DICA TÉCNICA | Defeitos na pintura pela má aplicação da tinta

 

A forma como o profissional utiliza a pistola de pintura interfere diretamente no resultado final do trabalho. Por isso, é importante seguir as recomendações do fabricante, verificar a pressão correta de aplicação, o tipo de pistola, o bico e a agulha indicados. E é muito importante também que os profissionais sejam devidamente treinados.

Quando a aplicação da tinta é feita de forma errada, o resultado da repintura pode ter uma série de defeitos. É o que você vai ver agora.

 

ESCORRIMENTO

Se exagerar na quantidade de tinta aplicada, o produto pode escorrer.

Para solucionar: Depois da secagem do produto, lixe as áreas afetadas até o nivelamento, e aplique novamente.

 

MANCHAS

Ocorrem quando a aplicação de cores metálicas é feita a uma distância muito próxima, em velocidade muito lenta ou com pressões de aplicação incorretas. As manchas também podem ser resultado do uso indevido de solventes.

Para solucionar: Assim que a tinta estiver seca, lixe toda a superfície e aplique a tinta, cobrindo as camadas anteriores.

 

LISTRAS

Acontecem quando a tinta não está sendo pulverizada adequadamente. Nesse caso, visualiza-se uma região com maior e outra com menor quantidade de tinta, formando listras. O problema pode ser proveniente tanto da pistola de pintura quanto do operador, que pode não ter sido treinado para essa tarefa. Portanto, recomenda-se sempre testar a pistola em um papel branco antes da aplicação da tinta.

Para solucionar: Assim que a tinta estiver seca, lixe toda a superfície e aplique a tinta.

 

CASCA DE LARANJA

Ocorre principalmente quando as especificações de aplicação dos produtos estiverem incorretas: pressão, vazão de fluido, velocidade e distância de aplicação. Pode ocorrer também quando a tinta estiver com a viscosidade mais alta do que a recomendada pelo fabricante, ou quando forem usados solventes não recomendados.

Para solucionar: Se o defeito for superficial, após a tinta secar, use lixas finas e faça o polimento. Se o defeito for mais acentuado, lixe as áreas afetadas até obter uma superfície lisa e então pinte novamente. Preste atenção no aspecto original da pintura, verificando sua ondulação.

5 Comentários

  1. 19 de junho de 2017  5:28 por Douglas Souza Responder

    Ola. No caso da casca de laranja, ou se quiser uma pintura mais "lisa" eu posso aplicar a tinta e aguardar a secagem, fazer o polimento, desengraxar a peça e aplicar o verniz?

    • 21 de julho de 2017  18:55 por O Clube Responder

      Olá Douglas, obrigado pelo seu comentário.

      A base não pode ser polida, pois provocará problemas de aderência para a aplicação do verniz. A formação da casca de laranja pode ser relacionada à diluição do verniz e regulagem de pistola.

      atenciosamente;

      Equipe Clube das oficinas

  2. 7 de Janeiro de 2017  3:17 por Maurício Reis Responder

    Quase toda a cor tem mais de uma versão o que eu faço para descobrir a versão certa.

  3. 7 de Janeiro de 2017  2:51 por Maurício Reis Responder

    Para descobri a versão de tinta, o que eu devo fazer?

    • 11 de Janeiro de 2017  12:43 por O Clube Responder

      Olá Maurício, obrigado pelo comentário.

      Quando você menciona "versão" da tinta, quer dizer Pu ou base água? Acredito que o mais adequado seria consultar o manual do seu veículo para verificar qual a composição da tinta que foi aplicada.

      Atenciosamente.

      Equipe Clube das oficinas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.