PINTURA | Pasta abrasiva

 

 

A função da pasta abrasiva é reduzir o tempo utilizado para o posterior polimento da pintura, economizando material de polimento e reduzindo para zero a agressão ao verniz. Ou simplesmente para remover as contaminações na pintura, melhorando seu toque e deixando a superfície preparada para receber uma cera, sendo recomendada para o uso na remoção de contaminantes, como nevoas de tintas, vernizes e pequenos respingos de asfaltos em pintura automotivas, partes cromadas e vidros.

Como descontaminar seu carro com pasta abrasiva (argila)?

 

Antes de explicar como descontaminar, vamos explicar o que é contaminação.

Contaminação é o conjunto de partículas (overspray – poeira de tinta – , contaminação industrial, partícula de borracha de outros carros, etc.) que ficam sobre o verniz e não saem na lavagem. Esta contaminação é facilmente identificada quando a superfície começa a ficar áspera e vai perdendo o seu brilho de acordo com a sua intensidade.

Esta contaminação surge quando um veículo fica exposto ao tempo.

 

Como identificar a contaminação?

Primeiro lave o seu carro e depois o seque. Depois, utilize uma sacola plástica branca (de mercado mesmo) e coloque sua mão dentro da sacola (como se fosse uma luva). Passe lentamente sobre a superfície. Se você escutar um chiado ou sentir a superfície áspera, isto é um sinal de que ela está contaminada e será necessário utilizar a pasta abrasiva para efetuar a descontaminação.

Atualmente, em 95% dos casos é necessário descontaminar a superfície.

 

Como usar a pasta abrasiva?

  1. Pegue uma pequena parte da pasta abrasiva (de 200 g você pode fazer 4 partes) e faça dela um molde sobre 3 ou 4 dedos de sua mão (tirando o dedão).
  2. Com a superfície limpa, seca, fria e na sombra, borrife um lubrificante ou solução caseira (2 ml ou 2 gotas de xampu automotivo + 400 ml de água) sobre uma parte da superfície (faça sempre por partes de aproximadamente 50×50 cm).
  3. Após isso, utilize a pasta abrasiva com movimentos de vaivém fazendo uma leve pressão sobre a superfície.
  4. Borrife novamente o lubrificante para não secar. Se você estiver passando a pasta abrasiva e notar que começa a travar repentinamente, quer dizer que está faltando lubrificação. Caso falte lubrificante, a pasta abrasiva poderá riscar a superfície.
  5. De partes em partes, verifique a pasta abrasiva e veja a sujeira que fica presa nela. Essa sujeira é a contaminação que estava sobre o verniz do seu veículo. Dobre a pasta abrasiva, deixando essa contaminação para a parte de dentro e molde novamente a argila, utilizando-a novamente.
  6. Depois de ter feito o processo sobre a superfície, limpe-a com um pano de microfibra e veja o resultado. Caso perceba que ainda tenha contaminação, repita o processo.

 

OBSERVAÇÕES

No início a pasta abrasiva vai parecer que está se agarrando a superfície (mesmo com a superfície bem lubrificada). Isso é normal e é um indicativo que a pasta abrasiva está fazendo o seu trabalho corretamente. Você perceberá que a superfície vai ficando mais lisa, menos resistente. Sinal de que está removendo a contaminação.

 

Como guardar a pasta abrasiva

Após efetuar o processo de descontaminação, dobre a pasta abrasiva dê 2 borrifadas do lubrificante em cada lado. Agora sim ela está pronta para ser guardada no seu pote original, podendo ser usada novamente.

 

Outros usos da pasta abrasiva

A pasta abrasiva pode ser aplicada em qualquer superfície, desde que seja rígida e não porosa. Podendo assim aplicar em: pinturas, vernizes, vidros, acrílicos etc.

 

CUIDADOS

– Não deixe a pasta abrasiva cair no chão. Caso isso aconteça, jogue-a no lixo e não a utilize mais. Isso porque a contaminação que está no chão irá se prender nela e, mesmo você dobrando-a, poderá ter uma partícula de areia que poderá riscar a pintura, causando um enorme dano à pintura do seu carro.

– Pasta abrasiva pode causar microrriscos sobre a superfície, quanto mais contaminada a superfície, maior a chance de causá-los. Caso isso aconteça, utilize um polidor de média-leve abrasividade, por exemplo com um aplicador de espuma.

– Com o tempo a pasta abrasiva ficará contaminada e você verá que ela irá mudar de cor, devido a quantidade de contaminação. Quando perceber sua mudança de cor, descarte este pedaço pois esta contaminação poderá riscar a superfície.

 

Ok, removi as contaminações. Agora, o que eu faço?

Proteja a superfície. Aplique uma cera de qualidade, para que o veículo fique protegido de contaminações e preserve sempre esse veículo com o embelezamento diário ou semanal, passando sempre um pano de microfibra em sua superfície.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.