais escuro, por exemplo, o mais azulado é o parâmetro de tonalidade, e o mais escuro é a luminosidade. Neste momento, vamos mexer apenas na tonalidade.
6) Acrescente uma porcentagem de todos os pigmentos, menos o que está em excesso (neste caso, o pigmento azul).
Em muitos casos, mexendo apenas na tonalidade, você já consegue corrigir também a luminosidade da cor.
Esse processo deve ser repetido quantas vezes for necessário para se chegar ao acerto final.
O processo de acerto de cor não descarta o alongamento da pintura na peça vizinha. O profissional deve avaliar a necessidade.
O QUE É NECESSÁRIO PARA O TRABALHO
- Área preparada para aplicação de tinta.
- Provetas e suporte para elas.
- Pistolas de pintura com bico 1.4.
- Provetas de comparação.
- Armário de mescla.
- Bancada de apoio.
- Vasilhas para preparar os produtos.
- Coadores de tinta.
- Painel de infravermelho.
- Balança para preparar a tinta.
- Verniz com catalisador.
- Régua dosadora.
EPIS NECESSÁRIOS
- Luvas de látex para proteger as mãos dos solventes.
- Óculos de proteção para os olhos.
- Máscara com carvão ativado no momento da aplicação da tinta.