– Pneus: Verificar a calibragem dos pneus e fazer a regulagem, conforme recomendação do manual do proprietário do veículo. Os pneus e o estepe devem estar em boas condições de uso. O rodízio de pneus, uma medida de economia importante, deve ser feito a cada 10.000 km rodados, garantindo vida útil maior. Ao fazer o rodízio, é importante balancear e alinhar as rodas para evitar o desgaste prematuro dos pneus, o que também pode aumentar o consumo de combustível. Além disso, o alinhamento e o balanceamento das rodas garantem a dirigibilidade e a segurança do automóvel. Quando essa manutenção é feita, toda a parte de suspensão do veículo também é inspecionada.
– Sinalização: Verificar o funcionamento das luzes das lâmpadas das lanternas dianteiras, traseiras, de freio e ré, fazendo a substituição das que estiverem queimadas.
– Faróis:Quando estão desregulados, dificultam a visibilidade do motorista que trafega à noite e também ofuscam a visão de quem vem na direção contrária. É possível fazer um teste visual para averiguar se os faróis estão regulados: basta acendê-los e estacionar o carro em frente a uma parede a uma distância de três metros. Assim, o próprio motorista verifica se eles estão alinhados para o lado direito ou se um está mais baixo do que o outro, ou ainda se estão mais direcionados para o lado esquerdo.
– Cintos de segurança: A vida útil do cinto de segurança depende das condições em que o carro é exposto, e também do uso correto do item. O motorista deve observar periodicamente se há sinais de desgastes no cadarço e verificar se o fecho não está travando adequadamente. Ele tem que fechar e abrir corretamente. Todos os ocupantes do veículo devem estar usando o equipamento.
– Limpador de para-brisa:Para mantê-lo em bom funcionamento, a troca das palhetas deve ser feita uma vez por ano. Deixar de fazer a substituição, além de colocar em risco a segurança de motorista e passageiros, pode causar danos maiores ao carro. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada e, dependendo de seu estado, pode risque o para-brisa. Por isso, se as palhetas deixam riscos nos vidros ao ser acionadas, significa que já passou da hora de trocá-las.
– Arrefecimento:Com as altas temperaturas do verão, uma das partes do motor que merecem atenção é o sistema de arrefecimento.
– Macaco: Deve estar em perfeitas condições de uso.
– Triângulo de segurança – Deve estar em perfeitas condições de uso.
A manutenção preventiva do veículo contribui para a segurança no trânsito, gera economia de combustível e reduz a emissão de poluentes.